terça-feira, 7 de junho de 2011

ATLETAS DA PÉ DE VENTO CONQUISTAM OURO E PRATA NO SUL-AMERICANO


Giovani e Damião, a dupla que virou ouro e prata na Campeonato Sul-Americano na Argentina, os competidores da equipe Pé de Vento Mep, foram destaque no cenário nacional e internacional.  
Apesar do frio de cerca de 4 graus e do vento gelado que obrigou vários atletas a levarem cobertores para o Estádio de Atletismo do Cenard, em Buenos Aires, o Brasil confirmou seu favoritismo e venceu a 47ª edição do Campeonato Sul-Americano da Argentina, encerrado anteontem. No total, a Seleção Brasileira somou 488 pontos: a equipe masculina conquistou o seu 28º título, com 238 pontos, enquanto a feminina ganhou o 29º torneio, com 250 pontos. 

Assim desde 1975 o Brasil vence de forma absoluta o mais antigo Campeonato de área da IAAF. A Colômbia ficou em segundo lugar com 292 pontos e a Argentina em terceiro, com 214,5. E a equipe de Petrópolis, Pé de Vento, contribuiu para o bom resultado brasileiro na capital portenha. Representando a Seleção Brasileira, os atletas da equipe petropolitana Pé de Vento, apoiada pelo Movimento Esportivo de Petrópolis, Giovane dos Santos e Damião Ancelmo de Souza fizeram a dobradinha no 47º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Buenos Aires, na Argentina. Giovane ganhou a medalha de ouro, nos 10 mil metros pista, completando a prova em 28’41’’, garantindo índice para o Pan-Americano de Guadalajara, no México, em agosto e vaga no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul. 

Os fundistas foram os grandes destaques do último dia. Nos 10 mil metros masculino, deu dobradinha brasileira: Giovani dos Santos, da Pé de Vento, venceu com 28min41.02, conseguindo o índice para o Pan (28min50.25), e Damião Ancelmo de Souza, seu companheiro de equipe ganhou prata, com 28min53.94. “A gente se revezou na frente, mas nas últimas voltas resolvi forçar o ritmo. Foi a melhor prova de minha vida, embora eu ainda sinta dificuldades de correr na pista. Antes só corria na rua”, comentou o mineiro de 29 anos, nascido em Natércia. Damião tem certeza de que conseguirá resultado melhor: “Estou bem treinado e pegando uma prova em condições melhores de clima, sei que vou baixar minha marca”, comemorou.
 Gilberto é terceiro
O frio de 13 graus, no início da manhã deste domingo não atrapalhou os corredores que participaram do 10K Brasil Caixa, na região do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). A prova, válida como segunda etapa da Liga de Ouro de Corridas de Rua, marcou mais um duelo dos atletas brasileiros contra os africanos. No masculino, vitória do queniano Nicholas Kimeli Keter com o tempo de 29min12s. Já no feminino, Sueli Pereira Silva acelerou no final e derrotou as favoritas africanas cravando 33min57s.
O vencedor do masculino comemorou o melhor resultado dele no País. Nicholas Kimeli Keter (Fila) completou os 10 quilômetros em 29min12s e levou o troféu de campeão para o Paraná. Morando desde abril no Brasil, o africano disse que o frio não atrapalhou em nada. Em terceiro ficou Gilmar Lopes, da equipe Pé de Vento e seguido por Giomar Pereira e Gladson Barbosa.

Convocação sai amanhã

A Confederação Brasileira de Atletismo anunciará amanhã a nova relação de atletas pré convocados para os Jogos Pan-Americanos 2011, marcados para outubro na cidade mexicana de Guadalajara. A lista será formada basicamente pelos líderes do ranking brasileiro de 2011, após a disputa do Campeonato Sul-Americano da Argentina, que terminou anteontem, em Buenos Aires, e por todos os atletas que já alcançaram os índices mínimos exigidos pela CBAt.

Nenhum comentário: