Corrida Medicor 1984, |
Em 2018 a Pé de Vento completou 35 anos. Para entender esta história vamos contar em cinco etapas. A etapa I, a pré história, etapa II a dos anos 80, etapa III dos anos 90, etapa IV a do início do novo século e etapa V a atual.
Infância
A da pré história da Pé de Vento seria também minha história principalmente como se deu o início de tudo. Eu nasci no Nordeste de Minas. Com 7 anos um tio me visitou na fazenda onde morava, um local que nem sempre tinha acesso de carros.
Certa vez esse tio lendo um livro em voz alta, e eu encantado pedi que me ensinasse a ler. Ele apenas ensinou algumas letras e foi embora. Com esse estímulo sozinho aprendi a ler e escrever. Já com 10 anos esse tio voltava a fazenda e aconselhou a minha mãe que eu deveria ir pra cidade estudar pois eu havia aprendido a ler sozinho. Assim fiz e quando terminei o último grau que tinha na cidade, o Ensino Fundamental em Águas Formosas MG, vim sozinho e sem ajuda, trabalhando, concluir o segundo grau e a Faculdade de Medicina da UFRJ no Rio de Janeiro em 1976.
Em 1975 aconteceu uma olimpíada interna na Ilha do Fundão, Rio , onde fazia Medicina. Eu me inscrevi na corrida rústica de 7,4km vencendo com 24'58", com apenas 3 treinos. Em 1977 logo após formado recebi convite pra fazer residência médica em Petrópolis e já em 1979 iniciava como professor de ensino na Faculdade de Medicina de Petrópolis onde lecionei por 16 anos. Em 1983 a convite de um colega professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Nelson Feitosa, fomos juntos organizar uma corrida para médicos e corredores em geral.
Equipe Pé de Vento
Resolvi formar uma equipe com ex colegas da UFRJ onde tinha amigos de várias outras faculdades. Ganhei como médico e ganhamos como equipe, com Pedro Hugo Müller Xaubet, Eduardo Villela, José Zanini, Anielo Montuori, eu e outros . Nos anos seguinte também e vários corredores nos procuravam para entrar pra equipe e treinar comigo. O sucesso foi grande e isso atraiu outros inclusive atletas de destaques sendo os primeiros José Zanini e Sergio Luiz Rodrigues . Depois outros atletas internacionais apareceram sendo o primeiro Artur Castro. Continuava correndo e iniciei um longo estudo sobre metodologias de treinos e nutrição esportiva com a finalidade de ajudar a estes atletas que chegavam a equipe.
Maratona do Rio |
Corrida campeonato universitário de Petrópolis 1.500 metros em uma pista de 200 metros há 860 metros de altitude, 4'15", medalha de ouro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário