domingo, 24 de maio de 2009

GP BRASIL - BELÉM: QUENIANOS FAZEM BARBA CABELO E BIGODE

Atletas de top do atletismo mundial competiram neste domingo no Grande Prêmios Brasil na capital Belém, no Pará.

O brasileiro Marílson dos Santos foi o quarto na prova dos 10.000 m, pela primeira vez disputada em uma edição do GP Brasil Caixa Governo do Pará de Atletismo.
A disputa pelo pódio foi acirrada e Marílson chegou a liderar por várias voltas.No entanto, o vice-campeão do PAN não pode segurar o ataque do trio de corredores quenianos, que formou o pódio.
Agora, o brasiliense disputará os 10.000 m no Troféu Brasil Caixa, de 4 a 7 de junho, no Rio de Janeiro. Depois irá se preparar para o Mundial de Berlim, em agosto, onde competirá na maratona.
"Depois do Troféu Brasil vou para a Suíça fazer treinamento em altitude", declarou Marílson, que competiu pela primeira vez em Belém.
A prova foi decidida nos últimos 100 metros o campeão foi o queniano Robert SigeiKipngetich, com 28:21.25. Os segundo e terceiro foram seus compatriotas Josphat Kipkoech, com 28:21.51, e Kennedy Kimutai, com 28min22s54. "Estou muito feliz por ter vencido uma prova tão dura como essa", declarou o campeão Sigei.Já na distância mais curta do atletismo feminino, vitória da representante das Ilhas Virgens, Laverne Jones, com 11s18.
A norte-americana Rachelle Smith ficou com a prata, com 11s30. Outra norte-americana, Gloria Asumnu, ficou em terceiro, com 11s31.

A melhor brasileira foi Lucimar Moura, sexta com 11s57. "Quero atingir o Índice para o Mundial de Berlim no Troféu Brasil, principalmente nos 200 m", disse a velocista mineira.No disco feminino, a vice-campeã olímpica Yarelis Barrios, de Cuba, venceu com 62,05 m, superando sua compatriota Yarisley Collado, que foi a segunda, com 61,65 m, e que a havia vencido no GP de Fortaleza.

Nicoleta Grasu (Romênia), ganhadora em Uberlândia, ficou em terceiro desta vez, com 60,50 m.Nos 110 m com barreiras, terceira vitória seguida do norte-americano Ray Wilson no Brasil. Ele, que fora campeão no Rio e em Uberlândia, marcou 13.48 em Belém.