sábado, 28 de novembro de 2009

Quinta edição da prova acontece domingo, no Aterro do Flamengo. Evento reunirá 6.000 atletas e vai ter transmissão dentro do Esporte Espetacular

Brasileiros e quenianos duelam na 10KDisputada normalmente no domingo antes do Natal, a quinta edição da Corrida Pan-Americana 10K Rio será realizada este ano no dia 29 de novembro e promete agitar o Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. A competição vai ter início às 7h45m para a elite das mulheres e 8h para a dos homens. O evento reunirá o número recorde de 6.000 participantes e terá seus melhores momentos exibidos pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.
A 10K Rio chega à sua quinta edição com o placar de 5 a 3 para o Quênia. Na edição de estreia, o país africano abriu 2 a 0, com Lawrence Kiprotich e Margareth Karie cruzando a linha de chegada em primeiro. No ano seguinte, Franck Caldeira e Márcia Narloch ganharam e deixaram a disputa empatada. Em 2007, Gladson Barbosa e Chemtai Rionotukei mantiveram a igualdade. Em 2009, Nicholas Koech e Nancy Kipron abriram vantagem para os quenianos.
Africanos e Extrangeiros
A corrida deste ano terá pelo menos cinco representantes do continente africano. Entre as atrações estão o queniano Kipkemei Mutai, de 23 anos, e o tanziano Martin Sule (28), que venceu no início de novembro o 10K Brasil, disputado em São Paulo. O grupo é completado pelos quenianos Emanuel Bell, Maurine Kipchumba e Ednah Mukhwana.
Feminino Brasileiras
A disputa mais equilibrada deverá ser no feminino, entre a líder do Ranking de Corredores de Rua, Marizete Resende, e a segunda colocada, Marizete dos Santos. Fabiana da Silva, vice-campeã da São Silvestre do ano passado, Maria Zeferina, campeã da Maratona de São Paulo, Sirlene de Pinho, campeã da Meia Maratona do Rio, e Cruz Nonata, vencedora do 10K Brasil, também integram o pelotão feminino.
Masculino Brasileiros
Líder do ranking do circuito de corridas da Caixa, o baiano Giomar Pereira da Silva vai ser uma das estrelas da prova no masculino. Em 2008, ele terminou a corrida em segundo lugar e foi o brasileiro mais bem colocado. Mas neste ano, ele espera ainda mais.

Tive alguns problemas estomacais há duas semanas, o que atrapalhou um pouco os meus treinos. Até o dia da corrida, porém, estarei totalmente recuperado e pronto para tentar outro lugar no pódio - disse o atleta.
Atletas da Pé de Vento
Damião Ancelmo, campeão da Meia Maratona de São Paulo, Raimundo Nonato, brasileiro mais bem colocado na São Silvestre de 2008, Gladson Barbosa, campeão da 10K Rio 2007, Anoé dos Santos, vice-líder do ranking de Corredores de Rua, e João Ferreira Lima, o João da Bota, também confirmaram presença na prova.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

10K RIO: OS ATLETAS DA PÉ DE VENTO JÁ ESTÃO NO HOTEL DA ORGANIZAÇÃO


Os atletas da Pé de Vento são destaque na imprensa carioca o destaque ficou por conta de Damião Anselmo, junto com Damião estão presente os atletas, Gilmar Lopes - Gilberto Lopes - Cosme Anselmo - Giovane dos Santos - Gutembergue e outros.
Rio-Corrida Pan-Americana agita o Aterro do Flamengo
Atletas brasileiros tentam recuperar hegemonia na prova deste domingo
São Paulo (SP) – Os corredores brasileiros vão em busca da terceira vitória no masculino e da segunda no feminina na quinta edição da 10K Rio-Corrida Pan-Americana de 2009, que será disputada neste domingo, no Aterro do Flamengo, no Rio.
A prova, que terá seus melhores momentos exibidos pela Rede Globo, dentro do programa Esporte Espetacular, reunirá o número recorde de 6.000 participantes nas corridas de 5K e 10K, a única que terá pelotão de elite.

