sexta-feira, 26 de novembro de 2010

10K Rio - Corrida Pan-Americana: A da Pé de Vento na Briga por Vitoria



Com seis atletas a equipe Pé de Vento estará presente nos 10k Rio, com seus atletas de destaque do atletismo nacional, são eles. José Eloy - Damião Ancelmo - Giovani dos Santos - enrtre outros.

Elite brasileira está forte e quer acabar com a hegemonia africana na competição que será disputada no Aterro do Flamengo, a partir de 7h30


Rio de Janeiro (RJ) - A 10k Rio - Corrida Pan-Americana está confirmada para este domingo (28) e promete muita disputa entre alguns dos melhores atletas da atualidade. A sexta edição da prova carioca terá largada e chegada em frente ao Monumento aos Expedicionários da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A competição reunirá 6.000 participantes e terá percurso de 10 quilômetros, com retorno antecipado para aqueles que correrem apenas 5 quilômetros.

A equipe brasileira vai forte para recuperar a hegemonia conquistada pelos africanos. Dos 10 atletas mais bem classificados no Ranking Nacional seis estarão no Rio de Janeiro. O campeão antecipado de 2010, Valdir Oliveira, Giomar Pereira da Silva (2º lugar). Luis Paulo da Silva Antunues (3º), Marcos Alexandre Elias (6º), Giovani dos Santos (9º) e Damião Ancelmo de Souza (10º), que ficou em quarto no ano passado e foi o melhor brasileiro na prova. Outro destaque é Gladson Barbosa, campeão em 2007.

No feminino, a elite brasileira conta com Cruz Nonata da Silva, bicampeã da 10K Brasil (2009 e 2010), Edielza Alves Guimarães, líder do Ranking Nacional e Conceição de Maria Carvalho, vice-líder. Completam o grupo Elizabeth Esteves de Souza, quinta no ranking, Sueli Pereira da Silva (8ª), Rosangela Raimunda Pereira e Andrea Celeste da Silva.

A equipe africana também estará bem representada na 10K Rio. Na categoria masculina, Mathew Cheboi, de 28 anos, é o destaque. O queniano venceu a Meia Maratona de São Paulo em 2007 e foi 3º em 2010. Completam a lista Marco Joseph, Mark Korir, Mathew Cheboi e Barnabas Klipagat Kosgei, todos também do Quênia e o tanzaniano Marco Joseph.

Entre as mulheres, o destaque vai para a queniana Bornes Jepkirui Kitur, campeã da Meia Maratona da Tanzânia, em 2010. Chemtai Riono Tukei (Quênia), Anastácia Msandai Mahomi (Tanzânia) e Carmen Patrícia Martinez (Paraguai) completam a elite feminina.

Nas cinco edições passadas, os africanos dominaram o pódio. Entre os homens, os quenianos venceram em 2005, 2008 e 2009. As duas vitórias de brasileiros foram com Franck Caldeira (2006) e Gladson Alberto Silva Barbosa (2007). Entre as mulheres, as quenianas faturaram o título em 2005, 2007, 2008 e 2009. A única vitória de uma brasileira foi em 2006, com Márcia Narloch.

Todos os campeões

2005 - Lawrence Kiprotich (QUE) - 28min55 (recorde da prova) / Margareth Karie (QUE) - 34min14s (recorde da prova)
2006 - Franck Caldeira (BRA) - 30min10s / Márcia Narloch (BRA) - 35min43s
2007 - Gladson Barbosa (BRA) - 29min50s / Chemtai Rionotukei (QUE) - 34min35s
2008 - Nicholas Koech (QUE) - 29min48s / Nancy Kipron (QUE) - 34min33s
2009 - Martin Tule(TAN) - 29min39s / Maurine Jelagat (QUE) - 34min33s.

Entrega de kits - A entrega dos kits para os atletas será feita neste sábado, dia 27, das 08h às 17h, no local de largada - Monumento aos Expedicionários da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Aterro do Flamengo.

A sexta edição da 10K Rio - Corrida Pan-Americana terá início a partir das 7h30 com os cadeirantes, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. A prova terá percurso de 10 quilômetros, com retorno antecipado para aqueles que correrem apenas 5 quilômetros.

A 10K Rio - Corrida Pan-Americana é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial da Fisk e da Fila, apoio de Montevérgine, Gatorade. Café 3 Corações, Gu Energy, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

JOSÉ ELOY É UM DOS ATLETA DA PÉ DE VENTO QUE ESTARÁ NA BRIGA POR VITÓRIA NOS 10K RIO



Eloy esta realizando otimos treinos, na cidade de Petrópolis região Serrana do estado do Rio de Janeiro, onde seu equipe tem uma sede.
Além do Eloy, a Pé de Vento terá mais seis atletas na briga por vitória neste domingo.

A sexta edição da 10K Rio - Corrida Pan-Americana terá início a partir das 7h30 com os cadeirantes, prosseguindo até às 8 horas, quando saem a elite masculina, geral masculino e feminino e atletas com outros tipos de deficiência. As provas serão disputadas num circuito de cinco quilômetros.

Nas cinco primeiras edições da prova, o Brasil conseguiu vencer com Franck Caldeira em 2006 e com Gladson Barbosa, em 2007, no masculino. No feminino, a única vitória brasileira foi obtida por Márcia Narloch, em 2006.

Inscrições continuam abertas - As inscrições para participar da prova, com percurso de 5 e 10 K, continuam abertas até o dia 24, ao preço de R$ 45,00. Os interessados devem acessar o site www.10krio.com.br.



A 10K Rio - Corrida Pan-Americana é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial da Fisk e da Fila, apoio de Montevérgine, Gatorade. Café 3 Corações, Gu Energy, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS.



Credenciamento de imprensa - Está aberto o credenciamento de imprensa para a 10K Rio - Corrida Pan-Americana. Os interessados deverão enviar e-email para gustavo@zdl.com.br até quinta-feira, dia 25. A mensagem deve ter o nome e função do profissional, além da empresa e telefones para contato.

domingo, 21 de novembro de 2010

Rudisha and Vlasic are World Athletes of the Year – 2010 World Athletics Gala


Monte Carlo - David Rudisha (KEN) e Blanka Vlasic (CRO) foram nomeados os Masculino e Feminino Mundial de Atletas do Ano de 2010, o presidente da IAAF Lamine Diack foi hoje anunciado.


Rudisha, 21, quebrou o recorde mundial nos 800 metros duas vezes nesta temporada, estava invicto em 12 competições ao longo da distância, reivindicou o título de Africano e venceu na abertura da IAAF / VTB Bank Continental Cup em Split, Croácia.

Vlasic, o bicampeão mundial no Salto em Altura, acrescentou um segundo título mundial indoor para sua coleção neste ano, estava invicto em sete competições Samsung Diamond League, e também aproveitou a IAAF / VTB Bank Continental Cup em sua cidade natal de Split.

"Eu devo dizer que ser atleta do ano é um desempenho extraordinário e honra, algo que todos nós como atletas quer alcançar", disse Rudisha, um ex-campeão mundial júnior, que foi nomeado para o atleta do ano pela primeira vez. Aos 21 anos, 338 dias de idade, Rudisha é o mais jovem de sempre ser nomeado Atleta Masculino do Ano ".

Em Berlim, em 22 de agosto, o jovem queniano cronometrou 1:41.09 para quebrar o recorde estabelecido por Wilson Kipketer 13 anos antes. Apenas uma semana depois, quebrou Rudisha-lo novamente, executando 1:41.01 em Rieti. "Depois de quebrar dois recordes mundiais em uma semana, eu estava esperando para ganhar essa", disse Rudisha.

Vlasic, jumper segunda maior da história em 2.08m, tampado mais uma temporada forte, com uma defesa bem sucedida de seu título no Mundial indoor, antes de embarcar em uma temporada quase perfeita ao ar livre. Ela alegou que seu primeiro título europeu, e venceu todos, mas duas de suas 14 competições ao ar livre.

"Esta é uma conquista impressionante, ele não pode ficar melhor que isso. Tenho orgulho e sinto-me honrado", disse Vlasic, que também foi líder do ano em co-mundo 2.05m. "Eu esforcei-me em cada competição deste ano. Portanto, o passo que eu fiz este ano psicologicamente significava mais do que ser capaz de saltar uma determinada altura. Portanto, vencer esse prêmio após esta temporada significa ainda mais." Ao todo, Vlasic ganhou 18 de seus 20 competições em 2010.