sexta-feira, 4 de maio de 2012

GP. BELÉM, Velocista nigeriana quer repetir o bom desempenho de 2011 em Belém


04|05|2012 - 18:33 | Maurício Martins - Da Assessoria de Imprensa da CBAt/GP Caixa Governo do Pará
Fonte: CBAt
Oludaloma Osayomi e Alexandria Anderson disputam os 100 m no GP Caixa Governo do Pará 2012 (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Belém - Nomes de ponta do Atletismo mundial não param de chegar a Belém para a disputa, neste domingo 6, a partir das 08:30, no Estádio Olímpico do Pará, do GP Caixa/Governo do Pará de Atletismo, evento que abre o Brazilian Athletics Tour, circuito que terá sequência com etapas em Fortaleza, Uberlândia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Número 8 no Ranking Mundial de 2011 nos 100m, a nigeriana Oludamola Osayomi chegou disposta a repetir o incrível desempenho do ano passado no Brazilian Tour, quando venceu as quatro provas que disputou. "Estou me sentindo em ótima forma", disse. Em início de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, a velocista diz "esperar ser rápida, considerando o atual o atual estágio de preparação. E espero contar com o apoio do público, que é incrível aqui", completou.

Uma das feras que a nigeriana terá pela frente na pista do Mangueirão é a norte-americana Alexandria Anderson, 10ª na lista dos 100m de 2011. Para ela, que mora no estado do Texas, o clima quente e úmido de Belém não assusta. "Para mim é bom que esteja quente, eu me sinto muito bem", comentou. A meta principal da atleta é ficar em forma para as seletivas olímpicas de seu país, que acontecem em junho. Quanto ao que espera na prova dos 100 m, ela garante: "Quero correr abaixo dos 11 s".

Para a prova do disco feminino chegou a Belém a californiana Aretha Thurmond. Esta será sua terceira competição neste ano, como parte de sua preparação para as seletivas olímpicas norte-americanas e para os Jogos de Londres. "Estou indo bem, obtendo bons resultados esse ano (sua melhor marca em 2012 é de 63.44) e espero evoluir mais aqui", disse. Ela aponta a lituana Zinaida Sendruite como uma adversária difícil.

Entre os homens, um dos mais animados para a competição é o atleta de Trinidad y Tobago Emmanuel Callender, dos 100m. Veterano em disputas em Belém, onde já esteve outras quatro vezes, ele inicia a temporada de Meetings outdoor pela capital do Pará. "É sempre ótimo competir aqui. Tem uma pista muito rápida e um público incrível, que nos passa muita energia", exaltou.

Ao contrário de Callender, seu compatriota George Kitchens Jr. faz, em Belém, sua estreia em pistas sul-americanas. Mas ele vem bem adaptado para o clima quente do Norte do Brasil. "Sou da Geórgia e lá também é quente e úmido. E já ouvi falar muito do público daqui, vou me sentir muito à vontade", disse.

Atletismo do Pará de olho em 2016
O GP Caixa/Governo do Pará de Atletismo é parte do plano do Estado em busca de uma participação de destaque nos Jogos Olímpicos de 2016. Quem garante é Marcos Eiró, secretário estadual de Esportes e Lazer. "Já temos dois centros de treinamentos registrados, tanto no Comitê Olímpico Brasileiro, como no Comitê Olímpico Internacional. Queremos fazer de Belém a capital do Atletismo brasileiro", disse.

Nenhum comentário: