domingo, 6 de março de 2016

Cinco atletas da Pé de Vento na Maratona de Tokyo, Japão.

atletas da equipe Pé de Vento 

Cinco atletas da equipe Pé de Vento/Caixa terão uma grande oportunidade no próximo dia 28. Gilmar Lopes, Antônio Wilson, Flávio Stumpf, Lázaro Sá e Rafael Soares vão participar da Maratona de Tóquio (Japão). A viagem será na madrugada deste sábado para domingo (21) e a ida acontece por convite e intermédio do consulado do Japão no Brasil.
O convite partiu do país asiático, numa forma de integrar as duas próximas sedes olímpicas. Os japoneses procuraram na principal equipe de atletismo do Rio (sede dos Jogos de 2016) atletas que tem potencial – e idade – para participar da competição multiesportiva de 2020.
Outro pedido foi pela indicação de um atleta que tenha tido no esporte uma chance de mudança de vida. É o caso de Rafael Soares, que foi ​envolvido ao mundo das drogas quando adolescente, em Brasília (DF), e saiu dessa vida quando conheceu o atletismo. Com pouco tempo de treino, foi indicado para a Pé de Vento/Caixa, onde está desde o início de 2015.
Toda a viagem foi tratada pelo consulado do Japão no Brasil. O próprio cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Kenichi Ozawa, esteve no treinamento da Pé de Vento/Caixa, em janeiro, e ficou ao lado do técnico da equipe, Henrique Viana, durante a Corrida de São Sebastião, também no mês passado.
– Este ano, como sabemos, a Olimpíada vai acontecer no Rio de Janeiro. E daqui a quatro anos, será em Tóquio. Então, para nós, poder convidar atletas do Rio é algo muito importante, significativo, pois é uma ponte entre essas duas nações, essas duas cidades. Nós consideramos isso muito importante e por isso fizemos esse convite para que os atletas pudessem participar da Maratona de Tóquio – explicou Ozawa.
Oportunidade
A viagem a partir do Rio está marcada para 2h de sábado para domingo. Do Brasil, eles partem para Dubai (Emirados Árabes). De lá, fazem conexão para a cidade de Tsukuba, que fica a 69 km da capital japonesa. Eles chegam ao local da prova no dia 27. Tudo isso foi explicado durante uma reunião no consulado japonês na última quinta-feira (18), em que também foi oferecido um coquetel para a equipe, membros do consulado, representantes da Secretaria Municipal de Esportes do Rio e dos comitês olímpicos do Brasil e do Japão. Nesse evento, os atletas ganharam pares de tênis para usar na maratona, uma cortesia da empresa japonesa Asics.
Para todos os atletas que vão para o Japão – alguns deles vão sair do país pela primeira vez, outros vão estrear em maratonas –, o convite é classificado com uma oportunidade única.
– Esse convite foi muito bom. A gente já treinando desde novembro com foco nessa maratona. Agora é chegar lá e fazer um grande resultado. Se nessa prova a gente conseguir fazer uma boa marca, vai abrir as portas para as maratonas lá fora. Agora é com a gente. Foi um convite especial, vai ser uma viagem inédita, poder conhecer o país e ainda mais correndo uma das grandes maratonas do mundo vai ser muito bom – afirmou Gilmar Lopes, que nunca correu 42 km.
– Quando recebi a notícia do Dr. Henrique que eu era um dos que ia para o Japão, fique muito feliz. Desde então, venho me dedicando aos treinos para chegar lá e sair com uma boa marca. Sei que essa é uma oportunidade de melhorar minha marca na maratona – comentou Antônio Wilson, que é considerado líder do grupo que vai ao Japão.
– Eu não estava me preparando para maratona, estava iniciando minha preparação física para a temporada, quando surgiu uma vaga no início de janeiro. Foi aí que comentei com o Dr. Henrique se ele não conseguiria uma vaga para mim, pois seria um sonho, já que nunca corri fora do país. Quando fui chamado, eu fiquei muito feliz e mudei imediatamente meu planejamento de treinos. Correr a maratona de Tóquio vai ser muito proveitoso, um grande aprendizado. Espero fazer uma ótima prova – declarou Lázaro Romero de Sá. Nesta semana, ele contou que próximo da cidade natal dele, Oliveira (MG), há um lugar chamado “Japão Grande”. Quando foi contar para amigos que iria para o Japão, eles pensaram que era para o Japão Grande. Foi então que ele explicou que na verdade vai para o outro lado do mundo.
– Treino focado em poder representar bem toda a equipe Pé de Vento/Caixa e fazer uma ótima marca. Esse convite, essa oportunidade é única. Nunca pensei que um dia poderia viajar para fora do Brasil e fazer o que mais amo, que é correr. Sei que vai depender de cada um para que se abram várias portas para os outros atletas no cenário mundial. Que possamos dar e fazer nosso melhor. Só posso agradecer ao Japão pelo convite – disse Flávio Stumpf, que jamais foi para outro país.
– Quando recebi a notícia que iria para o Japão, eu tinha acabado de chegar do colégio. O Dr. Henrique disse para mim: “você vai para o Japão, arrume seus documentos”. Eu fique surpreso e um pouco espantado, pensei: “ué, eu para o Japão?”. Estou muito feliz em poder estar com essa com essa equipe. Eu agradeço a oportunidade de estar com os melhores atletas e profissionais – falou Rafael Soares, o mais novo do grupo: tem 20 anos.
O técnico da equipe, Dr. Henrique Viana, acredita que as condições do local da prova e, principalmente, a euforia dos atletas podem fazer com que eles conquistem bons resultados.
– Alguns atletas ficaram eufóricos. Eles estão treinando ao máximo. Essa é uma das top 10 entre as maratonas do mundo: uma das mais rápidas, mais bem organizadas e que tem um clima muito favorável. Como a largada será às 9h lá no Japão, eu acredito que a temperatura esteja em 8º C ou 9º, com a chegada em 11º ou 12º, uma temperatura muito boa para fazer uma marca ótima. Juntando com a topografia (o percurso é praticamente todo plano) e a vontade deles de fazer o melhor, acho que o melhor vai vir – explicou Dr. Henrique.
Texto: Rômulo Barroso