sábado, 10 de março de 2012

Atletismo Mundial Indoor Brasil é Ouro com Mauro Venicius em Istambul Tur.


Divulgação/CBAt
Em período de treinamento 

O brasileiro Mauro Vinicius da Silva conquistou na terda deste sábado a medalha de ouro do salto em distância no Mundial Indoor de Atletismo, realizado em Istambul (Turquia). O atleta de Presidente Prudente (SP) venceu a prova com a marca de 8,23m.

- É campeão! Fiquei olhando, pensei que o cara (o russo Aleksandr Menkov, último a saltar) não tinha queimado, mas ele queimou. Ele tinha saltado muito. Atletismo a gente tem que treinar, treinar e, quando começa a acertar, é difícil parar de acertar. Eu salto 8,20m desde 2008, mas oscilava. Hoje, foi longe - afirmou Mauro, ao Sportv.

Na final, decidida o brasileirou superou o australiano Henry Frayne, que também saltou 8,23m, no desempate, por ter obtido a marca primeiro. Em terceiro ficou o russo Menkov, com 8,22m.




Mauro teve o primeiro contato com o atletismo logo aos 11 anos, quando ingressou, levado pelo pai, na escolinha comandada pelo treinador Aristides Andrade, que o revelou para o esporte. Ainda criança, no entanto, deixou os treinos para tentar a sorte no futebol.
"Eu o encontrei anos depois na pista, quando Mauro já tinha seus 18 anos", lembra Andrade. "Pelo que os irmãos dele me contam, ele queria é jogar futebol, porque o pai sempre foi muito ligado a esse esporte, mas o Mauro sempre passava na frente da bola, era muito veloz", conta, e aproveitou a brecha para recuperar o aluno.
"Eu o convenci a voltar à escolinha, e demos início a um trabalho no atletismo. O primeiro teste que eu passei foi no salto, mas como saltador também faz trabalho de velocidade...", lembra o treinador. Mauro também se destacou pelas características comuns aos corredores, explosão física e velocidade.
Hoje, apesar da breve carreira, Mauro concilia as duas especialidades. "A versatilidade dele para as duas coisas é um fator de complicação, mas é só distribuir o treino direitinho, entre o trabalho técnico de salto e a repetição do treino de força de salto para aceleração, o que a gente chama de 'força de sprint'", conta Andrade, que não poupa elogios ao pupilo. "Mauro tem facilidade com o trabalho técnico, o que facilita a adaptação."
O saltador ainda esperava fazer o índice nas provas de 100 m e 200 m rasos, porém acabou desistindo da opção em virtude da disputa com Erivaldo Vieira no salto em distância.

Data de nascimento

26/12/1986

Local de nascimento

Pres. Prudente (SP)

Residência

S.José do Rio Preto (SP)

Peso e altura

69 kg / 1,83 m

Prova

Salto em distância

Participação em Pequim

Eliminatórias - 26º





quarta-feira, 7 de março de 2012

Meia Maratona de São Paulo Giovani da Pé de Vento é Quinto 3a. Melhor Atleta Brasileiro



 largada da elite masculina foi dada junto com a categoria geral, às 7h30 na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. Sob a temperatura de 19 °C, o sol já estava forte – apesar de o céu estar parcialmente nublado.


Giovani dos Santos, bate recorde pessoal na distância de 21km, o mesmo completo a Meia Maratona Internacional de São Paulo, com o tempo de 1h2m59s. Giovani esta treinando em Cochabamba a 2.640, metros de altitude, onde vai correr a Maratona de Milão na Itália, no dia 15 de abril, esta indo com intensão de alcançar o índice Olímpico para Maratona.


Marílson chegou logo atrás, com 1h01min46. “Queria correr forte. Eu ‘saí’ muito cedo, abri 50 metros a partir do quarto quilômetro e corri só. Ele me ultrapassou no 17º, tentei reagir, mas ele estava melhor”, reconhece o brasileiro.

“Foi uma estratégia suicida (forçar no início), mas o objetivo era esse, correr forte. Fiz a minha melhor marca aqui e fico feliz pelo resultado, triste só por perder a prova”, acrescenta.

O terceiro colocado foi Paulo Roberto de Almeida Paula, com 1h02min31. “Fiz a minha prova, sei como estou treinando. A Meia de SP é uma corrida pesada em que não se pode ter quebra de ritmo, senão paga um preço alto. Fiz na minha condição e tive um bom resultado”, conclui.

Confira a classificação da categoria masculina da Meia Maratona Internacional de São Paulo:

  • 1º Joseph Kachapin Aperumoi (QUE) – 1h01min38

  • 2º Marílson Gomes dos Santos – 1h01min46

  • 3º Paulo Roberto de Almeida Paula – 1h02min31

  • 4º Stanley Kipchirchir Koech (QUE) – 1h02min53

  • 5º Giovani dos Santos – 1h02min59

  • domingo, 4 de março de 2012

    Atleta da Pé de Vento: Gilberto Lopes, Conquista o Campeonato Sul-Americano.


    Gilberto Campeão Brasileiro e Sul-Americano
    Jovem atleta da Equipe Pé de Vento, Gilberto Lopes, 22 anos,  é medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano, Lima Peru, o competidor provou que esta em ótima forma, Gilberto entrou para o Roll das estrelas da Pé de Vento, conquistando resultados internacionais para o atletismo brasileiro, " A Pé de Vento esta a quase três décadas formando e desenvolvendo novos campeões para servir as cores do nosso pais.


    Da Assessoria de Imprensa da CBAt
    O Brasil dominou amplamente o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputado em Lima, no Peru, neste domingo 4. Das seis provas disputadas, quatro tiveram vencedores brasileiros, assim como vitória por equipe da Seleção Nacional: adulto masculino, adulto feminino, juvenil masculino e menor masculino.

    "O Campeonato foi disputado num campo muito bom, que respeitou os fundamentos das corridas de cross country, com obstáculos naturais", disse o treinador da Seleção, Claudio Castilho. "O Gilberto Silvestre e a Tatiele de Carvalho fizeram uma corrida com estratégia correta e ganharam bem as provas entre os adultos."

    O treinador elogiou também os três representantes da prova menor masculina: "Fizemos todo o pódio, mas o mais importante é que os meninos mostraram que têm futuro e darão muito trabalho daqui a algum tempo."

    A competição reuniu corredores de oito países na Escola de Equitação do Exército, no distrito de Molina, na capital peruana.





    Resultados

    Masculino
    Adulto

    1º Gilberto Silvestre Lopes - RJ - 12 km
    2º Sergio Celestino da Silva - SP - 12 km
    BRA campeão por equipes

    Juvenil
    1º Thiarles Cacanha dos Santos - PR - 8 km
    3º Ioran Fernandes Etchechury - RS - 8 km
    BRA campeão por equipes

    Menor
    1º Victor Vinicius Alves da Silva - MT - 4 km
    2º Thiago do Rosário André - RJ - 4 km
    3º Weverton Fidelis - PR - 4 km
    BRA campeão por equipes

    Feminino
    Adulto

    1º Tatiele Roberta de Carvalho - SP - 8 km
    BRA campeão por equipes

    Juvenil
    Sem pódio individual
    BRA vice-campeão por equipes

    Menor
    Sem pódio individual
    BRA vice-campeão por equipes