terça-feira, 22 de junho de 2010

PÉ DE VENTO VENCE E CONVENCE NOS 10K BRASIL

Seis atletas da equipe PÉ DE VENTO, foram destaque nos 10k Brasil na capital paulista no ultimo domingo 20 de junho, entre eles o campeão da prova Damião Ancelmo, Robson Lima na quarta colocação, Gilberto Lopes, que completou o pódio, em quinto lugar e mais três atletas figuraram entre os 10 primeiros, Giovani Santos, José Eloy e Edson Tibucio.

O atletismo nacional brilhou na 10K Brasil Caixa 2010. Na manhã ensolarada deste domingo, Damião Ancelmo de Souza e Cruz Nonata da Silva garantiram o topo do pódio da competição, válida pelo ranking Yescom Clube de Corredores e integrante da campanha Viva Feliz. Damião completou o percurso de dez quilômetros, com largada e chegada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com o tempo de 30min24seg, três segundos à frente do segundo colocado, Clodoaldo da Silva. Já Cruz garantiu o bicampeonato com a marca de 35min10seg, cinco segundos mais rápida que a queniana Dorcas Kiptarus. Os vencedores ainda receberam o troféu em homenagem à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo


Os corredores de rua de São Paulo e de outras cidades acordaram cedo para a disputa da 10k Brasil Caixa. O evento reuniu mais de 3,5 mil pessoas, entre atletas e caminhantes, que participaram das provas de 10 e 5 km, além da caminhada também de 4,3k, numa verdadeira festa do esporte na capital paulista. O percurso praticamente plano determinou o ritmo das disputas, todas bastante rápidas.

O alagoano Damião Ancelmo de Souza, de 30 anos, terceiro colocado no ano passado, não quis deixar escapar a chance de vencer. Ele adotou a tática de começar mais devagar e depois aumentar o ritmo no final, o que acabou dando certo neste domingo. "Guardei as forças para o final, pois sabia da competência dos adversários. Aliás, esta vitória foi valorizada pela qualidade dos outros atletas, o que mostra a força do Brasil", declarou o vencedor.

O campeão ainda contou um pouco de seus planos para o futuro. "Estou em busca de um resultado expressivo e vou me preparar para a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Quero lutar por um lugar no pódio e esta competição marca o início de minha preparação", encerrou Damião, que está radicado no Rio de Janeiro, onde defende a equipe Pé de Vento.

Feminino

Se a determinação marcou o desempenho de Damião no masculino, entre as mulheres a piauiense Cruz Nonata da Silva fez o mesmo e garantiu, pelo segundo ano consecutivo, a vitória na 10K Brasil Caixa. Desde a largada, ela apertou o ritmo, baixando seu tempo em 21 segundos. "Fiz uma preparação forte para esta prova e consegui melhorar meu tempo. Foi tudo perfeito", afirmou.

Nem mesmo a presença da queniana Dorcas foi uma ameaça. "Todas as adversárias foram muito bem e fico feliz em conseguir vencer mais uma vez. Agora, voltarei aos treinos enquanto espero meu técnico definir a próxima disputa. Certo mesmo é a preparação para o Troféu Brasil de Atletismo, nas provas de 5 e 10 mil metros, onde defenderei os títulos do ano passado", encerrou.

Os cinco mais bem colocados nos 10k foram os seguintes:

Masculino

1) Damião Ancelmo de Souza (BRA), 30min24seg
2) Clodoaldo Gomes da Silva (BRA), 30min27seg
3) Domingos Nonato da Silva (BRA), 30min29seg
4) Robson Pereira de Lima (BRA), 30min33seg
5) Gilberto Silvestre Lopes (BRA), 30min38seg

Feminino

1) Cruz Nonata da Silva (BRA), 35min10seg
2) Dorcas Jepchirchir Kiptarus (QUE), 35min15seg
3) Michele Cristina das Chagas (BRA), 35min41seg
4) Andrea Celeste da Silva Ramos (BRA), 35min50seg
5) Tatiele Roberta de Carvalho (BRA), 36min04seg


A 10K Brasil Caixa é uma realização da Yescom, com patrocínio da Caixa e patrocínio especial de Fisk. O apoio é de Gatorade, Montevérgine, Centauro e Sabesp, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e Governo do Estado de São Paulo, pela Secretara de Esportes, Lazer e Turismo. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo (FPA), IAAF e AIMS.