O evento será realizado num circuito de 5k e terá largada e chegada em frente ao Monumento aos Expedicionários da Segunda Grande Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas). A primeira partida será dada às 7h30 para os cadeirantes e handcycle, masculino e feminino. A elite feminina A e B terá largada às 7h45, 15 minutos antes da elite masculina A e B, dos outros atletas com deficiência e da categoria geral masculina e feminina.
Em quatro edições, o Brasil conseguiu vencer com Franck Caldeira em 2006 e com Gladson Barbosa, em 2007, no masculino. No feminino, a única vitória brasileira foi obtida por Márcia Narloch, em 2006.
O Brasil terá sua força máxima no feminino.
Estão confirmadas Marizete Moreira dos Santos, campeã da Maratona de São Paulo; Marizete de Paula Rezende, líder do Ranking de Corredores de Rua da CBAt/Caixa de 2009; Fabiana Cristine da Silva, vice-campeã da São Silvestre do ano passado; Maria Zeferina Baldaia, campeã da Maratona de São Paulo, da Meia Maratona do Rio, da Volta da Pampulha e da Corrida de São Silvestre; Sirlene do Pinho, campeã da Meia Maratona do Rio, do Campeonato Sul-Americano de Maratona e bronze na maratona no Pan-Americano do Rio; Cruz Nonata da Silva, vencedora do 10K Brasil; Rosangela Faria, vencedora do Viva Feliz 2008; além de fundistas fortes como Simone Alves da Silva, Maria Sandra Pereira Silva, Zenaide Vieira, Adriana Aparecida da Silva, Edielza Alves dos Santos, Sueli Pereira da Silva e Conceição de Maria Carvalho de Oliveira.
As brasileiras vão tentar impedir a vitória das quenianas Maurine Kipchumba, Eunice Jepkiruikirva e Ednah Mukhwana, vencedora das duas últimas etapas do Circuito de Corridas da CAIXA, em São Paulo e Brasília.

No masculino.
O Brasil também será muito bem representado. Com exceção de Giomar Pereira da Silva, que alegou dores estomacais para cancelar sua participação, os destaques são Damião Ancelmo de Souza, campeão da Meia Maratona de São Paulo e do 10K Viva Feliz de Brasília; Raimundo Nonato Sousa Aguiar, brasileiro mais bem colocado na São Silvestre de 2008; Gladson Barbosa, campeão da 10K Rio de 2007; Anoé dos Santos Dias; vice-líder do Ranking de Corredores de Rua da CBAt/CAIXA; João Ferreira Lima, o João da Bota; Paulo Roberto Almeida Paula; Cosme Ancelmo de Souza; Luís Paulo da Silva Antunes; Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes; Paulo Alves dos Santos; Giovane dos Santos; e Sérgio Celestino da Silva, entre outros.

Entre os estrangeiros, destaque para o queniano Kipkemei Mutai, que tem 13min44s nos 5K; 28min58s nos 10K; e 1h03min46s na meia maratona. O tanzaniano Martin Sule, que tem 1h00min29s na meia maratona e venceu no início de novembro o 10K Brasil, disputado em São Paulo. O grupo é completado pelo queniano Emanuel Bell.
Todos os campeões
2005 - Lawrence Kiprotich (QUE) - 28min55 / Margareth Karie (QUE) - 34min14s2006 - Franck Caldeira (BRA) - 30min10s / Márcia Narloch (BRA) - 35min43s2007 - Gladson Barbosa (BRA) - 29min50s / Chemtai Rionotukei (QUE) - 34min35s2008 - Nicholas Koech (QUE) - 29min48s / Nancy Kipron (QUE) - 34min33s

A 10K Rio é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial de Fisk Inglês e Espanhol e apoio de Montevérgine, Café 3 Corações, HCor e TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro e Suderj. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS.
Biografias

Brasileiros - Masculino

Damião Ancelmo de Souza O alagoano, campeão da Meia Maratona de São Paulo deste ano, ocupa o quinto lugar no ranking brasileiro de meia maratona, com 1h04min02s. Conhecido por correr ao lado de seu irmão gêmeo Cosme, aos 30 anos, venceu a Viva Feliz 10k Brasília, em outubro.
Raimundo Nonato Sousa AguiarO maranhense Raimundo Nonato Aguiar ficou em sétimo lugar na última São Silvestre, o brasileiro mais bem colocado. Quarto colocado na Volta da Pampulha de 2007 e quinto na Meia Maratona do Rio de 2008 (segundo brasileiro mais bem colocado).

