domingo, 6 de janeiro de 2013

Corrida de Reis Cuiabá, Daniel Chaves Entre as Feras Africana.

29ª Corrida de Reis (Foto: Tita Mara Teixeira/Globoesporte.com)
Pódio masculino na 29ª Corrida de Reis (Foto: Tita Mara Teixeira/Globoesporte.com)
Os quenianos voltaram a dominar a Corrida de Reis, disputada na manhã deste domingo 5, em Cuiabá (MT).Na edição 2013 da Corrida de Reis, a hegemonia africada foi matida. O Quênia fora representado por Nancy (campeã) e Dorcas Talam (3ª colocada), a Tanzânia por Anastazia Ghamaa (2ª) e a Etiópia por Fekede Negede (4ª). Única brasileira em meio ao pódio vermelho, Nadir Sabino (5ª), voltou a ficar entre as cinco melhores após oito edições.
E as atletas africanas, ao lado do time masculino do continente, já pensam nos próximos desafios para este mês e espalhados por diferentes países.Ao todo, 10 mil atletas participaram da Corrida de Reis, a primeira do calendário brasileiro.
Único brasileiro Corrida de Reis (Foto: Tita Mara Teixeira/GLOBOESPORTE.COM)
Daniel Chaves foi único brasileiro que subiu no pódio (Foto: Tita Mara Teixeira/GLOBOESPORTE.COM)
O Brasil se resumiu a um nome no pódio da Corrida de Reis 2013. Responsável por quebrar a supremacia africana neste domingo (6), o único brasileiro a subir no pódio da maior prova de rua do Centro-Oeste diz que a emoção tomou conta do cansaço.
- Hoje eu era o Brasil na prova. Recebi muita força para chegar ao pódio – afirmou Daniel Chaves da Silva, terceiro colocado na Corrida de Reis, que cruzou a linha de chegada com uma diferença de apenas 12 segundos em relação ao primeiro colocado, o queniano Edwin Kipsang Rotich que fechou os 10 quilômetros com 30'05''.
Para chegar ao pódio, Daniel enfrentou uma combinação que incluiu altitude elevada e frio. Durante um mês, ele treinou na Colômbia e aprimorou as técnicas de corrida. - Com uma altitude de 2,3 mil metros você aumenta o número de glóbulos no sangue. Com uma boa preparação, nada é difícil -, destacou.
A certeza de que estaria entre os coroados da Corrida de Reis se confirmou no quilômetro 7 da prova. Vítima do ritmo ditado pelos africanos, o brasileiro segurou firme e conseguiu acompanhar as passadas largas dos adversários.
- No meio da prova acelerei mais forte e não foi fácil manter o ritmo com os concorrentes que eu tinha [os quenianos] – contou ao GLOBOESPORTE.COM.
Um grupo de atletas africanos mais o brasileiro Daniel Chaves da Silva logo passou a liderar a prova. O bloco percorreu os primeiros quilômetros juntos, no mesmo ritmo. Assim que chegaram ao quilômetro 6, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), Daniel assumiu a ponta, seguido na mesma passada por Rotich, Mark Korir e Alphonce Simbu.

Resultado
Masculino
1º Edwin Kipsang Rotich (Quênia) – 00:30:05
2º Mark Korir (Quenia) – 00:30:11
3º Daniel Chaves da Silva (Brasil) – 00:30:17
4º Alphonce Felix Simbu (Tanzania) – 00:30:24
5º Chala Lelisa Debele (Etiópia) – 00:32:03

Feminino
1ª Nancy Jepkosgei Kipron (Quenia) – 00:35:58
2ª Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzania) – 00:36:55
3ª Dorcas Jeptoo Talam (Quenia) – 00:37:35
4ª Fedeke Almaz Negede (Etiópia) – 00:38:33
5ª Nadir Sabino de Siqueira (Brasil) – 00:40:12