domingo, 5 de dezembro de 2010

Atletas da Pé de Vento: Damião e giovani Foram os Melhores Brasileiros nas Volta Internacioal da Pampulha.


Entre a lergião de africanos e dezenas de cruzeirense, com apenas cinco atletas a Pé de Vento foi destaque e classificou os melhores competidores brasileiros que figuraram no pódio, Damião conquistou a terceira colocação de forma brilhante se tornando o melhor representante brasileiro, outro atleta da Pé de Vento foi Giovani dos Santos, com pouco mais de um ano na equipe, ficou na quarta colocação, os demais Frazão, Eloy e Valerio, todos completaram os 17.850 mtrs.

05/12/2010 13:09

A prova teve 12.500 inscritos, que fizeram a festa nos 17,8 quilômetros do belo percurso, no contorno da Lagoa da Pampullha.

A Elite Masculina largou com 49 atletas, sendo 44 brasileiros dispostos a retomar o título. João Ferreira de Lima, o João da Bota, atleta do Cruzeiro, começou com forte ritmo, mas não conseguiu manter a ponta por muito tempo. O pelotão principal seguiu compacto, com algumas tentativas de fuga. Giovani dos Santos tentou escapar com 6,5 quilômetros, mas Barnabas e Mark Korir, também do Quênia logo se juntaram ao atleta da equipe Pé de Vento, de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.
Um companheiro de equipe de Giovani, Damião Ancelmo de Souza, assumiu a ponta a 800 metros da chegada. Nesta hora prevaleceu o maior preparo dos quenianos da equipe Fila. Num sprint final muito forte, Barnabas e Mark passaram Damião e ficaram com as duas primeiras posições.

Melhor brasileiro da prova, Damião, da equipe Pé de Vento, festejou sua atuação. "Fiz o meu máximo, mas fui surpreendido pelo sprint dos quenianos. Esperava um resultado melhor, mas estou satisfeito", disse o corredor, que teve a melhor temporada de sua carreira, com 11 vitórias e seis pódios nas 17 provas que disputou. "Foi meu melhor ano e quero fechá-lo com um pódio na São Silvestre", continuou o alagoano de Paulo Jacinto.

Damião trabalhava na roça em sua cidade natal e só começou a correr com 23 anos. "Comecei tarde porque morava na zona rural e trabalha na roça, arrancando toco", conta. Sete temporadas depois, pretende disputar os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. "Vou tentar me classificar para as provas de 5 ou 10k ou até mesmo na maratona. O maior sonho da minha vida é dar alegria ao povo brasileiro e ser reconhecido pelo meu trabalho", concluiu.


A 12ª edição da Volta da Pampulha confirmou a condição de uma das corridas mais importantes do calendário nacional. "A prova está crescendo e, a cada ano, atrai mais corredores de todo o Brasil pela beleza do percurso e o desafio de vencer os 17,8 quilômetros do entorno da Lagoa. É uma grande festa da qualidade de vida", explicou Thadeus Kassabian, diretor da Yescom, empresa organizadora do evento.



Resultados

Masculino

1- Barnabas Kiplagat Kosgei (Fila/Quênia) - 54min08seg
2- Mark Korir (Fila/Quênia) - 54min10seg
3- Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento/Grancursos) - 54min14seg
4- Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 54min15seg
5- Paulo Roberto Almeida Paula (Coopatos) - 54min16seg
6- Mathew Kiptoo Cheboi (Fila/Quênia) - 54min17seg
7- Franck Caldeira (Cruzeiro) - 54min20seg
8- João Ferreira Lima, o "João da Bota" (Cruzeiro) - 54min42s
9- Endale Mekonnen Tekileab (Fila/Etiópia) - 54min44s
10- Marco Joseph (Fila/Tanzânia) - 55min07seg


Feminino
1- Bornes Jepkirui Kitur (Fila/Quênia) - 1h05min12seg
2- Edielza Alves Guimarães (Sejelp/Pindamonhangaba) - 1h05min59
3- Maurine Jelagat Kipchumba (Luasa/Quênia) - 1h06min19seg
4- Tatiele Roberta de Carvalho (Sicredi) - 1h06min35seg
5- Conceição de Maria Carvalho (FindYourSelf/CAIXA) - 1h06min45seg
6- Joziane da Silva Cardoso (Cruzeiro) - 1h07min35seg
7- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Mizuno) - 1h08min30seg
8- Antonio Bernadete Lins da Silva (Centiser/CAIXA) - 1h10min02seg
9- Adriana Rosa Pereira (Cruzeiro) - 1h10min35seg
10- Elizabeth Esteves de Souza (FindYourSelf/CAIXA) - 1h10min46seg

A 12ª edição da Volta Internacional da Pampulha teve patrocínio da Caixa, Oi, Wizard e Sedex e patrocino especial da Fila. A realização foi da Yescom e Rede Globo com organização da Yescom e apoio de TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, Thule e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.


Vinícius Cabral - MTb.: 47.121


E-mail - vinicius@zdl.com.br

Siga a ZDL

Legenda: Largada geral

Download: web
alta
Crédito: Sérgio Shibuya / ZDL