Por GLOBOESPORTE.COMBirmingham, Inglaterra
Nas seletivas britânicas para os Jogos de Londres, um etíope roubou as atenções neste sábado. Convidado pelos organizadores, o atual campeão olímpico dos 5.000m e 10.000m, Kenenisa Bekele, sobrou diante dos anfitriões, quebrou o recorde do Alexander Stadium, em Birmingham, e ainda cravou seu melhor tempo na maior distância na temporada: 27m02s59.
Kenenisa comemorou muito o resultado, já que os dois últimos anos foram mais marcadores por lesões do que por vitórias. Nesta temporada, na Diamond League, o recordista mundial não venceu nenhuma das quatro provas de 3.000 ou 5.000m que disputou. Neste fim de semana, alcançou a terceira posição no ranking mundial da temporada, apenas 0s61 mais lento que o líder da lista, Wilson Kiprop.
- Houve um pouco de vento e não tão fácil de correr por volta de 27 minutos, por isso estou feliz. Tive que ser rápido, ou alguém teria me batido. Foi muito importante terminar a prova rápido. Agora espero ser convocado para Londres. Estou cada vez mais confiante após a lesão - disse, após cumprimentar seu irmãoTariku Bekele, que chegou em segundo e bateu seu recorde pessoal com 27m03s24.
Um dos maiores rivais de Bekele em Londres, Mo Farah também esteve em ação nas seletivas, mas optou por correr apenas os 1.500m. Com muita facilidade, venceu a bateria por 3m47s50 e garantiu seu lugar na final.