quarta-feira, 13 de maio de 2009

ESTRELAS DO ATLETISMO MUNDIAL COMPETEM NO RIO


O GP Brasil de atletismo será realizado neste domingo na cidade do Rio de Janeiro, no estado Olimpico Engenhâo.


O panamenho Irving Saladino, ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), comemora a chance de iniciar o ano em nível altíssimo.Com um olho no Mundial de Berlim, Saladino apontou os cubanos Ibrahim Camejo e Wilfredo Martinez como grandes adversários no Grande Prêmio Rio Caixa de Atletismo, marcado para domingo (17), a partir das 08:30, no Engenhão.
Por sinal, Camejo foi medalha de bronze em Pequim e Martinez ganhou o GP Caixa Unifor de Fortaleza."Isso é um mérito da organização do evento", disse Saladino. "O GP Rio tem muita história, grandes atletas querem competir aqui", completou.
Fazendo coro com o saltador, a brasileira Maurren Maggi comparou o nível do evento ao dos Meetings europeus, com a presença maciça de atletas com resultados expressivos no cenário mundial."O GP fica valorizado demais com a participação de nomes fortes", disse Maurren.

Ela prevê uma disputa pesada com sua colega de equipe Keila Costa e com a norte-americana Brittney Reese, número 1 de 2009, com 6,99 m. O melhor salto de Maurren foi de 6,91 m, no Super Grand Prix do Catar, em Doha, na última sexta-feira (8).
VOLTA AO ENGENHÃOPalco das provas de atletismo, nos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, volta a receber estrelas do atletismo mundial no GP Rio Caixa de Atletismo, domingo, a partir das 08:30.
Técnico dos campeões olímpicos Maurren Maggi e Irving Saladino, Nélio Moura pediu que o Engenhão seja também utilizado em competições locais, "por ser um lugar espetacular para a prática do atletismo".
Por sua vez, o panamenho Saladino apostou na superstição: "É minha segunda vez lá, espero levar meu segundo ouro também." Sua colega de treino, Maurren admitiu: "Minha lembrança do Pan é marcante."

terça-feira, 12 de maio de 2009

ATLETISMO: PÉ DE VENTO, SUCESSO NAS RUAS E NAS PISTAS

PÉ DE VENTO: RAPIDOS TAMBÉM NAS PISTAS.


Mostrando sua grande superioridade no atletismo do Estado do Rio de Janeiro, a equipe Pé de Vento mostrou sua força ao vencer e fechar o pódio no estadual de atletismo do Rio de Janeiro.

Treinando na cidade Itamonte, Minas Gerais, os atletas tem apresentado grandes resultados em varias competições no Brasil. Nesta localidade atletas jovens de grande esperança da equipe tem se destacado, como vem mostrando resultados recentes do Gilberto e Gilmar Silvestre, Antonio Ribeiro, Paulo Sérgio, Robson Pereira Lima , coordenados por Claudio Cruz, que tem feito este trabalho a frente do grupo há 8 anos.
Mesmo contando com atletas de categorias inferiores como os juvenis e os sub 23 , eles não se amedrontaram ao enfrentar os adultos da categoria geral , derrotando inclusive atletas de outros estados que correram avulsos como na prova dos 1.500 metros onde tinha também atletas da poderosa equipe Rede de São Paulo.

Eles ficaram muito surpresos com a brilhante atuação dos atletas Robson Pereira Lima, de apenas 21 anos que venceu a prova com a boa marca de 3 minutos e 50 segundos e e segundo lugar o juvenil Paulo Sérgio dos Reis de apenas 18 anos que derrotaram atletas da equipe de São Paulo e especialistas na distancia.

Os dois atletas da Pé de Vento alem de serem mais jovens , são corredores de longa distancia e não são especialistas no meio fundo. Esta competição aconteceu no domingo 10 de maio e surpreendeu a todos presentes.

A Pé de Vento apresentou dois atletas e conquistou os dois primeiros lugares. Na sexta feira dia 8 , tivemos a competição dos 10.000 metros pista, onde cada atleta corria 25 voltas de 400 metros. A vitoria coube ao atleta da Pé de Vento , José Saraiva Frazão com a marca de 30 minutos e 12 segundos , sendo o segundo lugar do juvenil Paulo Sérgio dos Reis Carvalho com 30 minutos e 18 segundos e em terceiro lugar Gilmar Silvestre Lopes com 30 minutos e 21 segundos.
Todos estes atletas da Pé de Vento conseguiram o índice para o Troféu Brasil de atletismo a ser realizado entre os dias 3 e 7 de junho de 2009 no Estádio do Engenhão no Rio de Janeiro. No sábado a segunda etapa do estadual de atletismo do Rio também realizada no estádio Célio de Barros no Rio teve desta vez a prova dos 5.000 metros, e como sempre os favoritos eram os atletas da equipe Pé de Vento.

A vitoria veio com o Damião Ancelmo que este ano venceu todas as competições que participou. Nesta competição ele fez 14 minutos e 15 segundos. Em segundo lugar , Robson Pereira Lima com a marca de 14 minutos e 36 segundos e em terceiro lugar o atleta Paulo Sérgio com 14 minutos e 47 segundos.

Ainda nesta semana o atleta Paulo Sergio deve subir as montanhas de Minas Gerais na altitude de 2400 metros de uma localidade de Itamonte, onde ele e seu colega de equipe Gilmar Silvestre deverão treinar para o estadual de atletismo juvenil e sub 23 onde o Paulo Sergi deverá tentar bater o recorde sul americano dos 10.000 metros em poder do ex atleta da equipe Franck Caldeira. Este recorde está de pé há 7 anos .