segunda-feira, 16 de julho de 2018

Atletismo Brasil conquista duas medalhas, prata e bronze no mundial sub 20 na Finlândia


 
Com medalha de prata do salto triplo do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, no Ratina Stadium, na cidade de Tampere, na Finlândia. Foi a segunda medalha brasileira na competição, encerrada neste domingo, e a 14ª de toda a história.

Mirieli, nascida em Conceição do Araguaia (PA), mas criada a vida toda em Sorriso (MT), garantiu a prata em sua quinta tentativa, quando saltou 13,81 m (1.5), quebrando o seu recorde pessoal, que era de 13,60 m (0.6), obtido na qualificação de sábado (14).

A brasileira, que não participou do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, no final de junho, por causa de uma lesão na coxa esquerda, em Bragança Paulista (SP), comemorou muito a recuperação e a medalha, abraçada ao treinador Marcos Vieira, do ASA Sorriso.

"Não sei nem dizer o que estou sentindo. Não dá para explicar. Estou muito feliz, quando dei o quinto salto tinha certeza da medalha. Nossa. Só diz que estou muito feliz", disse por telefone. "Acho que a ficha vai cair mais tarde", completou.


Com medalha de bronze na prova dos 400 m com barreiras do Campeonato Mundial Sub-20 de Tampere, que termina neste domingo (15), no Ratina Stadium, na Finlândia. Foi a primeira medalha brasileira da competição.

Para garantir um lugar no pódio, o paulista de 18 anos, nascido na cidade de São Joaquim da Barra, completou a prova em 49.78, melhorando o seu recorde pessoal, que era de 50.48. A medalha de ouro ficou com o sul-africano Sokwakhana Zazini, com 49.42, enquanto a prata foi para Bassem Hemeida, do Catar, com 49.59.

Treinado por Felipe Siqueira da Silva, no Pinheiros, Alison comemorou muito o resultado. "Sabia que tinha condições de brigar por uma medalha e para isso teria de melhorar meu tempo. Estou muito feliz por levar a medalha para o Brasil e quero agradecer ao meu treinador e aos meus familiares", disse o atleta, logo após a prova, enrolado numa bandeira brasileira.

O Brasil teve uma delegação com 20 atletas em Tampere - sete homens e 13 mulheres. Os brasileiros participaram de oito provas finais em Tampere. Além da medalha de prata de Mirieli e de bronze de Alison Santos, destaques para:

5º - Pedro Henrique Rodrigues - lançamento do dardo
6º - Lorraine Martins - 100 m
7º - Lorraine Martins - 200 m
8º - Revezamento 4x400 m (Marlene Santos, Tiffani Marinho, Chayanne da Silva e Letícia Lima)
9º - Valquiria Meurer - lançamento do disco
10º - Fabielle Samira Ferreira - lançamento do dardo

"Formamos uma Seleção forte para o Mundial Sub-20 e todos os convocados garantiram vaga ao atingirem índices. Gostaria de dar meus parabéns a todos pelo empenho com quem defenderam o Brasil", comentou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

Mirieli comemora na pista (Fernando Reis/CBAt)