Os atletas voaram baixo neste fim de semana durante a etapa de Recife do Circuito de Corridas Caixa. O alagoano Damião Ancelmo de Souza liderou todo o percurso de dez quilômetros e baixou em 19 segundos o tempo da prova do ano passado. O atleta da equipe Pé de Vento cruzou a linha de chegada em 29min22.
Entre as mulheres, a queniana Flomena Daniel não deu chances para as brasileiras e cravou 33min01, dois minutos abaixo da disputa em 2011.
Além do percurso mais rápido, a temperatura amena e o céu nublado motivaram ainda mais os corredores no domingo (12/08). Outro recorde do Circuito em Recife foi o número de participantes: cerca de 2.500 corredores tomaram o Marco Zero da cidade para a segunda edição da etapa pernambucana.
Líder invicto - O corredor local Ubiratan José dos Santos buscava o bicampeonato na corrida em Recife e por isso decidiu marcar o queniano Paul Kimutai. No entanto, Ubiratan se esqueceu de Damião Ancelmo, que disparou na ponta da prova desde o início.
Solitário na liderança, Damião não só foi o primeiro colocado como também recebeu um bônus em dinheiro pelo recorde de 29min22.
“Não corri pelo recorde e sim para ganhar a prova. Saí logo no início e mantive meu ritmo, sem me preocupar com os demais”, conta o vencedor, que se prepara para a Meia Maratona do Rio, no dia 19 de agosto.
Com o objetivo de baixar sua melhor marca – 1h02min24, conquistada na Meia das Cataratas, em junho –, Damião disputa o Mundial de Meia Maratona, na Bulgária, em outubro.
A briga pelo segundo lugar foi entre o pernambucano Ubiratan e Giomar Pereira da Silva. Como a intenção era alcançar o queniano Kimutai, Ubiratan acelerou o passo e conseguiu o vice-campeonato. Giomar chegou logo depois e abriu vantagem na liderança do Ranking Caixa de Corredores de Rua.
Disputa acirrada entre as mulheres - Na prova feminina dos dez quilômetros, Flomena Daniel, do Quênia, correu forte para a liderança da corrida. A grande vantagem que a queniana manteve em relação às brasileiras Roselaine de Souza e Marily dos Santos fez com que elas encarassem uma disputa acirrada pelo segundo lugar.
Flomena cruzou a linha de chegada dois minutos à frente das adversárias para conquistar a terceira vitória no Circuito nesta temporada, novamente com recorde. Ela venceu também em Belo Horizonte (27/05) e baixou o tempo de Fortaleza (05/08).
Já Roselaine precisou apertar o passo para chegar apenas 11 segundos à frente de Marily. “Não dá para acompanhar a queniana, ela corre muito. Por isso procurei garantir o segundo lugar a partir do quinto quilômetro e forcei o ritmo, pois fiquei preocupada que a Marily me alcançasse”, explica a vice-campeã.
Resultados
Masculino
1- Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento) - 29:22
2- Ubiratan José dos Santos (Usina São José) - 29:32
3- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29:44
4- Paul Kimutai (Quênia/Luasa) - 30:02
5- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30:08
6- José Márcio Leão (Cruzeiro/CAIXA) - 30:16
7- William Salgado Gomes (Luasa) - 30:50
8- Eliezer de Jesus Santos (Pé de Vento) - 30:58
9- Antonio Wilson Sousa (Gran Cursos/CAIXA) - 31:38
10- Flávio Henrique Guimarães (Pé de Vento/CAIXA) - 32:29
Feminino
1- Flomena Daniel (Quênia/Luasa) - 33:01
2- Roselaine de Sousa Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 35:16
3- Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) - 35:25
4- Conceição de Maria Carvalho (Palmeiras/CAIXA) - 35:39
5- Larisse do Nascimento de Souza (ACAAT) - 36:32
6- Gisele Barros de Jesus (Appai-PMERJ) - 37:24
7- Consolata Cherotich (Quênia/Luasa) - 37:34
8- Maria de Lurdes de Souza (Usina São José) - 38:11
9- Mirela Saturnino de Andrade (AACSD/PAC) - 38:36
10- Marluce Queiroz Borges (Performance/CAIXA) - 38:51