quarta-feira, 28 de novembro de 2018

História parte l Pé de Vento

Corrida Medicor 1984, 
Em 2018 a Pé de Vento completou 35 anos. Para entender esta história vamos contar em cinco etapas. A etapa I, a pré história, etapa II a dos anos 80, etapa III dos anos 90, etapa IV a do início do novo século e etapa V a atual. 
Infância 
A da pré história da Pé de Vento  seria também minha história principalmente como se deu o início de tudo. Eu nasci no Nordeste de Minas. Com 7 anos um tio me visitou na fazenda onde morava, um local que nem sempre tinha acesso de carros. 

Certa vez esse tio lendo um livro em voz alta, e eu encantado pedi que me ensinasse a ler. Ele apenas ensinou algumas letras e foi embora. Com esse estímulo sozinho aprendi a ler e escrever. Já com 10 anos esse tio voltava a fazenda e aconselhou a minha mãe que eu deveria ir pra cidade estudar pois eu havia aprendido a ler sozinho. Assim fiz e quando terminei o último grau que tinha na cidade, o Ensino Fundamental em Águas Formosas MG, vim sozinho e sem ajuda, trabalhando, concluir o segundo grau e a Faculdade de Medicina da UFRJ no Rio de Janeiro em 1976. 

Em 1975 aconteceu uma olimpíada interna na Ilha do Fundão, Rio , onde fazia Medicina. Eu me inscrevi na corrida rústica de 7,4km vencendo com 24'58", com apenas 3 treinos. Em 1977 logo após formado recebi convite pra fazer residência médica em Petrópolis e já em 1979 iniciava como professor de ensino na Faculdade de Medicina de Petrópolis onde lecionei por 16 anos. Em 1983 a convite de um colega professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Nelson Feitosa, fomos juntos organizar uma corrida para médicos e corredores em geral.

Equipe Pé de Vento 
Resolvi formar uma equipe com ex colegas da UFRJ onde tinha amigos de várias outras faculdades. Ganhei como médico e ganhamos como equipe, com Pedro Hugo Müller XaubetEduardo VillelaJosé Zanini, Anielo Montuori, eu e outros . Nos anos seguinte também e vários corredores nos procuravam para entrar pra equipe e treinar comigo. O sucesso foi grande e isso atraiu outros inclusive atletas de destaques sendo os primeiros José Zanini e Sergio Luiz Rodrigues . Depois outros atletas internacionais apareceram sendo o primeiro Artur Castro. Continuava correndo e iniciei um longo estudo sobre metodologias de treinos e nutrição esportiva com a finalidade de ajudar a estes atletas que chegavam a equipe.

Maratona do Rio

Corrida campeonato universitário de Petrópolis 1.500 metros em uma pista de 200 metros há 860 metros de altitude, 4'15", medalha de ouro.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Corrida das Academias Run Caixa Rio.

Elite Pé de Vento Foto (EloAtle)
Aconteceu na manhã desse domingo 25 de novembro,  a Corrida das Academias Caixa. Milhares de atletas coloriram as pistas do aterro, em uma manhã agradável com calor típico da capital carioca. A corrida proporcionou aos participantes duas distâncias, para turma dos mais rápidos e iniciantes um percurso de 6km, e os mais experientes distancia de 10km.
O destaque do evento ficou por conta da equipe Pé de Vento, eque venceu as duas distancias, sete atletas da equipe estiveram no evento, o atleta Fabio Piabeta foi o vencedor dos 6km seguido do atleta Lira, outro atleta da Pé de Vento José Eloy ficou na Quarta colocação, no feminino a atleta Eliangela Thomaz ficou na terceira colocação geral dos 6km elite feminino.
Na distancia dos 10km o destaque ficou por conta do mais novo integrante da equipe Robson lima (Robinho)  ao vence a principal prova com o tempo de 30m30s, seguido do atleta Elieser e Marcos Vinicius, outros dos atletas da Pé de Vento figuram na quarta e quinta colocações.
(Dr. Henrique Viana )  ‘Academia Run Caixa. Aconteceu hoje no Aterro do Flamengo em percurso de 10km e 6km. Nos 10km vitória de Robson Lima da PDV com 30’32″, ficando em segundo Eliezer de Jesus 31’32″ da Apai e terceiro Marcos Vinicius com 32’46 do Cruzeiro. No 6km vitória de Fábio Sanches com 19’37″. Ambos campeões registraram suas primeiras vitórias nesta temporada. . Também Eliângela Tomaz foi terceira nos 6km.” Academia Run Caixa. Aconteceu hoje no Aterro do Flamengo em percurso de 10km e 6km. Nos 10km vitória de Robson Lima da PDV com 30’32″, ficando em segundo Eliezer de Jesus 31’32″ da Apai e terceiro Marcos Vinicius com 32’46 do Cruzeiro. No 6km vitória de Fábio Sanches com 19’37″. Ambos campeões registraram suas primeiras vitórias nesta temporada. . Também Eliângela Tomaz foi terceira nos 6km.
Pódio feminino