A Liga de Ouro Brasil de Corridas de Rua, circuito de sete provas organizadas pela Yescom e promovidas pela Rede Globo, é a grande novidade do atletismo nacional. A iniciativa dará uma premiação especial aos atletas de elite masculinos e femininos que somarem mais pontos no ranking das competições, sem perder as bonificações normais de cada uma das corridas. Fazem parte do circuito a Meia Maratona de São Paulo, a Maratona de São Paulo, a 10K Brasil, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a Volta Internacional da Pampulha, a 10K Rio e a Corrida de São Silvestre, consideradas as principais provas de rua do país. As premiações e os critérios da Liga de Ouro serão anunciados oficialmente no dia 20 de agosto, quando está prevista a entrevista coletiva da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.
A iniciativa é um incentivo importante à participação dos melhores atletas brasileiros nas principais provas nacionais. A contagem de pontos começará em março, com a Meia Maratona de São Paulo, e terminará com a São Silvestre, no dia 31 de dezembro de 2011. Os treinadores dos atletas mais bem colocados também receberão prêmios.
"Temos as melhores corridas de rua do Brasil e nada melhor do que premiar os bons atletas que prestigiam as nossas provas", comentou Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom.
A Liga de Ouro de Corridas de Rua não é uma entidade, mas um selo de qualidade baseado em critérios oficiais e reservado às sete principais provas do país. Outras provas poderão integrar este ranking em 2011 a critério da Yescom. A premiação será feita sempre no lançamento oficial da Maratona Internacional de São Paulo, a partir de 2012.
"Este é mais um incentivo importante para os atletas", comentou o técnico Henrique Viana, da equipe Pé de Vento, de Petrópolis (RJ).
As sete provas já contam pontos para o Ranking Yescom, que fornece hospedagem, passagens aéreas e benefícios aos mais bem colocados, para o Ranking CBAt/Caixa de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom.