sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sabine Heitling, campeã pan-americana dos 3.000 m com obstáculos, atleta da Unisc. A Copa Brasil de Cross Country


Com 312 atletas (201 homens e 111 mulheres), que competem por 54 equipes de 9 estados e o Distrito Federal, será disputada no próximo domingo (dia 7), a Copa Brasil Caixa de Cross Country-2010. O evento, que abre oficialmente o calendário da Confederação Brasileira de Atletismo na temporada, será disputado no Jardim Botânico da cidade de Timbó, em Santa Catarina. Importantes corredores do País estão inscritos na competição, caso dos atuais bicampeões: Gladson Barbosa, nos 12 km masculino adulto, e Zenaide Vieira, nos 8 km feminino adulto. Ambos competem pelo Pinheiro e o primeiro treina com Cláudio Castilho, enquanto que Clodoaldo do Carmo é técnico de Zenaide. Entre os adversários de Gladson estão os gêmeos Cosme e Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento), Sérgio Celestino da Silva (Pinheiros) e Clodoaldo Gomes da Silva (que compete como convidado da CBAt).
No feminino, Zenaide adversárias como Sabine Heitling, campeã pan-americana dos 3.000 m com obstáculos, atleta da Unisc. Outras atletas confirmadas são Cruz Nonata (BM&FBovespa), campeã brasileira dos 5.000 m e 10.000 m, Rosângela Farias e Adriana Aparecida da Silva (as duas do Pinheiros). Os campões no ano passado, da categoria menor, Patrícia Lemos da Silva e Tiago Lima da Silva, e da categoria juvenil Jenifer Nascimento Silva buscarão a segunda vitória consecutiva na cidade catarinense.
Timbó, que é um dos principais centros do atletismo catarinense, tem aproximadamente de 36 mil habitantes, verá também a Copa Brasil Caixa de Marcha, nos próximos dias 20 e 21. A Copa Brasil Caixa de Cross será seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Cross, que será disputado no próximo dia 27, em Guayaquil, no Equador.
Serão convocados para representar o Brasil os cinco primeiros da prova masculina adulta os quatro primeiros colocados nas provas feminina adulta, masculina juvenil e feminina juvenil e os três primeiros colocados nas provas da categoria menor, masculina e feminina.

A competição é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Catarinense de Atletismo, com patrocínio da Caixa e apoio da Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Timbó.
Abaixo, a programação oficial da Copa Brasil:
1ª ETAPA - DOMINGO - DIA 7 - MANHÃ 08:30 - Cerimônia de Abertura 09:00 - 3 km Feminino Menor 09:30 - 4 km Masculino Menor 10:00 - 8 km Feminino Adulto 2ª ETAPA - DOMINGO - DIA 7 - TARDE 15:30 - 6 km Feminino Juvenil 16:00 - 12 km Masculino Adulto 16:40 - 8 km Masculino Juvenil Mais informações no link: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_cross/default.asp