José Gutemberg Atleta Pé de vento |
A equipe Pé de Vento, estará representada na Maratona de Curitiba com o competidor José Gutembergue, que é o atual recordista da maratona, com o tempo nos 42km e 196metros, de 2h17m57s. Gutembergue é atleta da Pé de Vento e Soldado da Comissão dos Desporto Esporte, (CDE).
A inédita Maratona Caixa de Curitiba, que será realizada no dia 20 de novembro, contempla atletas de elite, iniciantes e também pessoas com mais de 60 anos.
O percurso de caminhada, previsto na distância de 5 km, tem o objetivo de incentivar a prática esportiva para todas as idades. O evento também conta com percursos de 10 km e de 42 km para os atletas que se preparam, há mais tempo para longas distâncias.
Caminhar reúne benefícios não somente para o corpo, mas para a mente, oxigena o cérebro e alimenta as células. É o que revela um estudo, com idosos, publicado por cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A pesquisa conclui que andar diariamente reduz pela metade os riscos para a saúde e para a memória das pessoas com mais de 70 anos.
Para Nei Fidelis Bichara, 63 anos, inscrito para o percurso de 42 km na Maratona Caixa de Curitiba, caminhar e correr foi o a melhor escolha que fez para viver. “Sinto que sou realmente diferente das pessoas da minha faixa etária, que não tem atividade física. É fácil identificar quem corre, além de ter um corpo saudável, são mais bem humoradas, dispostas e tem consciência da importância da qualidade de vida” conta o experiente economista, Nei Bichara.
Exemplo de determinação, saúde e equilíbrio físico e mental, Nei Bichara treina duas horas, seis vezes na semana, mas conta que não tem pretensões de obter bons resultados na prova. “corro por prazer de participar do evento, curto cada minuto da prática esportiva. Devo concluir a prova no meu ritmo de treino, em 4 horas”, explica o curitibano, Nei, que treina com professor Valter Maione, da assessoria esportiva Amaral Triathlon.
Terá a presença de um herói.
O atleta paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos grandes nomes da corrida de rua no Brasil e no Mundo, será o padrinho da Maratona Caixa de Curitiba, realizada no dia 20 de novembro de 2011 pela Latin Sports, célula de marketing esportivo do Grupo Latin, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba e chancela da Prefeitura de Curitiba.
A participação do ex-maratonista na Maratona Caixa de Curitiba é uma forma incentivar todos os participantes com a paixão pelo esporte olímpico e história de superação do atleta, obtida principalmente nas Olimpíadas de Atenas em 2004, quando estava na liderança da maratona e foi derrubado por um manifestante que invadiu a prova. Mesmo com acidente e cerca de 40 segundos de desvantagem, Vanderlei conseguiu retomar a corrida e ganhar o bronze com a medalha mais imprevisível conquistada pelo Brasil nas Olimpíadas até então.
Além das medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, e Santo Domingo, em 2003, e do bronze em Atenas, Vanderlei é um dos pouquíssimos atletas homenageados com a Medalha de Pierre Coubertin pelo Comitê Olímpico Internacional, concedidas a pessoas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário