domingo, 13 de setembro de 2009

ATLETISMO BRASIL: Fabiana Murer supera campeã mundial e conquista a prata


A brasileira Fabiana Murer conquistou a medalha de prata no Final Mundial de Atletismo, realizada neste sábado, na Grécia.

Com a marca de 4,60m, a atleta superou a polonesa Anna Rogowska, campeã mundial, e perdeu apenas para a russa Yelena Isinbayeva (4,80). O bronze ficou com a também polonesa Monika Pyrek (4,60m).

"A Fabiana até poderia ter saltado mais na Final Mundial, mas a prata foi um bom resultado", disse o técnico Élson Miranda no encerramento da temporada. "Sentimos muito pelo resultado do Mundial de Berlim (a saltadora ficou em quinto - 4,55m), em que ela poderia ter ganho uma medalha", analisou.
Com o salto de 4,82 (recorde sul-americano) no Troféu Brasil, a brasileira termina o ano como a segunda melhor do ranking mundial. Apenas Isinbayeva, bicampeã olímpica e mundial, superou a atleta nesta temporada. "Fora o Mundial, ela se manteve estável o ano inteiro. A Fabiana vem mostrando evolução ano a ano", disse Élson Miranda.
Fabiana e seu treinador retornam ao Brasil na próxima terça-feira. A atleta ganha férias de um mês antes de iniciar o trabalho de base para a temporada de 2010. Miranda, por sua vez, já planeja como aperfeiçoar os trabalhos e deve fazer clínicas com o ucraniano Vitaly Petrov, técnico de Isinbayeva.
A saltadora russa tentou bater o recorde mundial novamente durante a competição realizada na Grécia, mas não conseguiu superar o sarrafo posicionado a 5,07m e superar a sua própria marca de 5,06m. Anna Rogowska fez apenas 4,50m em e ficou na quarta colocação.
Os oito atletas com melhor pontuação em suas provas ao longo do ano participam da Final Mundial. Além da medalha de prata de Fabiana Murer, o Brasil teve Keila Costa no penúltimo lugar do salto em distância (6,53m) e Jadel Gregório no último posto do salto triplo (15,38m).

Sem o jamaicano Usain Bolt, que participa somente dos 200m neste domingo, o norte-americano Tyson Gay, vice-campeão mundial, venceu os 100m com o tempo de 9s88, apenas dois centésimos mais rápido que o jamaicano Asafa Powell. Darvis Patton, dos Estados Unidos, ficou com o bronze (10s00).

Nenhum comentário: