segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Zenaíde vence Gonzaguinha em sua primeira disputa de 15km

Especialista nos 3.000m com obstáculos, Zenaíde Vieira resolveu correr provas mais longas neste final de ano a fim de fazer um melhor trabalho de base para a próxima temporada. E os resultados não demoraram nem um pouco a aparecer: logo em sua primeira disputa de 15km, na Prova Sargento Gonzaguinha, a atleta sagrou-se campeã.

Após escapar no segundo quilômetro do percurso, Zenaíde completou a prova em 52min52s, exatamente um minuto antes de Edielza Alves dos Santos Guimarães. A terceira posição ficou com Adriana Aparecida da Silva, com 54min01s.

"Já deu para ter uma experiência", comemorou a atleta da Rede Atletismo, obrigada a competir debaixo de chuva. "Já esperava correr a São Silvestre alguns anos, atrás mas como a temporada de pista judiava um pouco, eu chegava no final do ano machucada e não consiguia treinar", explicou.

Descartando a possibilidade de focar sua carreira em provas de rua, Zenaíde falou que a maior dificuldade na Gonzaguinha era ela mesma. "Ninguém me acompanhou quando escapei, então ficou difícil de imprimir um ritmo mais forte. Isso é ruim, meio complicado...", confessou a corredora, que espera encontrar um cenário bem diferente no último dia do ano. "Na São Silvestre eu eu vou encontrar um ritmo mais forte, mas espero conseguir acompanhar", destacou.

Técnico de Zenaíde, Clodoaldo Lopes do Carmo, garantiu que não se surpreendeu com o resultado. "A gente tinha traçado como meta correr ao redor de 3min30s por quilômetro e, pelo tempo que ela pegou no relógio, deu 3min31s de média.

Está dentro do que esperávamos, até porque choveu bastante, havia algumas poças ao longo do caminho, no final a pista é de terra... O importante é que ela se sentiu muito bem, chegando inteira e tranquila", comentou o treinador.

Para a São Silvestre, Lopes torce por um clima mais quente. "Assim ela pode produzir um resultado parecido com o que ela hoje, guardadas as devidas proporções: lá, o objetivo será de 3min34s, 3min35s por quilômetro. Se isto acontecer, ela vai brigar pelo pódio", garantiu.

Confira os cinco primeiros colocados da prova feminina da Gonzaguinha:
1 - Zenaíde Vieira, 24 anos - 52min52s
2 - Edielza Alves dos Santos Guimarães, 29 anos - 53min52s
3 - Adriana Aparecida da Silva, 28 anos - 54min01s
4 - Michele Cristina das Chagas, 22 anos - 54min47s
5 - Sirlene Souza de Pinho, 24 anos - 55min49s


Carolina Canossa - São Paulo (SP)