O duelo entre Giomar Pereira e Gilmar Silvestre pela liderança do ranking brasileiro de corredores de rua é um dos destaques da oitava etapa do Circuito de Corridas CAIXA em São Paulo, neste domingo (2/10). Primeiro e segundo do ranking, respectivamente, os dois estão separados por apenas 9 pontos e podem inverter as posições na prova masculina, que conta com outros fortes fundistas. Entre eles estão Luís Paulo da Silva Antunes, vencedor da corrida em 2010, e Paulo Roberto de Almeida Paula, terceiro no ranking brasileiro de meia-maratona. Com início às 8 horas, a prova terá largada e chegada dentro do Estádio do Pacaembu e percursos de 5 e 10 km.
"O Giomar vai lutar pela liderança do ranking, o seu grande objetivo na temporada. Ele é um exemplo para os atletas mais jovens", elogia o técnico Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, de Minas Gerais. O fundista baiano, que iniciou tarde sua carreira no atletismo, aos 22 anos, é presença constante nas corridas de rua e, aos 38 anos, tem a chance de encerrar o ano como líder pela quarta vez (foi o primeiro em 2006, 2008 e 2009).
Para Gilmar Silvestre Lopes, a estreia na prova de São Paulo do Circuito CAIXA é a chance de conquistar a sua primeira vitória numa temporada marcada por bons resultados. O jovem fundista, que começou a correr entre 2005 e 2006 e tem hoje 22 anos, foi o 2º em Goiânia (15/5), 4º em Campo Grande (7/8), 3º no Recife (28/8), em Uberlândia (18/9) e em Curitiba (25/9) - nas últimas duas, com o melhor desempenho entre os brasileiros. Também tem o quarto melhor tempo entre os brasileiros nos 21 km, neste ano - 1h03min02, feito na Meia Maratona do Rio de Janeiro (21/8).
Gilmar, top five da modalidade aos 22 anos
"Geralmente os fundistas atingem o pico em torno dos 28 anos. Os três primeiros do ranking da meia maratona, Marílson Gomes, Damião Ancelmo Gomes e Paulo Roberto de Almeida Paula, são mais velhos. O Gilmar é o único com 22 anos que está no ‘top five’ da modalidade", diz o técnico Henrique Viana, da equipe Pé de Vento, ressaltando que o fundista também é o primeiro do ranking brasileiro sub-23 nos 5.000 m e o segundo nos 10.000 m, em pista, e aparece entre os dez primeiros nas duas distâncias, no ranking adulto.
O desempenho de Gilmar é resultado de um trabalho focado na Olimpíada de Londres/2012. "O Circuito CAIXA é super importante, estimula os atletas, com provas de Norte a Sul do País. Mas para quem quer terminar a temporada em primeiro lugar, o ranking como um todo é bem pesado (são 31 provas, neste ano). Claro que o intuito do Gilmar é vencer e chegar à liderança, mas nós procuramos dosar a participação dele em provas de rua, escolhendo as mais curtas, de 10 km, e as provas em pista, importantes para ajustar a técnica," explica Henrique. "A prova acaba sendo encarada como um treinamento mais forte."
Preparação para Londres/2012
A Olimpíada de Londres/2012 também é o objetivo de Paulo Roberto de Almeida Paula, do Cruzeiro, terceiro no ranking brasileiro de meia maratona e oitavo no ranking brasileiro de corredores de rua, com (82 pontos). A prova de São Paulo do Circuito CAIXA, neste domingo, servirá como preparação para a Maratona de Amsterdã, onde buscará o índice para Londres.
A corrida terá também Luís Paulo da Silva Antunes, também do clube mineiro, vencedor em 2010.
O pelotão de elite masculino será completado por Eliésio Miranda da Silva (3º do ranking, com 157 pontos), Rosivaldo Moreira (4º, 149 pontos), Sivaldo Santos Viana (5º, 135 pontos), Adelson Alves Rodrigues (6º, 107 pontos), David Andrade Mesquita (9º, 80 pontos) e Laelson da Silva Santana (10º, 70 pontos). Representando os quenianos, Hillary Kipgetich Kibet, vencedor da etapa de Curitiba, e Kiprono Kimosop estarão na disputa.
Kits de participação
Todos os participantes da prova ganharão um kit, contendo uma camiseta de tecido tecnológico e o número de peito. A entrega será feita nesta sexta-feira (30/9), das 10 às 20 horas, e no sábado (1/10), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Bourboun Shopping- Rua Turiassú, 2.100. O chip de cronometragem deve ser retirado no dia da prova, das 6 horas às 7h30, no local da largada, e devolvido após a prova.
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. Seis das 11 etapas, disputadas em nove Estados do Brasil, já foram realizadas - as próximas cidades a receber a disputa, depois de São Paulo, serão Ribeirão Preto (16/10), Porto Alegre (30/10) e Brasília (6/11). O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br