João Ferreira de Lima (João da Bota)O mineiro do Cruzeiro venceu este ano a III Meia Maratona Cataratas do Iguaçu. Ficou em terceiro lugar na 10K Rio de 2008, entre seus melhores resultados está o vice da Meia Maratona do Rio (2006). Em 2007, foi o terceiro melhor brasileiro e sul-americano no Mundial de Corridas de Rua, na Itália, onde conquistou a sua melhor marca em meia-maratona, com 1h02min51s.

Luís Paulo da Silva Antunes Em 2008, o paulista Luis Paulo se consagrou bicampeão da tradicional Corrida Sargento Gonzaguinha. Em 2006, ele ficou com o vice-campeonato da mesma prova. Em 2007, ficou em terceiro lugar geral e foi o primeiro brasileiro e sul-americano na Maratona de São Paulo.
Brasileiros - Feminino

Edielza Alves dos Santos A baiana de 28 anos é a atual campeã da Corrida Sargento Gonzaguinha e ficou com o quarto lugar na Volta da Pampulha (2008), na São Silvestre (2008) e na Maratona de São Paulo, de 2009, com 2h52min32s. Foi vice em 2008 na 10K Rio.

Marizete Moreira dos Santos A atleta de 34 anos é tetracampeã da Meia Maratona de Brasília. Iniciou no esporte na Bahia, quando trabalhava na roça. Aos 24 anos, foi para Brasília e lá trabalhou em lanchonete e em consultório dentário. Em 2009, foi campeã da Maratona de São Paulo.

Maria Zeferina Baldaia Ex-cortadora de cana corre desde os 13 anos. A atleta entrou para a elite do atletismo ao vencer, em 2000, a Maratona de Curitiba. Representou o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Berlim (Alemanha), em agosto, e no Mundial de Meia Maratona de Birmingham (Inglaterra). Além de ter vencido provas como a São Silvestre (2001), a Maratona de São Paulo (2002 e 2008) e a Meia Maratona do Rio (2008), Zeferina ganhou também a Meia Maratona de Stramilano, na Itália (2008).

Marizete RezendeA ex-telefonista goiana começou a correr aos 20 anos depois de assistir corridas pela televisão e ficar encantada com o desempenho da corredora Carmen de Oliveira. Suas principais conquistas são a Maratona de São Paulo de 2001, prova que foi vice em 2008, a São Silvestre de 2002 e a Meia Maratona do Rio de 2006. Ela é a líder do Ranking de Corredores de Rua da CBAt/Caixa de 2009.

Adriana Aparecida da Silva A paulista foi vencedora da sexta etapa do Circuito de Corridas Caixa de 2008, em Ribeirão Preto (SP), com o tempo de 36min34s. Foi a vencedora da 9ª Maratona de Santa Catarina com o tempo de 2h41min40s e de quebra conseguiu o índice para disputar o Mundial de Berlim, na Alemanha.

Rosangela FariaAos 34 anos, a atleta do Pinheiros tem conseguido bons resultados em 2009. Foi, por exemplo, vice-campeã da Maratona de Santa Catarina, com o tempo de 2h43min51s e ficou em terceiro lugar na Corrida da Longevidade de Ribeirão Preto. Em 2008, venceu a corrida 10k Brasil CAIXA.

Sirlene do Pinho A baiana Sirlene do Pinho, depois de um período difícil de contusões e de uma cirurgia, está de volta às competições. E com o objetivo de fazer "uma ótima São Silvestre", ela está treinando em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Em outubro, conquistou o bi na Maratona de Buenos Aires e o título do Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado simultaneamente. Foi medalha de bronze na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Conceição de Maria Carvalho Oliveira Conceição é piauiense de Campo Maior, mas mora em Taboão da Serra, São Paulo, e treina no campus da Universidade de São Paulo. Nas competições de rua desde 1998, Conceição, de 34 anos, 1,56 m e 47 kg, treina há cinco anos com o técnico Luis Fernando Bernardes, da Find Yourself. Venceu a etapa de Belo Horizonte e de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa.

