Em um feito histórico, a cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta tarde de sexta a sede dos Jogos Olimpícos de 2016, derrubando Madri, Tóquio e Chicago.
Depois de ficar na manhã desta sexta-feira (2) entre as duas cidades finalistas para sediar os Jogos Olimpícos de 2016, junto com Madri, o Rio de Janeiro conseguiu o feito histórico de ser eleita a cidade-sede das próximas Olimpíadas, em anúncio feito por volta das 14h (horário de Brasilia) pelo presidente do Comitê Olimpíco Internacional, na Dinamarca.
A delegação brasileira, que contava com cabos eleitorais como o presidente Lula e Pelé, que choraram e vibraram muito com o anúncio da vitória, confirmando o favoritismo aparente da cidade nas prévias na Dinamarca. Esta é a primeira vez que uma cidade sul-americana é escolhida para sediar os Jogos Olímpicos.
O Rio de Janeiro concorria com Madri, Chicago e Tóquio, e essas duas últimas foram eliminadas na primeira rodada. Na disputa com Madri, O Rio venceu. A apresentação da candidatura brasileira teve discursos do ex-presidente da Fifa João Havelange, do comandante do COB e comitê da candidatura, Carlos Arthur Nuzman, e da velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O projeto de candidatura do Rio prevê gastos em torno de 15 bilhões de dollares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário