quarta-feira, 22 de agosto de 2018

ENCONTRO FIEP IMPERIAL 20 ANOS CRER1

Em comemoração dos vinte anos da Educação Física A Universidade Estácio de Sá promove encontro da  Semana da Educação Física de 25 a 30 de agosto no Universidade Estácio de Sá Rua Bingen número 50, Petrópolis RJ.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Atletismo Pé de Vento celebra 35 anos

Neste domingo 19 de agosto, após a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, a equipe Pé de Vento celebrou seus 35 anos de história no atletismo brasileiro,
A Pé de vento foi fundada em junho de 1983, pelo treinador e médico da equipe, Dr. Henrique Vianna. Ao longo de sua existência a Pé de Vento conquistou títulos pelos quatro cantos do mundo, o que faz com que hoje seja apontada como uma das maiores equipes de fundo da América Latina e também a maior do Brasil, possuindo dois dos três melhores fundistas do país.
Dr. Henrique Vianna, é maratonista e abnegado treinador, como fundador da equipe, a história dela não pode ser contada SM se falar nele. Henrique é apaixonado por maratonas e isso o levou a fundar a equipe tem a especialidade das corridas de longa distância. Por suas mãos já passaram inúmeros atletas. Muitos ganharam fama, outros, mesmo no anonimato, guardam lembrança da dedicação com que Dr. Henrique trata todos aqueles que querem levar a profissão de atleta a sério. Considerado hoje como um dos maiores especialista do Brasil em corridas de rua, para ele o atletismo é uma das melhores ferramentas de resgate da cidadania e de fomentação da responsabilidade social.
Palavra do Dr. Henrique. Desde 1983 a Pé de Vento está atuando descobrindo e desenvolvendo atletas de fundo. Isto levou há duas medalhas em campeonatos mundiais e duas São Silvestre além de inúmeras medalhas em pan americanos sul americanos brasileiros, além das melhores marcas brasileiras em 10km 10.000 metros meia maratona e maratona . Hoje fizemos uma comemoração para relembrar todas estas conquistas. Nossos agradecimentos a todos atletas que participaram desta história e tb aos que estão fazendo parte ativa disso tudo.
Atletas da Pé de Vento brilham ao redor do mundo
Ao longo de sua história, os atletas da equipe petropolitana não brilharam apenas no cenário nacional, mas também alcançaram vitórias expressivas em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, África do Sul, Coréia, Alemanha, Portugal, Grécia, Itália, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai, entre outros. Por várias vezes, seus atletas participaram dos Jogos Pan-Americanos, de Campeonatos Mundiais e até das Olimpíadas.
A Pé de Vento já cedeu atletas para representar o Brasil, em Olimpíadas, em duas oportunidades e é uma das poucas equipes do país que teve este privilégio.
3 Participações em Jogos Olímpicos
  • 1996 – Olimpíadas de Atlanta, Estados Unidos: Atleta da Pé de Vento – Luiz Antonio dos Santos e Ronaldo da Costa
  • 2000 – Olimpíadas de Sydney, Austrália: Atleta da Pé de Vento – Eder Moreno Fialho.
  • 2004 - Olímpíada de Pequim China: Atleta Franck Caldeira

5 Medalhas em Jogos Pan Americanos

  • 1995 – Jogos Pan-Americano de Mar Del Plata, Argentina: Medalha de Bronze – Luiz Antonio dos Santos.
  • 1995 – Jogos Pan-Americano de Mar Del Plata, Argentina: Medalha de Bronze – Ronaldo da Costa
  • 1999 – Jogos Pan-Americano de Winnipeg, Canadá: Medalha de Bronze – Eder Moreno Fialho.
  • 2007 –Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro, Brasil: Medalha de Ouro – Franck Caldeira
  • 2011 - Jogos Pan-Americano de Guajalara México: Atleta Giovani dos Santos.

2 Medalhas em Campeonatos Mundiais de atletismo.

  • 1993 - Campeonato Mundial de Meia Maratona Oslo, na Noruega: Atleta Ronaldo da Costa
  • 1995 - Campeonato Mundial de Atletismo – Maratona Gotemburgo Suécia: atleta  Luiz Antonio.
O Campeonato Mundial de Atletismo é um evento organizado pela Federação Internacional de Atletismo Amador(IAAF), órgão máximo da modalidade, e disputado pela primeira vez em Helsinque na Finlândia, em 1983 Mundial de atletismo: 2 participações da equipe.
Em sua quinta edição em 1995 na cidade de Gotemburgo Suécia, a Pé de Vento, fazia-se presente com o competidor Luiz Antonio dos Santos, que entraria para história ao conquistar a medalha de bronze para o Brasil, fruto de um trabalho baseado em pesquisa e muito profissionalismo.
Em 1997 outra vez a Pé de Vento, lá estava, desta vez com dois atletas Eder Moreno Fialho e Luiz Antonio dos Santo, e o mestre Dr. Henrique Viana desta vez como técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, conquistando a medalha de Bronze para o Brasil por equipe.
Nesta competição a Pé de Vento, já representou o Brasil em cinco campeonatos mundiais, em 1994 Ronaldo da Costa com a marca de 1:00´54″, ele ganhou o bronze na Meia-maratona de Oslo, na Noruega, estabelecendo novo recorde Sul Americano nesta prova.
No ano de 2003 em outro atleta nosso Willian Amorim esteve em Lisboa Portugal representando o Brasil.
Em 2004 foi a fez de Franck Caldeira na Índia na cidade de Nova Delhi junto com o treinador Dr. Henrique Viana como técnico da seleção brasileira.
No ano de 2005 no Campeonto Mundial de Meia Maratona desta vez em Edmonton Canadá a PÉ DE VENTO lá estava representado pelo competidor José Eloy.
8 Participações em  Campeonatos Mundiais de Cross Country
O primeiro evento internacional oficializado teve lugar em Hamilton, na Escócia. Foi uma competição que reuniu corredores das nações britânicas (Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda). Em 1907, uma equipe francesa entrou no Campeonato, neste ano disputado em Glasgow, novamente na Escócia Cross Country 5 participações da Equipe.
Em 1988, na cidade de Estavanjer, Noruega a Pé de Vento manda um atleta pela primeira vez para essa modalidade. O nosso primeiro atleta de destaque no atletismo: Artur Castro.
Em 1992 na cidade de Boston nos Estados Unidos foi a vez atleta e técnico integrar a Seleção Brasileira de Atletismo com a presença de Clair Wathier e o técnico Henrique Viana.
Na França em Aix Lês Bain, no ano de 1994, outro atleta de nossa equipe integrou o time do Brasil.
Em 2006, no Japão na cidade de Fukuoka, a Pé de Vento, classificou dois atletas José Eloy e Reginaldo Jr. Entre os atletas estava o treinador da equipe.
Em 2008 a Pé de Vento, volta ser destaque tanto no Copa Brasil de Cross Country, Sul-Americano e no Campeonato Mundial. A equipe é Campeã brasileira da competição nacional, e dos 23 atletas convocados 13 são da Pé de Vento, mesmo acontecendo com a convocação para o Campeonato Mundial de Cross Country em Edimburgo Escócia, a PÉ DE VENTO colocou sete atletas na competição.

1 Medalha de Ouro no Campeonato Ibero Americano

Pé de Vento, com apenas uma participação nesta modalidade onde esteve presente o técnico e o atleta Henrique Viana e Franck Caldeira.
Franck Caldeira, considerado uma das maiores revelações do atletismo brasileiro nos últimos anos, No dia 3 de setembro, ele conquistou o título de campeão Ibero-americano, na meia-maratona realizada em Maracaibo, na Venezuela. Com a vitória, o brasileiro tornou-se um dos dois únicos atletas não-quenianos a vencer a competição em 13 anos de disputas.
Resultados em Maratonas, Meias  e Corridas Internacionais
  • Bi-Campeã da Maratona Internacional de Chicago USA.
  • Bi-Campeã da Maratona Internacional de São Paulo BRA.
  • Bi-Campeão da Corrida de São Silvestre SP BRA.
  • Campeã nas Maratonas Fukuoka e Beppu Oita JAPÃO
  • Tetra-Campeã da Meia Int. do Rio de Janeiro BRA.
  • 8 Títulos na Volta Int. da Pampulha BRA

Africano vence a 22ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Com temperatura em torno de 20 graus, foi dada a largada na manhã desse domingo 19/2 a a 22ª edição da Meia Maratona do Rio de Janeiro. O vencedor da prova masculina ficou por conta do queniano Paul Kipkorir cruzou  alinha de chegada no Aterro do Flamengo com o tempo de 1:05:02. No feminino a também queniana Esther Kakuri, conquistou pela segunda vez o titulo da Meia Maratona Internacional do rio de Janeiro. 

O melhor brasileiro foi Wellington Bezerra da Silva, do Cruzeiro, que chegou em segundo lugar, 25 segundos atrás do campeão.
PÓDIO 2018.

A Pé de Vento participou da Prova com 5 atletas sendo 4 masculino e um feminino todos largaram no pelotão de elite da prova.

Masculino
1) Paul Kipkemoi Kipkorir (QUE), 1:05:02
2) Wellington Bezerra da Silva (BRA), 1:05:27
3) Denis Kemboi Bera Kusimba (QUE), 1:05:42
4) Paulo Roberto Almeida Paula (BRA), 1:06:17
5) Demiso Legese Gudeta (ETH), 1:06:23

Feminino
1) Esther Chesang Kakuri (QUE), 1:18:42
2) Emily Chepkemoi Arusio(QUE), 1:18:46
3) Meseret Gezahegn Merine (ETH), 1:19:03
4) Salome Chepchumba Masobo (QUE), 1:19:26
5) Marcela Cristina Gomes Cordeiro (ARG), 1:19:41



A Meia Maratona do Rio de Janeiro é uma realização e organização da Globo e Yescom, com promoção e transmissão da TV Globo, Globoesporte.com, Euatleta.com, SporTV e apoio da Prefeitura do Rio. A supervisão é da IAAF, AIMS, CBAt e Farj.