domingo, 12 de dezembro de 2010

MARÍLSON GOMES DOS SANTOS É BICAMPEÃO DA 15K SARGENTO GONZAGUINHA

 

O brasiliense Marílson Gomes dos Santos, maior corredor brasileiro da atualidade, fez bonito e levou o bicampeonato da 44ª edição da15K Sargento Gonzaguinha, realizada neste domingo, no bairro do Canindé, em São Paulo. Na Elite Feminina, Beatriz Nascimento surpreendeu as favoritas e faturou o seu primeiro título na tradicional corrida paulistana. 

A prova, com largada e chegada na Escola de Educação Física da Polícia Militar, na avenida Cruzeiro do Sul, teve início às 7h40 com a elite feminina e às 8h com a elite masculina e os demais competidores - cerca de 4 mil pessoas largaram sob sol forte (27 graus de temperatura) e 60% de umidade relativa do ar.

Marílson, do Clube BM&FBOVESPA, dominou a prova com grande tranqüilidade e cruzou a linha de chegada em 44min23s, quase dois minutos à frente do segundo colocado, Israel dos Anjos (46min09s), que venceu na categoria militares. O terceiro lugar ficou com Valdir Sérgio de Oliveira, do Cruzeiro (46min42s). "O clima quente e úmido foi o meu maior adversário neste domingo. Mesmo assim consegui me distanciar do restante do pelotão no quarto quilômetro e manter um bom ritmo até o final da prova", explicou Marílson, de 33 anos, que mora e treina em Santo André. 

Segundo ele, o resultado foi importante para saber como estava sua condição física. "Foi muito importante correr a Gonzaguinha, pois estava parado desde a Maratona de Nova York, no mês passado. Eu precisava ter uma noção de como estava minha parte física e deu pra ver que estou bem. Meu objetivo agora é ganhar a São Silvestre. Estou bem preparado e vou lutar por este objetivo. Não vou entrar para ser segundo ou terceiro. Quero ganhar", enfatizou o bicampeão da prova, em 2003 e 2005, e que também ganhou duas vezes a Maratona de Nova York (2006 e 2008),.

Israel dos Anjos, de 34 anos, atleta da escola de Educação Física da Polícia Militar, ficou surpreso com o vice-campeonato conquistado, mesmo resultado que obteve em 2009. "Eu esperava chegar bem, mas o segundo lugar me surpreendeu um pouco. Tive uma temporada complicada, com algumas lesões. Em março machuquei a panturrilha e isso me prejudicou no decorrer da temporada. Graças a Deus me recuperei e consegui fazer uma excelente Gonzaguinha", comemorou.

O terceiro colocado, Valdir de Oliveira, também estava satisfeito. "Descansei durante duas semanas e senti um pouco de falta de ritmo. Por isso, o resultado foi excelente e agora quero treinar para conseguir o pódio na São Silvestre, um verdadeiro sonho para qualquer corredor", contou o mineiro de Guanhães, o atleta mais regular da temporada - foi o campeão do Ranking Caixa/Cbat de Corredores de Rua de 2010. 

Beatriz Nascimento vence primeira Gonzaguinha - Entre as mulheres, o destaque foi a campeã Beatriz Nascimento, de 31 anos. Com o tempo de 57min30s, a paulistana superou Adriana Rosa Pereira Caetano, segundo lugar (58min04s) e Sirlene Sousa de Pinho, terceira colocada (58min55s) e uma das favoritas na prova. 

"A prova foi difícil, pois estava muito quente e com alta umidade do ar. Consegui desgarrar do pelotão no quarto quilômetro e mantive o ritmo até o final. Meu objetivo era chegar entre as cinco melhores. Estou muito feliz com este título e confiante em um bom resultado na São Silvestre", explicou Beatriz, que começou a correr aos 17 anos de idade, por incentivo de seu marido e também atleta, Fábio do Nascimento. Neste ano ela ganhou a 9K Shopping Aricanduva. Teve boa temporada em 2006, quando foi vice-campeã da Maratona de Buenos Aires, e campeã da Meia Maratona de Punta del Este e da Meia Maratona de Assunção.

Para a mineira do Cruzeiro, Adriana Rosa Pereira Caetano, de 30 anos, o segundo lugar foi além do esperado. "Estou surpresa com este resultado, já que é somente a minha segunda prova como profissional. O clima estava muito quente, mas o percurso é rápido e me senti bem durante toda a corrida. É emocionante participar de uma prova importante como esta e terminar em segundo lugar". Na sua estreia, na Volta da Pampulha, dia 5, terminou em nono lugar. 

Demais categorias Na categoria Elite Militar, Israel dos Anjos faturou o título com o tempo de 46min09s. Entre as mulheres militares, a vencedora foi Gisele Barros de Jesus, da PMERJ, com o tempo de 1h18min59seg. 

Domínio brasileiro - Nos últimos sete anos, seis brasileiros foram campeões da Gonzaguinha. A única vitória estrangeira neste período foi a do queniano Rugut Kipngetich, em 2005. 

Marilson Gomes dos Santos venceu em 2003 e 2010, Valdenor Pereira dos Santos faturou em 2004, João Ferreira Lima, o "João da Bota", levantou a taça em 2006, Luís Paulo da Silva Antunes foi bicampeão, em 2007 e 2008, e Franck Caldeira ganhou em 2009. Entre as mulheres, Sirlene Pinho faturou em 2006, a queniana Eunice Jeptoo foi a primeira em 2007, e a baiana Edielza Alves dos Santos fechou o bicampeonato em 2008 e 2009, e Adriana Rosa Pereira Caetano em 2010.

A corrida também selecionou os dez atletas melhores classificados na elite masculina e feminina para disputar a São Silvestre, corrida mais conhecida do calendário nacional, a ser realizada no último dia do ano. A última seletiva será no próximo sábado, dia 18, com a Ecorrida dos Mananciais, prova de 15 quilômetros a ser realizada em Bragança Paiulista (SP).

A tradicional prova paulista tem o nome de Sargento Gonzaguinha em função do apelido de Luiz Gonzaga Rodrigues, sargento da Polícia Militar e que foi um nome importante do atletismo nacional na década de 40. Campeão brasileiro e recordista em diversas provas de meia-distância, Gonzaguinha foi duas vezes vice-campeonato da São Silvestre.

Resultados

Masculino
1- Marílson Gomes dos Santos (BM&FBOVESPA) - 44min23seg
2- Israel dos Anjos (EEFPM) - 46min09seg
3- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 46min42seg
4- Luis Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 46min50seg
5- Rafael Santos de Novais (Pinheiros/Asics) - 47min06seg
6- José Saraiva Frazão Júnior (PMERJ) - 47min33seg
7- Gladson Alberto Silva Barbosa (Pinheiros/Asics) - 47min53seg
8- Fábio Nascimento (Timex/Saucony) - 47min58seg
9- Ivanildo Dias de Souza (Clube Esperia) - 48min01seg
10- Cláudio Ferreira (Fademp SJC) - 49min31seg

Feminino
1- Beatriz Nascimento (Timex Saucony) - 57min30seg
2- Adriana Rosa Pereira Caetano (Cruzeiro) - 58min04seg
3- Sirlene Sousa de Pinho (Pinheiros/Mizuno) - 58min55seg
4- Rosineide Flor da Silva (Projeto Jepom) - 01h00min40seg
5- Luziane Alves Ferreira (Paulo Cesar Running) - 01h06min44seg

Militar Masculino
1- Israel dos Anjos (EEFPM) - 46min09s
2- José Saraiva Frazão Júnior (PMERJ) - 47min33s
3- Walmir Santos de Andrade (PMMG) - 51min42s
4- Luiz José Ferrini da Silva (PMERJ) - 51min44s
5- Eduardo Américo Soares (Corpo de Bombeiros) - 54min06s

Feminino
1- Gisele Barros de Jesus (PMERJ) - 1h18min59seg

Deficiente auditivo masculino
1- Rinaldo Luiz de Lima (Guarda Civil) - 1h09min28seg

Deficiente mental masculino
1- Sebastião arruda (100Limites) - 1h36min53seg

Deficiente visual masculino
1- Marcos Tadeu Custódio Jr. (ONG Força no Pé) - 1h03min20seg

Deficiente membro superior feminino
1- Monica Ramos (ONG Força no Pé) - 1h35min18seg

A 44ª 15 K Sargento Gonzaguinha foi uma realização da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da PM, com organização da Yescom, promoção da Gazetaesportiva.net, supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS, apoio de Montevérgine, Café 3 Corações e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Mais informações no site www.yescom.com.br/provasargentogonzaguinha
Siga a Yescom no Twitter : www.twitter.com/yescom


Vinícius Cabral - MTB.: 47.121 / Gustavo Lara
E-mail - vinicius@zdl.com.br - gustavo@zdl.com.br Siga a ZDL no twitter - twitter.com/ZDLcomunica

Um comentário:

Apodiforme disse...

Corri a Sargento Gonzaguinha (enquanto eu ia com os retardatários, Marilson já no 4KM liderava com boa distância do pelotão da Elite), e corri esta São Silvestre. Fiquei surpreso e feliz pelas duas vitórias de Marilson nestas duas provas difíceis e importantes no calendário de São Paulo. E muito feliz pela 4a. posição do mineiro Giovani dos Santos. Eu já acompanhava esta curta carreira dele, por ser do Sul de Minas Gerais. Nasci lá também. Vejo que em Pouso Alegre, ele já é conhecido. Da Pé de Vento, conheço vários jovens atletas que participaram da "Nike Human Race 10K" em 2008. Paulo, os irmãos mineiros Gilberto e Gilmar, muito bacana o trabalho deles e de vocês da Pé de Vento. Pra nós, corredores amadores, esta turma é uma grande inspiração de vida, de batalha, de talento, humildade e vitórias. Continue escrevendo neste blog. Sempre os seguirei. Um forte abraço, Humberto Alitto.