Fabiana Cristine da SilvaA pernambucana nascida em Recife aos 14 anos foi a 19ª mulher mais bem colocada na São Silvestre. Em 2008, foi campeã dos 5.000 e 10.000 metros no Troféu Brasil e ficou com o segundo lugar na São Silvestre.

Cruz Nonata da SilvaA piauiense foi campeã recentemente o 10k Brasil CAIXA deste ano. Venceu os 10.000m do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2009.
Estrangeiros - Masculino

Martin SuleO tanzaniano Martin Sule, de 28 anos, que tem 1h00min29s na Meia Maratona de Milão. No Brasil, ele venceu no início de novembro o 10K Brasil, disputado na região do Ibirapuera, em São Paulo.

Kipkemei MutaiO queniano, de 23 anos, tem ótimos resultados no currículo como 13min44s nos 5K da Bolívia; 28min58s nos 10K de Kagoshima e 1h03min46s na Meia Maratona de Kuguru, as últimas duas provas no Japão.

Estrangeiros - Feminino.

Ednah MukhwanaA queniana venceu as duas últimas etapas do Circuito de Corridas da CAIXA, em São Paulo e Brasília.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATLETAS DA PÉ DE VENTO DUELARÃO COM OS AFRICANOS NOS 10K RIO


Atletas da Pé de Vento duelam com os quenianos, ou melhor os africanos na 5a. Edição da 10k Rio Pan-Americana, o destaque da Equipe fica por conta do atleta Damião de Souza, atual campeão Sul-Americano nos 10mil pista este ano em Lima Perú, e Vice-Campeão Brasileiro de atletismo no Troféu Brasil de Atletismo em junho no estádio Olimpico (João Avelange) chegando atras apenas de Marilson dos Santo.

Além de Damião a Pé de Vento, contará com outros competidores como Gilberto Lopes, Gilmar Lopes Giovani dos Santos, Raimundo Nonato e outros.

A quinta edição da Corrida 10k Rio Pan-Americana agora será realizada no mês de novembro. Anteriormente a competição acontecia no domingo antes do natal, porém, os organizadores vão realizar a prova de 2009 no dia 29 de novembro.
A competição, que conta com duas distâncias (cinco e 10 quilômetros), já está com as inscrições abertas. Os interessados podem garantir uma vaga na prova através no site oficial: www.10krio.com.br. Cada inscrição feita até o dia primeiro de novembro custa R$30.
Depois a mesma sobe para R$40.A prova será realizada no Aterro do Flamengo com largadas programadas para começar às 7h30 com as categorias cadeirantes e handcycle. Na última edição os vencedores da competição de 10km foram os quenianos Nicholas Koech (29min48seg) e Nancy Kipron (34min33seg).

