O tempo nublado e a temperatura amena, em torno de 20 graus, colaboraram com os atletas que lotaram logo cedo as imediações do Parque Areião, no setor Pedro Ludovico da capital goiana. A terceira etapa do Circuito CAIXA reuniu cerca de 1.550 corredores que escolheram percursos de 5 e 10 km. Os profissionais da Elite, 20 homens e 15 mulheres, fizeram uma disputa equilibrada no maior percurso.
O feminino largou primeiro e logo no segundo quilômetro a queniana Ednah Mukhwana forçou o ritmo e assumiu a ponta. Ela foi acompanhada de perto por Maria Zeferina Baldaia e as duas mantiveram as posições até a chegada. Ednah completou os 10 quilômetros em 35min08s e Baldaia chegou 23 segundos depois.
"O percurso é muito bom e gostei da corrida", resumiu a queniana que também elogiou o bom nível das adversárias brasileiras. Ednah conquistou em 2009 as duas últimas etapas do Circuito CAIXA em São Paulo e Brasília. Ela fica no país até o final de maio e no domingo estará em Belo Horizonte. Há duas semanas venceu outra prova de 10 k em Campinas e foi vice na Corrida do Trabalhador, em Brasília, no domingo passado. Ela retorna ao Brasil em agosto para participar das principais provas do segundo semestre.
Maria Zeferina Baldaia estava muito feliz com o vice-campeonato. "Quando a queniana saiu, fui atrás porque sabia que ela ia disparar. Tentei acompanhar e o objetivo, a partir daí, foi garantir o segundo lugar", afirmou a corredora de Sertãozinho, que fez sua estréia em Goiânia no Circuito CAIXA. "Só corri aqui uma vez, em 2003 ou 2004, não lembro bem", acrescentou. No domingo, ela também estará em Belo Horizonte.
A terceira colocada, Edielza Alves dos Santos, tinha motivos para estar satisfeita. Com o resultado, ela somou 26 pontos do segundo lugar (a queniana não marca pontos no Ranking) e agora é a nova líder com 127 pontos, sete à frente de Conceição de Maria Oliveira, sexta neste domingo. "Senti um pouco de cansaço porque fiz a Maratona de São Paulo no domingo e por isso corri para garantir o pódio e marcar pontos. Tudo saiu melhor do que eu esperava e agora vou para Belo Horizonte para manter a liderança", garantiu a atleta que corre por Pindamonhangaba.
Giomar volta com tudo - Mesmo admitindo estar fora de ritmo e ter treinado apenas 15 dias, Giomar Pereira da Silva fez uma prova perfeita neste domingo. Ele acompanhou o queniano Jacob Kiprotich e José Magno dos Santos Mota que abriram do pelotão no quilômetro dois. O trio seguiu junto até o nono quilômetro e, quando faltavam 600 metros para a chegada, Giomar acelerou para vencer e manter a invencibilidade em Goiânia, em 30min28s. O vice-campeão foi José Magno dos Santos, ficando o queniano em terceiro.
"Sempre me dou bem aqui e hoje não foi diferente, embora esteja um pouco fora de forma", explicou o baiano de Jacobina que estava há quase dois meses sem competir, por estar acompanhando sua irmã que está doente. "Agora vou me motivar novamente e quero correr bem em Belo Horizonte", adiantou o campeão do Ranking de 2009 e que fora apenas sétimo colocado na primeira etapa do Circuito em Ribeirão Preto.
Outro atleta do Cruzeiro também subiu ao pódio e, melhor, manteve a liderança do Ranking. Valdir Sérgio de Oliveira foi quinto colocado e manteve boa vantagem no Ranking. Soma 122 pontos, seguido por Sivaldo Santos Viana, sexto em Goiânia, com 84. José Nascimento foi sétimo e tem 79 pontos e José Magno, o vice-campeão, agora é o quarto colocado com 78. Com a vitória, Giomar subiu para quinto com 75 pontos.
"O nível da prova estava bem forte e eu senti uma dor na lombar que me acompanha desde a vitória na CAIXA em Campo Grande. A dor atrapalhou bastante e por isso o pódio ficou de bom tamanho. Agora vou conversar com meu técnico para decidir se corro em Belo Horizonte", contou o líder do Ranking.
Figuras ilustres - A prova de Goiânia comprovou o crescimento das corridas de rua com centenas de amadores fazendo uma verdadeira festa para comemorar a qualidade de vida e o Dia das Mães. Duas presenças ilustres se destacaram. O ex-prefeito de Goiania, Íris Resende, correu como faz todos os anos. Ele completou os 5 quilômetros em 32min18s (o único atleta na faixa etária acima de 70 anos) e foi acompanhado no percurso pelos seus assessores. Cercado pela imprensa na chegada, garantiu que seu objetivo é motivar outras pessoas a praticar a corrida. "Quero dar o exemplo e mostrar que esporte é saúde", afirmou.
A largada e a premiação contou com um "Herói do Atletismo", do programa da CAIXA e da CBAt. André Domingos, bronze no revezamento 4 x 100 m nos Jogos de Atlanta/1996 e prata no 4 x 100 m nos Jogos de Sydney/2000, foi o padrinho da prova.
Resultados
Masculino
1- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min28s
2- José Magno dos Santos (Unimed Campinas/Orcampi) - 30min36s
3- Jacob Kemboi Kiprotich (Quênia/Luasa) - 30min39s
4- Paulo Braz da Silva (Gran Cursos/FreeCorner) - 30min41s
5- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30min52s
Feminino
1- Ednah Mukhwana (Quênia/Luasa) - 35min08s
2- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Fermentec/Mizuno) - 35min34s
3- Edielza Alves dos Santos (Pindamonhangaba) - 35min54s
4- Vanda Carneiro Chagas (Grancursos) - 36min00s
5- Marizete Moreira dos Santos (CASO/Supercei/CAIXA) - 36min02s
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
FONTE: Divulgação