|
Gilmar chega antes de Gilberto, seu irmão gêmeo (Foto: Luiz Doro / adorofoto) |
Neste domingo foi realizado a primeira etapa do Circuito Caixa, na capital de Goias em Goiânia, o destaque ficou por conta dos irmãos gêmeos Gilmar e Gilberto Lopes, igualam o recorde do percurso e vencem em grande estilo a primeira etapa. Mesmo com forte calor e com subidas e descidas os dois
atletas da Pé de Vento e estreando pelo novo patrocinador CAIXA, deram um show na cidade de Goiânia e venceram com destaque, deixando os atletas das outras equipes, e os estrangeiros presentes, os temidos africanos, para trás.
Os gêmeos Gilmar e Gilberto Silvestre Lopes, da equipe Pé de Vento (RJ), fizeram uma chegada emocionante neste domingo na prova de 10 km do Circuito de
Corridas da Caixa, em Goiânia. Gilmar venceu no sprint por apenas um metro e igualou o recorde da prova na cidade, com 29:54, que é de Giomar Pereira da Silva, marca obtida em 2009 – desta vez, Giomar terminou em 4º lugar.
No masculino, o mineiro Gilmar Silvestre Lopes teve uma grande alegria e uma tristeza quase ao mesmo tempo neste domingo. Ficou muito feliz ao vencer a etapa de abertura do Circuito Caixa, com vantagem de menos de um metro sobre o irmão gêmeo Gilberto e marcar o tempo de 29:54.
Ele deitou no asfalto, cansado, mas feliz pela vitória e também porque achava que havia batido o recorde da prova na cidade, que era de Giomar Pereira desde 2009. Quando soube que sua marca era idêntica à de Giomar, ficou muito bravo. “Não acredito que perdi o recorde por um segundo. Não é possível. É verdade?”, perguntava, sem se conformar. “Corri sem relógio, mas achei que tinha feito o recorde, mesmo sentido um pouco de cansaço nos últimos mil metros. Estou treinando para obter o índice para o Mundial de Meia Maratona. Só decidi vir para Goiânia na sexta-feira”, justificou.
Os dois jovens atletas da PDV fazem parte do trunfo da equipe para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Eles são os dois únicos atletas brasileiros a situarem no ranking nacional de rua, entre os dez melhores do Brasil com idade inferior a 30 anos.
Com apenas 22 anos tem se destacado como os melhores do Brasil.
Gilberto, atual Campeão Sul Americano de Cross Country e Gilmar o atual vice Campeão Brasileiro CAIXA de Corrida de Rua, chamaram a atenção de todos os presentes pela idade deles e o fato de serem gêmeos, confundindo o publico , no sentido de saberem quem venceu a competição.
Resultados
Masculino
1- Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) – 29:54
2- Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento Caixa) – 29:54
3- José Márcio Leão (Garanhuns/Cruzeiro) – 30:05
4- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/Caixa) – 30:12
5- Kiprotich Jacob Kemboi (Quênia/Luasa) – 30:27
6- Joseph Kachapin Aperumoi (Quênica/Luasa) – 30:29
7- Paulo Sérgio dos Reis Carvalho (Pé de Vento) – 30:39
8- João Ferreira de Lima (Cruzeiro/Caixa) – 30:57
9- Jormen Freire Nascimento (Gran Cursos/Caixa) – 31:01
10- Glênio Caetano Rodrigues (Unimed/Celer) – 31:08
Feminino
1- Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia/Luasa) – 35:40
2- Tecla Chebet (Quênia/Luasa) – 36:01
3- Roselaine de Souza (Cruzeiro/Caixa) – 36:13
4- Conceição de Maria Carvalho (FindYourSelf/Caixa) – 36:56
5- Eliane Pereira Silva (Gran Cursos/Caixa) – 37:06
6- Larisse do Nascimento de Souza (Acaat) – 37:13
7- Maria Sandra Pereira (Gran Cursos/Caixa) – 37:44
8- Maria Zeferina Baldaia (Caixa/Serquímica/Mizuno) – 37:52
9- Fernanda Raimundo Soares (Gran Cursos/Caixa) – 38:05
10- Mirela Saturnino de Andrade (Aacsd/Pac) – 38:26