quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Em dia frio, equipe Pão de Açúcar vence Maratona de Revezamento

Na fria manhã deste domingo (19/09) aconteceu a edição 2010 da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, competição que teve vitória da equipe da casa no octeto masculino, ao marcar 2h09min07. No feminino, quem se deu melhor foi a Bar do Jô/ Gu Energy Gel - Isis B.

O domingo amanheceu nublado e com vento frio, mas São Pedro foi generoso com os cerca de 32 mil corredores que marcaram presença no evento e não mandou chuva. Às 7h foi dada a largada na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Obelisco, momento em que os termômetros registravam 13ºC.

Composta por nomes de peso do atletismo nacional, como Marílson Gomes e Hudson de Souza, a equipe Pão de Açúcar abriu vantagem logo no trecho inicial e não deu chances aos adversários. A diferença de performance para as outras equipes era tão grande, que a segunda colocada (Pindamonhangaba) chegou quase nove minutos depois, ao marcar 2h18min10. A terceira foi a Marcorrer, com 2h22min05.

“Esse ano foi mais tranquilo, pois não tivemos as disputas fortes que acontecem todo ano. Mesmo assim fizemos um tempo bom”, conta Marílson que na última quarta-feira (15/09) venceu os 10 mil metros do Troféu Brasil de Atletismo. “Foi uma semana literalmente corrida, com prova de pista, de rua e mudança de clima em São Paulo”, completa o fundista.

Já para Hudson de Souza, que fechou o revezamento para a equipe campeã, o resultado reflete o entrosamento do grupo. “Logo de cara o Marílson abriu mais de um minuto e nós só aumentamos a diferença”, conta o corredor que é especialista em 1.500m e 3.000m com obstáculos. “Fiz uma preparação boa para o Troféu Brasil e o meu volume de treinamento me deu condições de correr bem um trecho da maratona”, salienta.

Com o domínio da equipe anfitriã, sobrou para os demais times a briga pelas demais posições do pódio. “Fomos a São Paulo pensando em no máximo ficar em terceiro lugar, ficamos muito felizes com o segundo", conta Emersom Iser Bem, treinador de Pindamonhangaba que faz uma importante constatação. "Em relação à diferença de tempo da nossa equipe para a primeira, gostaria de observar o fato lamentável dos organizadores não colocar motos para abrir caminho para as demais equipes, apenas para a equipe do Pão de Açúcar". 

Ele conta ainda que a partir do quarto atleta a Pindamonhangaba tinha que correr em meio à multidão, ao contrário dos campeões, que tinham pistas livres. "Com o auxilio de uma moto abrindo caminho, certamente a diferença de tempo seria menor. O curioso é que em edições anteriores quando é a equipe deles que esta atrás, aí sim, tem uma motos para abrir o caminho para a segunda equipe".

Já César Augusto Martins, da Marcorrer, lembra que a briga durante os postos de troca foi intensa com a equipe dos Correios, que chegou na quarta colocação. “Já viemos várias vezes e foi a primeira vez que conseguimos o terceiro lugar. Todo mundo conseguiu correr muito bem e no último trecho chegamos à frente deles”. 

domingo, 19 de setembro de 2010

José Eloy Vence Prova em Cabo Frio RJ de Ponta a Ponta

Foi realizada na manhã deste domingo, dia 8, a edição deste ano da Corrida da Padroeira. Com mais de 700 participantes se concentrando na Praça Cristóvão Colombo, a prova que homenageia a Nossa Senhora da Assunção arrecadou 1.100 quilos de alimentos não perecíveis durante a inscrição, distribuindo troféus e medalhas. Entre atletas profissionais e amadores, a Corrida da Padroeira recebeu corredores de toda região dos Lagos, além de cidades como Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo.

Os vencedores de 2010 foram José Cícero Eloy e Bianca Pereira Zeballos (10 km) e Vanildo Sá Da Silva e Carla Pereira Joaquim (5 km), esta última batendo o recorde da prova.

De acordo com Marcelo Pereira, diretor de esporte de Cabo Frio e coordenador do evento, além da meta principal da corrida, que consiste em desenvolver o atletismo e a prática do esporte na cidade, outros ganhos foram obtidos pela cidade.

Obtivemos a participação maciça de academias e empresas e essa corrida não é apenas esportiva, mas também social e turística. Os 1.100 quilos de alimentos não perecíveis representam 50% do total arrecadado durante todo o ano pela Paróquia de Nossa Senhora da Assunção. Além disso, as pousadas e os hotéis receberam hóspedes que vieram à cidade para participar do evento, consumindo em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais e difundindo a beleza de Cabo Frio em outras localidades - afirmou ele.

Atletas das equipes Pé de Vendo e Arcolagos foram os destaques da prova

Na Categoria 10 km, o campeão foi José Cícero Eloy da equipe Pé de Vento do Rio de Janeiro, completando a prova em 30 minutos e 23 segundos. Em segundo lugar, chegou o participante José Saraiva Flazão Junior, da equipe 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio), que completou a prova em 30 minutos e 45 segundos. Já o terceiro colocado foi José Ricardo da Silva, da Noi /Asics de Niterói, com o tempo de 31 minutos e 13 segundos.

No feminino, os destaques da categoria foram Bianca Pereira Zeballos, também da equipe Pé de Vento, com o tempo de 38 minutos e 14 segundos. A segunda colocada foi Vera Betânia Bazilio Rosa, da equipe Atlas de Cabo Frio, com o tempo de 38 minutos e 25 segundos. O terceiro lugar ficou com a atleta Maria do Carmo Arruda Guim da equipe Arcolagos de Araruama, com o tempo de 38 minutos e 37 segundos.

Na Categoria 5 km, venceu Vanildo Sá da Silva, da equipe campista Fred Mercury, com tempo de 17 minutos e 12 segundos. O segundo colocado, José Carlos Santos Cordeiro, da equipe Arcolagos - Cabo Frio, completou a prova em 17 minutos e 29 segundos, seguido pelo seu companheiro de equipe, Eduardo Ouvidor Costa com o tempo de 18 minutos e 09 segundos, o que lhe garantiu a terceira colocação.

Entre as mulheres desta categoria, as vencedoras foram a jovem Carla Pereira Joaquim da Arcolagos com o tempo de 22 minutos e 01 segundo; seguida pela buziana Prisciane da Conceição Alves, correndo pela Arcolagos com o tempo de 24 minutos e 10 segundos; e pela araruamense Angélica dos Santos Brito, que cruzou a linha de chegada em 26 minutos e 56 segundos.

O resultado completo da prova, com as colocações geral e por faixa etária, pode ser consultada pelos participantes através do site www.corridapadroeiracabofrio.blogspot.com.


Fonte: SECOM Cabo Frio