quinta-feira, 14 de abril de 2011

CORRIDA DA PONTE: ATLETAS DA PÉ VENTO DUELARÃO COM OS AFRICANOS

Atletas da Tanzânia e do Quênia são as principais ameaças aos brasileiros na Corrida da Ponte, prova de 21,4 quilômetros que acontece no próximo domingo entre Niterói e o Rio de Janeiro. No masculino, o queniano Kipkemei Mutai, que foi campeão da Meia Maratona do Rio em julho do ano passado, e o tanzaniano Lukinga James aparecem como os favoritos ao lado dos brasucas Damião Ancelmo de Sousa e Giovani dos Santos, segundo e terceiro do ranking nacional, respectivamente.



Pé de Vento, contará com 7 atletas na busca por vitória na Meia Maratona da Ponte, todos os competidores da equipe petropolitana, estão preparado para representar a Pé de Vento, são eles:
Damião Ancelmo, 32 anos - Giovani dos Santos, 30 anos - Eliezer de Jesus, 36 anos - José Gutembergue, 35 anos.
Vianca Pereira a nossa unica representante na categoria feminina.

O quadro é parecido na disputa entre as mulheres. Três brasileiras aparecem no páreo: Marizete de Paula Rezende, primeira colocada na Maratona do Rio em 2009, Marily dos Santos, campeã pan-americana em 2007 e Arlete Soares Adão, atual vencedora da maratona carioca. Do exterior, as atletas a serem batidas são Jackline Juma Sakilu, da Tanzânia, e Ednah Muicwana, do Quênia.

A prova, que não acontece desde 1986, terá largada na nas barcas, em Niterói, com chegada no Aterro do Flamengo, percorrendo toda a extensão da Ponte Rio-Niterói. No trajeto, os participantes contarão com banheiros químicos, oito pontos de hidratação, outros dois com isotônicos, e assistência médica.

A primeira edição da Corrida da Ponte aconteceu em novembro de 1981 e atraiu três mil corredores. A prova se repetiu ano a ano até 1986, última fez em que foi disputada por conta do aumento da circulação de carros na via, o que acabou inviabilizando o projeto por duas décadas e meia.

Inclusive, para reduzir o tempo de bloqueio ao tráfego nas faixas da pista, os organizadores da prova exigem que só corredores que comprovarem ter completado uma meia maratona em no máximo 2h45m ou uma maratona em 5h30m nos últimos dois anos poderão se inscrever. Além disso, a medida busca um bom índice técnico e ainda evitar a quebra psicológica dos atletas no percurso.