CINCO PAÍS E TRÊS CONTINETES, DESTINO CERTO PARA ATLETAS E TÉCNICO DA PÉ DE VENTO
Argentina, Chile, China, Estados Unidos e Grécia, em três continentes sendo Americano, Europeu e Asiático, serão os roteiros da equipe Pé de Vento no mês de outubro.
CORRIDA INTERNACIONAL DE BUENOS ARES
Na Argentina, o competidor José Frazão, conquistou a segunda colocação nos 10km Buenos Ares ultimo domingo.
CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE MENOR
No Chile em Santiago, a equipe Pé de Vento estará representada no Campeonato Sul-Americano de Menor, com a jovem atleta Jessica Soares.
A seleção brasileira participa do 20º Campeonato Sul-Americano de de Menores, que será disputado neste sábado 9 e domingo 10, na nova pista do Estádio Nacional de Santiago do Chile. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) levou uma equipe com 69 atletas, 35 no masculino e 34 no feminino.
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4231
CAMPEONATO MUNDIAL DE MEIA MARATONA
Pé de Vento, estará na China, com três integrantes dois atletas e o técnico, são eles atletas Damião Ancelmo e Giovani dos Santo, e o treinador Dr. Henrique Viana.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou também os representantes do País no Campeonato Mundial de Meia Maratona, que será disputado no dia 16 de outubro, na cidade de Nanning, na China. O Brasil terá seis atletas na prova de 21.095 metros - três homens e três mulheres.
Damião Ancelmo de Souza, líder do ranking brasileiro de meia maratona, com 1:03.57, comporá a equipe com Giomar Pereira da Silva, tricampeão do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua e vencedor da Meia Maratona de São Paulo de 2010 e Giovani dos Santos, terceiro no ranking brasileiro de meia maratona, com 1:04.31.
No feminino, Adriana Aparecida da Silva, que dia 28 de setembro conseguiu a quinta melhor marca brasileira da história, em Berlim, com 2:32.30 Fabiana Cristine da Silva, especialista em 5.000 e 10.000 m e Sueli Pereira da Silva, uma das principais fundistas do País, foram chamadas.
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4227
DEZ MILHAS WASHINTON USA
Dois atletas da equipe Pé de Vento, José Gutembergue e Alexandro, entregarão a seleção do Exército Brasileiro que ira participar da tradicional "23ª Corrida de 10 Milhas" (23th Army Ten-Miler Run), que vai acontecer em Washington, nos Estado Unidos. A equipe de seis atletas, selecionados pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) nos últimos Jogos Marciais, sagrou-se campeã. Os atletas também obtiveram excelentes resultados individuais:
A participação do Exército Brasileiro no evento foi destaque no jornal Washington Post.
A equipe de corrida do Exército Brasileiro foi convidada para participar da 25ª edição da competição "10 Milhas do Exército dos Estados Unidos da América", realizada na cidade DE Washington, os Estados Unidos da América, no dia 24 de outubro de 2010, com largada e chegada no Pentágono e percorrendo os mais significativos monumentos da capital americana, como o memorial Lincoln e o Capitólio, entre outros.
A referida competição é a maior corrida da América e a segunda maior do mundo, contando neste ano com mais de 26000 (vinte e seis mil) corredores de vários países , com cobertura jornalística de mais de 25 (vinte e cinco) órgãos de imprensa civis e militares.
O atleta José Gutembergue venceu em 2007 de forma brilhante.
http://www.aman62.com/aconteceu19.htm
MARATONA INTERNACIONAL DA GRÉCIA
Atletas da Pé de Vento, voltarão ao berço do atletismo os felizardos José Gutembergue e Alexandro, serão nossos representante na Maratona que tem um grande significado histórico para o atletismo mundial.
Em 2010, a Maratona de Atenas será um evento à parte de outros anos. Na comemoração dos 2.500 anos da batalha de Maratona, na Grécia, a organização prepara, além da tradicional disputa, uma celebração cheia de surpresas sobre a qual os organizadores não detalham. “Tudo o que posso dizer é que será um espetáculo de luz e cor e que contará com a presença de vários ex-campeões”, conta Tota Golfinopoulou, gerente de atendimento da Maratona de Atenas.
Segundo a dirigente, em um mês o limite total de participantes, 20 mil, será alcançado.
A Maratona de Atenas será realizada no dia 31 de outubro com o percurso tradicional, o mesmo utilizado nas Olimpíadas de 2004, e competem no mesmo dia outras categorias: Caminhada (com mesmo trajeto da maratona), Corrida de 10 quilômetros (percurso final da Maratona) e Corrida de cinco quilômetros (passando pelos principais pontos turísticos de Atenas). “É o maior evento esportivo da Grécia. É uma competição aberta a todos e, inclusive, a celebração da sexta-feira e a cerimônia de abertura serão de livre acesso ao público”, informa Tota.
Serão convidados alguns atletas de elite para participar da cerimônia de comemoração, mas, de acordo com Tota, a lista ainda não foi fechada. Questionada sobre a participação de Vanderlei Cordeiro de Lima, – atleta brasileiro segurado por um irlandês durante o percurso na Olimpíada de Atenas em 2004 – ela não soube informar se ele será convidado.
Os inscritos na Maratona contarão com apoio médico antes, durante e depois da competição, além de dispor, na prova e após, de alimentação, água, refrigerante e isotônicos. Os atletas receberão um número de peito, além do chip de cronometragem e a organização se compromete a entregar um certificado de participação com os tempos de cada atleta.
O maior evento esportivo da Grécia surgiu em homenagem a Fidípides, soldado ateniense que morreu após correr 42 quilômetros para dar a notícia de que os gregos tinham vencido os persas na batalha de Maratona em 490 a.C..