sábado, 2 de maio de 2009

Sammy Wanjiru vence a Maratona de Londres, 02h05m09s.


O queniano Sammy Wanjiru foi o vencedor da Maratona de Londres neste domingo.

Campeão olímpico em Pequim, o atleta confirmou o favoritismo para a competição e terminou o percurso de 42.195 quilômetros da prova com o tempo de 2h05min90.


Wanjiru, de 22 anos, chegou na frente do etíope Tsegaye Kebede, que terminou em segundo, e do marroquino Pero Kedebe, terceiro colocado.Entre as mulheres, deu dobradinha alemã na Maratona de Londres.


Irina Mikitenko foi a vencedora, com o tempo de 2h22min11, e a sua compatriota Mara Yamauchi veio logo atrás, na segunda posição.


Liliya Shobukova, da Rússia, foi a terceira melhor na prova.


MADRI e HAMBURGO - O domingo foi dia de maratonas na Europa. Em Madri, na Espanha, Khalid Kamal, do Bahrein, sagrou-se vencedor entre os homens e a turca Mehtap Sizmaz ganhou na prova para mulheres. Já em Hamburgo, na Alemanha, o etíope Solomon Tside ficou com a vitória.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Jogos Olímpicos de Londres 2012

fonte Cob

Começam os trabalhos de fundação dos centros de radiodifusão e imprensa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012


Mais de 2.000 pilares de concreto serão instalados a até 24 metros de profundidade para constituir a fundação do IBC e do MPC (siglas em inglês para Centro Internacional de Radiodifusão / Centro Principal de Imprensa) dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. As obras começaram esta semana, um mês antes do planejado originalmente.

A partir de agora, pode-se dizer que as "big five" (as "cinco grandes") estão em construção: o IBC/MPC, o Estádio Olímpico, o Centro Aquático, a Vila Olímpica e o Velódromo. Os centros de radiodifusão e imprensa terão aproximadamente 300.000 m² - grande o suficiente para acomodar cinco jumbos - e vão combinar instalações temporárias e permanentes.

Durante os Jogos, o espaço será uma central de mídia para cerca de 20.000 fotógrafos, jornalistas e equipes de televisão. Haverá, também, uma "rua" de 200 metros de comprimento com serviços como banco, agência de notícias, agência de viagens e correios.

Depois do evento, o IBC e o MPC serão convertidos em centros comerciais, com potencial para gerar milhares de empregos para moradores da região de Hackney e imediações de Londres, deixando grandes benefícios para a comunidade local.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

José Eloy: Encontrar-se em Cochabamba fazendo treinamento a 2.700 metros.




Treinamento em altitude

José Eloy, esta a uma semana na cidade de Cochabamba Bolivia, o mesmo encontrar-se fazendo trienamento de altitude visando algumas provas no Brasil, no mês de maio e junho, entre as competiçoes esta a Maratona de Sao Paulo dia 31 de maio ou a Maratona do Rio de Janeiro dia 28 de janeiro.

Por todo o mundo, atletas de elite de esportes resistência treinam em altitudes elevadas para melhorar a performance. Assumindo que você é um corredor dedicado, deveria treinar em alta altitude? Para ajudar a determinar se o treinamento em altitude elevada é correto para você, leve em consideração as perguntas abaixo e as respostas que as seguem.

Pela quinta vez José Eloy, treina em Cochabamba, El departamento de Cochabamba es esencialmente montañoso ya que está atravesado por el ramal Oriental de la Cordillera de los Andes. Situado al centro de Bolivia, se ubica a 2.640 metros de altura sobre el nivel del mar.

Su capital es la ciudad de Cochabamba que se encuentra entre los 17° 23\´ de latitud sur y los 66° 09\´ de longitud oeste del Meridiano Greenwich.

Tiene una extensión de 55.631 Km.2; cuyos límites son; al norte con Beni; al sud con Potosí y Chuquisaca; al este con Santa Cruz; y al oeste con La Paz y Oruro. El departamento de Cochabamba tiene una población de 1.110.205 habitantes (censo de 1992.

Cuenta además con varios valles ubicados a diferentes alturas sobre el nivel del mar, siendo los más importantes los de Cochabamba, Sacaba, el Valle Alto y el de Cliza. Esta dividido en 16 provincias y 201 cantones, siento su capital la provincia Cercado.

TREINAMENTOS EM ALTITUDES

Existem adaptações tanto positivas, quanto negativas de viver em altitude elevada:
Viver em alta altitude causa a elevação dos níveis de Eritropoietina (EPO), o que resulta no aumento de massa das células vermelhas do sangue. Essa é uma adaptação muito positiva.
Morar na altitude elevada causa a aclimatação ventilatória (aumento da respiração), a qual é uma adaptação levemente negativa (músculos da respiração consomem oxigênio).
Viver na altitude ocasiona mudanças na capacidade tampão do sangue e músculos, o que pode ser positivo ou negativo.

O grau de melhora da performance em função do treinamento na altitude depende da taxa entre as adaptações positivas e negativas. O desafio é administrar a exposição à altitude para maximizar os benefícios.

Por que morar na alta altitude e treinar na baixa altitude?
Caso o atleta seja capaz realizar a mesma carga absoluta de treinamento na altitude, então deverá haver aumento na performance. Porém, e esse geralmente é o caso, se a intensidade do treinamento for reduzida na altitude, então a performance pode diminuir em decorrência do treino em alta altitude.

Estudos têm mostrado que morar na altitude elevada e treinar em baixa altitude ocasiona melhora na performance, aumento na massa das células vermelhas do sangue e elevação do VO2 máximo.

Outra opção é morar e a fazer os treinos de baixa intensidade na altitude elevada e realizar o treinamento de alta intensidade na baixa altitude, o que é tão benéfico quanto o outro modelo e reduz os problemas com transporte.

Elevação na Eritropoietina (EPO) ocasiona o aumento na massa das células vermelhas do sangue, mas a relação não é linear.
Pico nos níveis de Eritropoietina (EPO) é alcançado depois de 2 a 3 dias de exposição à altitude elevada e tende a gradualmente retornar à linha de base em torno de 15 a 28 dias vivendo na alta altitude.

A porcentagem de aumento nos níveis de Eritropoietina (EPO) parece ser mais importante do a elevação absoluta para estimular o aumento nas células vermelhas do sangue.
Quando o atleta retorna ao nível do mar, o nível de EPO é suprimido e a massa das células vermelhas declina gradualmente.

A massa das células vermelhas não aumenta por aproximadamente 10 dias depois da elevação dos níveis de EPO.

Caso não se possa mensurar a quantidade de Eritropoietina (EPO) diretamente, então medir os reticulocitos (células vermelhas não-maduras) dá uma indicação da resposta de EPO.

E sobre os níveis de ferro?

Atletas devem fazer um exame de sangue 6 semanas antes de começar um treinamento na altitude. Caso os níveis de ferritina sérica sejam menores de 30 ug/l para mulheres, ou menos de 40 ug/l para homens, aumente o consumo de ferro pela dieta e suplementos alimentares para elevar o nível de ferritina antes da exposição à altitude. Caso contrário, a resposta das células vermelhas do sangue será diminuída.

Se o nível de ferritina sérica for baixo, o atleta pode ainda ter um aumento nos reticulocitos depois da exposição à altitude, porém terão pouca quantidade de hemoglobina e podem não maturar em células vermelhas do sangue.

A prescrição de suplementos do \"U.S. Olympic Training Centre\" para elevar a ferratina é a suplementação de 120 a 130 mg de ferro elementar por dia, dividida em 2 doses tomadas com vitamina C. Ingira suplementos de ferro 30 minutos antes ou 60 minutos depois das refeições para elevar a absorção e diminuir a possibilidade de problemas gastrointestinais.

Qual é a diferença entre os atletas que respondem ao treinamento em altitude e os que não?

Há uma grande variabilidade na resposta dos atletas a viver na altitude. Alguns têm um aumento muito maior de Eritropoietina (EPO) do que outros numa determinada altitude. Atletas que têm uma resposta pequena de EPO podem necessitar morar numa altitude maior. As razões para a variabilidade são provavelmente genéticas.

Quando um atleta deve adicionar treinos em altitude ao programa de treinamento?

Altitude deve ser tratada com um componente dentro do programa de treinamento, similar a outras variáveis como velocidade, estilo de corrida, volume de treinamento, etc. Altitude deve ser adiciona ao programa de treinamento do atleta:

Modelo clássico: antes de uma competição importante, na fase de pico de treinamento, ou
Modelo pré-fase de alta intensidade: no final da fase de construção de base. Logo antes do treinamento de alta intensidade. O aumento na capacidade de transporte de oxigênio permite treinos em intensidades mais elevadas e recuperação mais rápida para um estímulo de treinamento elevado, de forma que o aumento na performance dura mais que a vida das células vermelhas do sangue. Utilizando esse modelo, os benefícios do treinamento em altitude duram aproximadamente 4 a 6 semana depois de retornar ao nível do mar.

E sobre a simulação de altitude?

Não está clara se há diferença entre a resposta fisiológica à hipóxia normobárica (tentas de altitude ou máscara de hipóxia) e à hipóxia hipobárica (morar na montanha).

A utilização de \"casas de altitude\" tem demonstrado produzir elevações significativas nos níveis de eritropoietina sérica, contagem de reticulocitos, massa das células vermelhas do sangue e hemoglobina.

\"Tendas de altitude\" devem prover os mesmos estímulos das \\\\\\\"casas de altitude\" se as horas de exposição forem similares.
São necessários mais dados científicos sobre o treinamento hipóxico intermitente (máscara de hipóxia).

Qual é a melhor \"dose\" de altitude?

Pense na altitude com uma droga com uma curva de resposta à dose. Você precisa maximizar os benefícios e minimizar os efeitos colaterais.

Se o atleta morar numa altitude muito baixa, então a resposta de Eritropoietina (EPO) será insuficiente para elevar substancialmente a massa das células vermelhas do sangue. Caso o atleta more numa altitude muito elevada, então ele pode sofrer excessiva aclimatação ventilatória, e outros efeitos colaterais.

Há evidencia científica e empírica que a faixa entre 2.000 e 2.500 metros é a melhor altitude para muitos atletas.

Até a Proxima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!