Seis atletas da Equipe PÉ DE VENTO, estarão representando a cidade serrana na competição mais importente de pista do pais.
Petrópolis RJ - Atletas de 18 estados e do Distrito Federal já começam a chegar ao Rio de Janeiro, para a disputa do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2009, que será realizado de quarta-feira (4) a domingo (7), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.
A competição começou no fim de semana em Bragança Paulista, com a disputa de decatlo, heptatlo e lançamento do martelo (masculino e feminino). Atletas e dirigentes da Equipe PÉ DE VENTO, ja estão confirmados para o Trofeú Brasil de Atletismo.
Confira os atletas da Equipe PÉ DE VENTO.
Cosme Ancelmo de Souza - Gilberto Silvestre Lopes - Paulo Sérgio dos Reis Carvalho - Damião Ancelmo de Souza - Gilmar Silvestre Lopes Robson Pereira Lima
Chefe da Equipe - Bbruno Alberto Bergamine Treinador Chefe - Antonio Henrique Dias Viana Treinadores - 1.Marcelo Defaveri Outros - 1.Claudio Sebastião Pereira da Cruz 2 - Henrique Herzog Viana.
É esperada uma disputa acirrada pelo título entre as duas principais equipes brasileiras: a BM&FBovespa e a REDE Atletismo. Após a primeira etapa, que marcou a inauguração da pista da REDE, a BM&F lidera em busca do oitavo título, com 116 pontos, 12 a mais que a rival, a PÉ DE VENTO também estará na disputa, com seis atletas.
No total, cerca de 700 atletas defenderão aproximadamente uma centena de clubes, na mais importante competição do calendário nacional, instituída em 1945. Os principais atletas do País competirão no Engenhão, caso da paulista Maurren Maggi, ouro olímpico no salto em distância em Pequim. Maurren competirá no Estádio pela terceira vez.
Nas duas primeiras, ela foi campeã: nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e no Grande Prêmio Rio Caixa 2009, em 17 de maio. Nesta segunda-feira, Maurren competiu no World Tour de Hengelo, na Holanda, e ficou em quarto lugar, com 6,61 m. Sua colega de equipe, a pernambucana Keila Costa, finalista olímpica, foi a segunda, com 6,65 m. As duas atletas, treinadas por Nélio Moura, defendem a REDE.
Já a BM&F terá, entre os destaques, o velocista Sandro Viana, que venceu o Meeting de Cochabamba, no sábado (30), com 20.57, e alcançou o Índice A para o Mundial de Berlim, em agosto. O atleta amazonense treina com Katsuhico Nakaya, da mesma forma que a mineira Lucimar Moura, que dois dias antes, em La Paz, fez os 100 m em 11.35, e obteve a qualificação com o Índice CBAt.
Outros clubes têm atletas de ponta inscritos no Troféu Brasil Caixa 2009, como o PINHEIROS, que tem o recordista sul-americano do triplo, o paranaense Jadel Gregório, vice-campeão mundial em Osaka 2007. A PÉ DE VENTO, outro clube que merece destaque ao tratar-se em atletas de fundo.
O ABC, do Distrito Federal, tem a fundista nascida em Minas Lucélia Peres, bronze nos 10.000 m no PAN 2007. A UNISC, do Rio Grande do Sul, tem a campeã pan-americana dos 3.000 m com obstáculos, a gaúcha Sabine Heitling.
E entre outros, a ADEBLU, de Santa Catarina, terá como destaque o local Moacir Zimmermann, na marcha de 20 km.
O Troféu Brasil é mais uma importante ocasião para os atletas buscarem os índices de qualificação para o Mundial de Berlim. O evento ainda é seletivo para o Campeonato Sul-Americano, marcado para Lima, de 19 a 21 deste mês.
O campeão e o vice-campeão de cada prova individual garantirão a vaga na seleção que irá ao Peru.
O TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO 2009 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo do Estado do Rio, Prefeitura do Rio de Janeiro, COB, Botafogo.