

Cerca de 110 dos atletas inscritos estão entre os 50 melhores do Ranking Mundial em suas provas e, destes, pelo menos 30 são top 10.Entre as atrações, o público será brindado com a presença de seis campeões olímpicos, caso da brasileira Maurren Maggi, ouro no salto em distância em Pequim e ganhadora do GP em 2008, com 6,91 m (recorde da pista). "Gosto de competir em Belém e espero o Estádio cheio de gente", disse a saltadora, que venceu o GP Rio Caixa, no domingo (17).
Os outros campeões confirmados: Nelson Évora (Portugal), salto triplo Valerie Vili (Nova Zelândia), arremesso do peso Osleydis Menéndez (Cuba), lançamento do dardo Primoz Kozmus (Eslovênia) e Szymon Ziolkowski (Polônia), ambos no lançamento do martelo.Uma disputa especial será a do salto triplo, que contará com a maioria dos principais saltadores da atualidade:
Nelson Évora, campeão olímpico e mundial Leevan Sands (Bahamas), pódio em Pequim Randy Lewis (Granada), campeão do GP em 2008 Yoandris Betanzos (Cuba), vice-campeão mundial e primeiro do Ranking na temporada com 17,65 m David Girat (Cuba), campeão este ano dos GPs de Fortaleza, Rio de Janeiro e Uberlândia Jefferson Sabino (Brasil), número 17 do mundo e já qualificado para o Mundial de Berlim, em agosto próximo.
"Espero melhorar minha marca em Belém", afirmou Évora, terceiro colocado no Rio de Janeiro e em Uberlândia. "Lá estará fazendo calor, como gosto, e sei que o público apóia muito os atletas, o que sempre ajuda", declarou o triplista.
Outra prova que deverá ser muito disputado é a dos 100 m masculino, com o norte-americano Michael Rodgers, ganhador no Rio de Janeiro e Uberlândia, o antilhano Daniel Bailey, que já fez a prova em 10.02 este ano, além dos brasileiros José Carlos Moreira, top 10 mundial em 2009, e Bruno Lins, também qualificado para o Mundial deste ano.
Mais importante competição atlética da América Latina, o GP Brasil integra o IAAF World Tour, principal circuito do atletismo mundial. "O nível técnico da disputa também permitirá a busca dos índices de qualificação para o Campeonato Mundial de Berlim, por parte dos competidores", lembrou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Esporte e Lazer.
MILHA SUL-AMERICANANesta sexta-feira à noite o programa do GP será aberto com a disputa da Milha sul-Americana Governo do Pará, no centro histórico de Belém.
Entre os favoritos, o brasileiro Hudson de Souza, o equatoriano Byron Piedra e o peruano Mario Bazan, com largada na Sé, às 21 horas, e chegada nas Docas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário