quinta-feira, 28 de março de 2013

Usain Bolt no Rio

Bicampeão olímpico dos 100m, 200m e do revezamento 4x100m, o jamaicano Usain Bolt desembarcou nesta quinta-feira, no Rio, e concedeu entrevista coletiva para falar sobre a prova de 150m que ele irá disputar domingo, em uma pista montada na Praia de Copacabana. Seus adversários serão o equatoriano Alex Quiñónez, o antiguano Daniel Bailey e um brasileiro que sairá de uma eliminatória no sábado.

Na prova, Bolt tentará quebrar o recorde da distância, que é dele mesmo (14s35), estabelecido em Manchester, na Inglaterra, em 2009, também durante um evento de exibição. Antes de competir, no entanto, o jamaicano tem outros planos. Entre eles, conhecer Neymar, craque do Santos e da seleção brasileira de futebol.

- Eu gosto muito de futebol. Tem um jogador que eu gostaria muito de encontrar que é o Neymar - disse Bolt, lembrando, inclusive, que contraria o atacante para seu time, o Manchester United, eliminado precocemente da Liga dos Campeões da Uefa.

Vista aérea da pista onde Bolt vai correr em Copacabana - Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

Praias e noitadas também estão nos planos do jamaicano, que está no Rio pela segunda vez. No ano passado, ele veio à cidade por conta de um evento de um de seus patrocinadores, mas ficou apenas dois dias.

- O que mais sei do Brasil é sobre as praias e sobre as meninas que vão às praias. Então, é claro que eu quero ir à praia. Nunca consigo ir. E também quero ir a uma discoteca - contou.

Veja mais: Bolt dá 'pitaco' em organização e vai correr em pista de R$ 600 mil no Rio

Além do evento principal, a pista receberá um desafio feminino, entre as brasileiras Rosângela Santos, Vanda Gomes, Evelyn Santos e Franciele Graças, e um duelo paralímpico, envolvendo o brasileiro Alan Fonteles, campeão dos 200m T44 dos Jogos de Londres e recordista mundial. Ele iria correr contra o sul-africano Oscar Pistorius, que teve sua vinda cancelada após atirar e matar sua namorada em Pretória, no mês passado. Agora, o adversário de Fonteles será o americano Jerome Singleton, prata nos 100m em Pequim 2008 e considerado um dos atletas mais velozes da atualidade.

História dos Jogos Olímpicos



A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.

Origem dos Jogos Olímpicos:
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. 
Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: 

Atletismo luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos da Era Moderna:
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo,ciclismonatação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Curiosidades:

A Primeira Olimpíada da Era Moderna
O I Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados na cidade de Atenas (Grécia) entre os dias 6 e 15 de abril de 1896. As competições esportivas lotaram o estádio Panathenaic.
Alguns dados importantes das Olimpíada de Atenas de 1896:
- Países participantes: Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca e Suíça.
- Modalidades disputadas: 9
- Países que mais ganharam medalhas: 1º) Estados Unidos (11 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze); 2º) Grécia (10 de ouro, 17 de prata e 19 de bronze); 3º) Alemanha (6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze).
- Atletas participantes: 300
O estádio olímpico
- O Estádio Panathenaic foi construído em uma estrutura de mármore do século IV a.C. A reforma foi paga pelo milionário grego Georgios Averof. Ele possuía um formato de ferradura, sendo que a pista de corrida tinha curvas fechadas nas duas pontas.
Curiosidades
- O Brasil não participou da Primeira Olimpíada da Era Moderna.
- Foi nesta Olimpíadas que a primeira maratona olímpica foi vencida pelo atleta grego Spiridon Louis. 
- O primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 1896 foi o norte-americano James Connolly. Ele venceu a prova de salto triplo masculino.
- As mulheres não participaram desta edição das Olimpíadas. Foi somente nos Jogos Olímpicos de Paris (1900) que as mulheres puderam participar do evento.

O que é, cores e significado
A bandeira olímpica é o mais importante símbolo das Olimpíadas Modernas.  Ela é formada por cinco anéis de cores diferentes (azul, vermelho, preto, amarelo e verde) entrelaçados e localizados no centro da bandeira. Esta bandeira representa a universalidade do olimpísmo (espírito olímpico, ética no esporte, união através do esporte).
A bandeira possui fundo branco e os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. As seis cores, contando com o branco, aparecem em todas as bandeiras dos países em 1896 (Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas).
História da bandeira
A bandeira olímpica foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1913. Ela foi apresentada pela primeira vez no Congresso Olímpico de 1914, realizado em Paris.
Cerimônia de hasteamento
A bandeira olímpica é hasteada na cerimônia de abertura das Olimpíadas. Ela é levada, na posição horizontal, ao estádio olímpico por atletas e hasteada em um mastro. Enquanto a chama olímpica queima no estádio ela permanece hasteada. Na cerimônia de encerramento a bandeira é recolhida e entregue ao prefeito da cidade sede das Olimpíadas para os jogos seguintes.

Curiosidades das Olimpíadas
- O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C.
- O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.
- Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética.
- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização.
- O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade.
- Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.
- Na Grécia Antiga, os atletas gregos faziam várias orações aos deuses do Olímpo para que os jogos acontecessem sem probleas e de forma justa.
- A famosa frase "O importante não é vencer, é participar" é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) é foi pronunciada num discurso para os atletas, antes das Olimpiadas de Londres (1908).
- A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913.
- Em 1916, não foram realizados os Jogos Olímpicos de Berlim em função da Primeira Guerra Mundial.
- As Olímpiadas de 1944, que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial.
- Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, no começo do século XX, todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
- Várias modalidades curiosas já fizeram parte das Olimpíadas: Doze Horas de Ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Cabo de Guerra (1900 a 1920), Tiro ao pombo (1920) e Voo livre de planador (1936), Jogo da Palma (1908), Motonáutica (1908) e arremesso de dardo e disco com as duas mãos (1912).
- Nas Olimpíadas de Melbourne (Austrália), em 1956, uma atleta tcheca e um norte-americano namoraram na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países.
- Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta.
- Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte.
- O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920. 
- A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900).
- O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 16 medalhas. Nas Olimpíadas de Londres, o nadador conquistou mais 6 medalhas (sendo 4 de ouro e 2 de prata), totalizando 22 medalhas olímpicas.
- Após ganhar a medalha de ouro nos 200 metros medley, o nadador norte-americano Michael Phelps tornou-se o primeiro tricampeão olímpico em uma mesma prova de natação. 
- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas. 
- Os atletas que domonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin.
-  Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos via satélite pela televisão.
- O país que mais conquistou medalhas na história das Olimpíadas foram os Estados Unidos. Até os Jogos Olímpicos de Pequim (2008), os norte-americanos ganharam 2294 medalhas olímpícas (932 de ouro, 725 de prata e 637 de bronze).
- No ranking de medalhas conquistadas, o Brasil fica em 36º lugar. Até as Olimpíadas de Pequim (2008), o Brasil havia conquistado 94 medalhas (20 de ouro, 27 de prata e 47 de bronze).
- Para garantir a segurança durante as Olimpíadas de Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na área leste de Londres.
- As Olimpíadas de Londres de 1908 foram foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro





quarta-feira, 27 de março de 2013

Usain Bolt no Brasil em Copacabana

AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL Source: AFP

Pista em que Usain Bolt correrá na Praia de Copacabana recebe últimos retoques

Jamaicano, dono de seis ouros olímpicos, tentará bater o recorde mundial dos 150m


Usain Bolt já pode desembarcar no Rio de Janeiro, pois a pista em que correrá neste fim de semana, no Desafio Mano a Mano, está quase pronta. A estrutura, que custará uma quantia em torno de R$ 600 mil, está recebendo os últimos retoques da organização. Nela, o jamaicano, dono de seis medalhas de ouro em Olimpíadas, tentará bater o recorde mundial dos 150 metros. 

Para isso, ele concorrerá com o equatoriano Alex Quiñones, um brasileiro ainda a ser definido em disputa eliminatória e o antiguano Daniel Bailey, que foi anunciado como substituto do americano Wallace Spearmon. Além deles, o campeão paralímpico Alan Fonteles também participará do evento.

London Olympics Athletics Men
amaica's Usain Bolt crosses the finish line to win the gold medal in the men's 200-meter final during the athletics in the Olympic Park during the 2012 Summer Olympics, Thursday, Aug. 9, 2012, in London. (AP Photo/Mark Baker) Source: AP

domingo, 24 de março de 2013

Resultados Mundial de Cross - Meia de Florianópolis - 10km Rio


Mundial de Cross Country

Foto Rede Social  Pé de Vento 

O Quênia, como o esperado, dominou o 40ª Campeonato Mundial de Cross Crountry, disputado neste domingo 24, na cidade de Bydgoszcz, na Polônia. Japhet Korir, Emily Chebet e Faith Kipyegon foram os campeões das categorias adulta masculina e feminina e juvenil feminina, respectivamente.

O melhor resultado brasileiro na categoria individual foi obtido por Thiago do Rosário André, 46º colocado na categoria juvenil, que completou os 8 km do percurso em 23:35. O campeão foi o etíope Hagos Gebrhiwet, com 21:04, seguido do queniano Leonard Barsaton, com 21:08.

Por equipe, o melhor resultado nacional foi alcançado pelo adulto feminino, 13º lugar, com 298 pontos. Quênia foi o campeão, com 19 pontos, seguido da Etiópia, com 48, e do Bahrein, com 73.

No individual adulto, Tatiele de Carvalho foi a 59ª colocada, com 26:36, e Sérgio Celestino terminou em 67º lugar, com 35:15, no adulto. July Ferreira da Silva ficou em 73º no juvenil feminino. 


Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis.

Foto Rede Social Conceição.

IV Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis, disputada na manhã deste domingo, na capital catarinense. A prova de 21,097 km foi válida pela segunda etapa do Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua-2013.

Os quenianos Paul Kimutai e Robert Kiprotich ficaram nas primeiras colocações no masculino, enquanto Jackelyne Rionoripo foi a campeã no feminino. Kimutai e Jackelyne estabeleceram novos recordes da competição, com 1:04:32 e 1:16:28, respectivamente.

"Os quenianos treinam em altitude e também estavam descansados. Eu disputei a Meia Maratona de São Paulo no último fim de semana, onde fui o quinto colocado e quarto melhor brasileiro", lembrou Ivanildo, atleta do Cruzeiro/Caixa.

Pódio em Florianópolis

Masculino

1º Paul Kimutai (Quênia) - 1:04:32
2º Robert Kiprotich (Quênia) - 1:04:58
3º Ivanildo Pereira (Brasil) - 1:05:21

Feminino
1ª Jacklyne Rionoripo (Quênia) - 1:16:28
2ª Roselaine de Souza Silva (Brasil) - 1:17:45
3ª Maria Bernardete Cabral (Brasil) - 1:19:00


Meia Maratona de Lisboa
A piauiense Cruz Nonata da Silva terminou a Meia Maratona de Lisboa, disputada neste domingo 24, em nono lugar, com o tempo de 1:13:52. A prova serviu de preparação para a Maratona de Viena, que será disputada no dia 14 de abril, em Viena, quando tentará o índice CBAt para o Mundial da Rússia. A queniana Edna Kiplagat foi a vencedora, com 1:08:48.


CIRCUITO ATHENAS CAIXA 
Circuito Athenas Rio de Janeiro (Foto EloAtle)

José Gutembergue, Atleta da Pé de Vento Caixa, vence os 10km do Circuito Athenas Caixa, realizado neste domingo na Av. Infante Dom Henrique, Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, (Monumento aos Pracinhas).




Mundial de Cross Country, Thiago André é o melhor entre todos os brasileiro.

Thiago Sul-Americano.
Foi realizado hoje em Bydgoszcz, na Polônia, o 40th IAAF World Cross Country Championships, recebeu  mais de 400 atletas de 47 países diferentes. A seleção brasileira participou neste domingo 24 com  17 atletas, nas categorias adulta e juvenil (até 19 anos), tanto no masculino como no feminino.

O destaque ficou por conta de Thiago André o melhor brasileiro entre os brasileiros, ficando na 46 posição, na categoria juvenil masculino, nos 8km 23m35.

SEGUE O RESULTADO ABAIXO.

Para acessar: selecione e clik lado esquerdo do mause

Resultado Masculino.
http://www.iaaf.org/results/iaaf-world-cross-country-championships/2013/40th-iaaf-world-cross-country-championships-2-5096/men/senior-race/final/result

Resultado Feminino
http://www.iaaf.org/results/iaaf-world-cross-country-championships/2013/40th-iaaf-world-cross-country-championships-2-5096/women/senior-race/final/result

Resultado Juvenil Masculino 
http://www.iaaf.org/results/iaaf-world-cross-country-championships/2013/40th-iaaf-world-cross-country-championships-2-5096/men/junior-race/final/result

Resultado Juvenil Feminino.
http://www.iaaf.org/results/iaaf-world-cross-country-championships/2013/40th-iaaf-world-cross-country-championships-2-5096/women/junior-race/final/result