Belém - A histórica 25ª edição do Grande Prêmio Brasil Caixa Governo do Pará de Atletismo será disputada pelo oitavo ano seguido no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém. Aproximadamente 160 atletas de 33 países de todos os continentes participarão do evento, que este ano comemora seu Jubileu.
Cerca de 110 dos atletas inscritos estão entre os 50 melhores do Ranking Mundial em suas provas e, destes, pelo menos 30 são top 10.Entre as atrações, o público será brindado com a presença de seis campeões olímpicos, caso da brasileira Maurren Maggi, ouro no salto em distância em Pequim e ganhadora do GP em 2008, com 6,91 m (recorde da pista). "Gosto de competir em Belém e espero o Estádio cheio de gente", disse a saltadora, que venceu o GP Rio Caixa, no domingo (17).
Os outros campeões confirmados: Nelson Évora (Portugal), salto triplo Valerie Vili (Nova Zelândia), arremesso do peso Osleydis Menéndez (Cuba), lançamento do dardo Primoz Kozmus (Eslovênia) e Szymon Ziolkowski (Polônia), ambos no lançamento do martelo.Uma disputa especial será a do salto triplo, que contará com a maioria dos principais saltadores da atualidade:
Nelson Évora, campeão olímpico e mundial Leevan Sands (Bahamas), pódio em Pequim Randy Lewis (Granada), campeão do GP em 2008 Yoandris Betanzos (Cuba), vice-campeão mundial e primeiro do Ranking na temporada com 17,65 m David Girat (Cuba), campeão este ano dos GPs de Fortaleza, Rio de Janeiro e Uberlândia Jefferson Sabino (Brasil), número 17 do mundo e já qualificado para o Mundial de Berlim, em agosto próximo.
"Espero melhorar minha marca em Belém", afirmou Évora, terceiro colocado no Rio de Janeiro e em Uberlândia. "Lá estará fazendo calor, como gosto, e sei que o público apóia muito os atletas, o que sempre ajuda", declarou o triplista.
Outra prova que deverá ser muito disputado é a dos 100 m masculino, com o norte-americano Michael Rodgers, ganhador no Rio de Janeiro e Uberlândia, o antilhano Daniel Bailey, que já fez a prova em 10.02 este ano, além dos brasileiros José Carlos Moreira, top 10 mundial em 2009, e Bruno Lins, também qualificado para o Mundial deste ano.
Mais importante competição atlética da América Latina, o GP Brasil integra o IAAF World Tour, principal circuito do atletismo mundial. "O nível técnico da disputa também permitirá a busca dos índices de qualificação para o Campeonato Mundial de Berlim, por parte dos competidores", lembrou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Esporte e Lazer.
MILHA SUL-AMERICANANesta sexta-feira à noite o programa do GP será aberto com a disputa da Milha sul-Americana Governo do Pará, no centro histórico de Belém.
Entre os favoritos, o brasileiro Hudson de Souza, o equatoriano Byron Piedra e o peruano Mario Bazan, com largada na Sé, às 21 horas, e chegada nas Docas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário