A 16ª Maratona Internacional de São Paulo reunirá neste domingo o número recorde de 20 mil inscritos - 25% a mais do que em 2009 -, com a participação dos melhores corredores de rua do País e convidados de alto nível do Exterior. Todos os inscritos na maior e melhor prova da distância do Brasil poderão contar com uma grande estrutura operacional que garantirá conforto e segurança para os participantes do evento.
Além dos 5 mil inscritos na prova dos 42.195 metros, a competição terá 10 mil atletas nos 10K, 3 mil nos 25K e 2 mil na caminhada de 3K - todas as provas terão largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, a partir das 8h10 (cadeirantes e handcycles).Para atender esse grande número de participantes, só o staff da organização contará com nada menos do que 1.500 pessoas, fora os 800 homens da Polícia Militar, Polícia do trânsito, Guarda Metropolitana e CET, fundamentais para este tipo de evento. Os participantes contarão com 400 mil copos de água, 20 toneladas de gelo, 420 banheiros químicos, 18 postos de percurso (com assistência médica, água e banheiro), 4 postos de percursos especiais (3 com isotônicos e 1 com carboidrato em gel) e 5 postos de controle de percurso.
Para maior segurança e controle, serão utilizadas 2.500 grades, num total de 5 mil metros de proteção nas ruas, 1.500 cones, 2.000 cavaletes, 24 km de fita zebrada e 190 faixas indicativas de trânsito.
Para evitar transtornos no início do evento, a organização sugere aos participantes que larguem nas áreas específicas de seu ritmo de corrida. Serão montadas quatro áreas de largada na avenida Jornalista Roberto Marinho: a vermelha - para os atletas que pretendem completar os percursos em menos de 3h40 (42K), 2h15 (25K) e 52min (10K); amarela - para aqueles que queiram correr entre 3h40 e 4h10 (42K), 2h05 a 2h30 (25K) e 53min a 60min (10K); verde - tempo estimado entre 4h10 e 4h40 (42K), 2h30 e 2h45 (25K) e 60min e 1h06 (10K); e branca - tempo estimado acima de 4h40 (42K), 2h45 (25K) e 1h06 (10K).
Transporte de ônibus - Assim como nos dois anos anteriores, a organização disponibilizará ônibus do Ibirapuera, local da chegada, para a largada no Brooklin. Haverá ônibus também transportando os atletas da prova de 25K, que termina na Avenida Escola Politécnica, para o Ibirapuera, onde as assessorias esportivas poderão montar suas áreas de apoio.
Outra novidade deste ano é a adequação do percurso, mais rápido e mais plano. Foram retirados alguns trechos dentro da USP e incluídos outros em ruas abertas, com a possibilidade de mais público.
Para mobilizar mais torcedores no percurso, estão sendo realizadas blitz com a distribuição de bandanas e folders relativos à maratona em alguns bares e pontos de encontro desde o dia 24. A ação prossegue até sábado. Os folders contêm informações sobre a cidade de São Paulo, sobre a maratona e sobre os pontos onde haverá atividades musicais e culturais\esportivas.
Essas atividades ocorrerão em seis pontos: Av. Juscelino Kubitschek (próximo à Marginal Pinheiros), Av. Lineu de Paula Machado, Praça Pan-Americana, Av. Professor Fonseca Rodrigues (frente ao Parque Villa-Lobos), Av. Politécnica (km 25) e Av. Juscelino Kubitschek (próxima à Av. República do Líbano).
Antes da largada, por volta das 8h30, um veículo com equipamento de som percorrerá o percurso da corrida chamando o público para assistir à corrida ao vivo. O carro de som será escoltado pelos veículos utilizados na blitz, com alguns promotores distribuindo batecos e bandanas.
Todas as provas terão largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho e a atração, logo no início da competição, é a bonita Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, um verdadeiro cartão-postal da cidade. A chegada da maratona e dos 10K será no Ibirapuera, enquanto a prova de 25K terminará na Avenida Escola Politécnica, ao lado do IPT. Já a caminhada de 3K terá a linha de chegada na própria Avenida Jornalista Roberto Marinho.
Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br
FONTE: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário