sábado, 7 de fevereiro de 2015

Elite Pé de Vento, junto com a elite nacional na Copa Brasil de Cross Country.

Elite Pé de Vento (foto Eloy)
A equipe Pé de Vento/Caixa estará representada por seis atletas na Copa Brasil de cross country, que será realizada neste domingo (8), em São Paulo. Os destaques são Gilberto Silvestre Lopes, Antonio Wilson (Toim) e Daniel Chaves. Além deles, também estão inscritos Antonio Ribeiro (Tonhão), Carlos Santos (Cachorrão), Tiago Ferreira e Jurandir Couto. 

Gilberto Silvestre Lopes conquistou recentemente o título das 10 milhas de Comodoro Rivadavia, na Patagônia (Argentina). Além disso, foi campeão da Copa Brasil em 2013. Já Antonio Wilson (Toim) ficou em primeiro lugar no Campeonato Estadual de cross country na última semana. Para o técnico da Pé de Vento/Caixa, Dr. Henrique Viana, os dois chegam como favoritos. 

– Dos nossos atletas, Gilberto é o mais experiente. Ele vem de um título na Argentina e está bem fisicamente. O Toim está bem também, venceu o Estadual. Eles dois estão em um nível muito próximo, treinaram juntos para a Copa Brasil. São candidatos sérios a vagas no Pan-americano e até a vitória – comenta o treinador. Maior nome da equipe, Giovani dos Santos também estará presente. 

Outro nome importante do time petropolitano que estará em ação em São Paulo é Daniel Chaves. Incorporado ao elenco da Pé de Vento/Caixa nesse ano, ele foi vice-campeão da prova em 2013 e já participou dos Mundiais da categoria em 2009 (Jordânia) e 2013 (Polônia), com participações ainda em Sul-americanos e Pan-americanos. Mesmo com pouco tempo de treino desde que foi incorporado à equipe, ele projeta ficar no pódio.

– Sinto que estou bem preparado. Mesmo com um mês de treino nessa fase de transição, o treinamento tem sido bom e tenho expectativa alta. Essa temporada de cross serve como preparação para a temporada. Então espero ir bem e ficar entre os cinco primeiro – diz o atleta. 

A intenção de Antonio Ribeiro (Tonhão), Carlos Santos (Cachorrão), Tiago Ferreira e Jurandir Couto é fazer boas marcas para ficar no top 10. O primeiro já foi campeão nas categorias Juvenil e Menor. Cachorrão, que ficou em oitavo em 2014, quer melhorar o desempenho. Tiago Ferreira vai para a terceira aparição na Copa Brasil. Já Jurandir estreia na competição. Para Henrique Viana, todos estão bem preparados, mas devem estar atentos as condições da pista, que pode ser traiçoeira. 

– O cross country é sempre uma incógnita, sempre difícil porque tem obstáculos, lama. Pelo que tenho acompanhado, tem chovido por lá, e isso pode tornar as condições imprevisíveis. Então, os favoritos podem não se dar bem, enquanto de alguém que não se espera muito, se sair melhor – finaliza. 

A Copa Brasil de cross country acontecerá no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. O percurso tem aproximadamente 2 km. Na competição masculina Adulta (12 km), os corredores dão seis voltas. A prova será realizada às 9h15. A equipe é a atual tetracampeão do torneio nessa categoria – Damião Ancelmo de Souza (2011), Gilmar Silvestre Lopes (2012), Gilberto Silvestre Lopes (2013) e Valério de Souza Fabiano (2014).

À tarde, serão disputadas as categorias de base: às 14h50, Rafael Gregório será o nome da Pé de Vento/Caixa entre os Menores (6 km), e às 15h30, Rafael Soares corre pelo time petropolitano no Juvenil (8 km). Todos concorrem a vagas no Pan-americano de cross country, que será na cidade de Barranquilla (Colômbia), nos dias 21 e 22 de fevereiro.