Usain Bolt e Sanya Richards faturam o prêmio de atleta do ano


Numa cerimônia de gala em Monte Carlo (Mônaco) no último domingo (22/11), o velocista jamaicano Usain Bolt e a americana Sanya Richards foram eleitos atletas do ano pela Iaaf. A homenagem veio para condecorar o domínio da dupla em suas respectivas provas em 2009.Aos 23 e 24 anos de idade respectivamente, a única questão que fica é quão longe Bolt e Richards podem chegar no esporte mundial.
O jamaicano vem encantando o público desde a Olimpíada de 2008 com o recorde nos 100 e 200m, e este ano apenas aumentou seu domínio sobre os adversários. Durante boa parte da temporada o único fator que parecia não cooperar para mais uma quebra de recorde era o clima, mas até isso parecia não afetá-lo.
O primeiro passo para o triunfo foi no começo de junho em Ostrava (República Thceca), ocasião em que marcou 9seg77 para os 100m com vento assistido, antes de voltar ao seu país para conquistar o título nacional dos 100 e 200m.De volta à Europa, ele marcou 19seg59 nos 200m em Lausanne (Suíça) sob uma chuva torrencial. Frio e chuva o acompanharam em Paris, mas ele não parecia afetado e marcou 9seg79.
Com as condições perfeitas de clima, Bolt começou bem o Mundial de Berlim em agosto e detonou sua antiga marca ao estabelecer 9seg58 e atingir quase 47 quilômetros por hora. Logo depois veio a consagração nos 200m com 19seg19.
A vitória posterior em Zurique (Suíça) nos 100m, junto com Bruxelas (Bélgica) e Thessaloniki (Grécia) nos 200m fechou o ano com chave de ouro num total de 11 conquistas. “Tem sido uma temporada incrível.
É uma grande honra ser nomeado atleta do ano, isso mostra que o trabalho deu resultados”, comenta Bolt.Richards - Apesar dos resultados da jamaicana naturalizada americana não chegarem aos pés de Bolt (quem, de fato chega?) a especialista nos 400m se mostrou forte e conquistou o único título que lhe faltava na carreira: o de campeã mundial. Ela também levou este ano o prêmio da Golden Liga pela terceira vez.
Em julho ela conquistou uma vitória em Oslo, Noruega, com tranqüilos 49seg23, sua melhor marca desde o recorde americano em 2006 na Copa do Mundo da Iaaf. Ela obteve ainda vitórias em Roma (49seg46) e Paris (49seg34) com diferença de 0,85 segundos e um segundo respectivamente para as segundas colocadas.
Mais uma vez ela entrou no Mundial como franca favorita e não decepcionou ao marcar 49 segundos cravados no Estádio Olímpico de Berlim. Suas próximas competições foram ainda melhores com 48seg94 em Zurique e 48seg83 em Bruxelas.
Neste último ela quebrou o recorde do meeting de Memorial Van Damme, que datava de 1982, e teve um gostinho a mais por derrotar a campeã olímpica Christine Ohuruogu.“Perguntaram se o sentimento era igual a vencer um Campeonato Mundial e realmente é.
Imagino que tenha sido uma decisão difícil”, comenta Richards, que já havia vencido o prêmio em 2006. Ela e Bolt receberam a homenagem das mãos do Príncipe de Mônaco Albert II e do Presidente da IAAF Lamine Diack.

domingo, 22 de novembro de 2009

CLAUDIR VENCE MARATONA DE CURITIBA PELA TERCEIRA VEZ:

Claudir vence africano na Maratona de Curitiba O gaúcho Claudir Rodrigues e a queniana Jacqueline Chebor venceram a 13ª Maratona de Curitiba, que reuniu o número recorde de 5.350 participantes. Eles repetiram a dobradinha de 2008. Foi a terceira vitória consecutiva de Jacqueline, com o tempo de 2 horas, 49 minutos e 36 segundos.
O bicampeão Rodrigues marcou o tempo de 2 horas, 20 minutos e 15 segundos. Os curitibanos melhor colocados foram Rosângela Gavinski e Dione D'Agostini, 4º e 6 º lugares na maratona feminina.
Claudir Rodrigues e Jacqueline Chebor receberam, cada um, o prêmio de R$ 12 mil, pago com o valor arrecadado com as inscrições. O prefeito Beto Richa entregou as premiações e destacou a importância e a organização do evento. "A maratona é uma tradição na cidade e está consolidada dentro do calendário nacional de eventos esportivos, com atletas de outros estados e do exterior. É a prova de que Curitiba tem toda a maturidade para organizar eventos de grande porte dentro do cenário esportivo."

Decisão - A prova masculina foi decidida no quilômetro 37, quando Rodrigues ultrapassou Musenduki Ikoki, da Tanzânia, que participou pela primeira vez da Maratona e terminou em segundo lugar, com 2 horas, 21 minutos e 8 segundos. "O nível técnico estava muito alto, tanto que a prova demorou pra ser definida", disse Rodrigues.Seis atletas disputavam as primeiras colocações da prova masculina até o quilômetro 37.
A partir daí, os dois primeiros colocados passaram a imprimir um ritmo forte. Rodrigues conseguiu abrir 300 metros de vantagem e definiu a prova. Em terceiro lugar ficou Elias Rodrigues Bastos, de Sorocaba (SP), com 2 horas, 23 minutos e 47 segundos.
Feminino - Na maratona feminina, até a metade da competição, seguiam na disputa quatro atletas. Depois, a queniana Jacqueline ultrapassou a curitibana Rosângela Gavinski da Silva, que foi ficando para trás. "Foi uma ótima prova, com um ótimo nível técnico e, felizmente, consegui vencer mais uma vez. No próximo ano, quero estar no podium de novo", disse Jacqueline.
A segunda colocada, a goiana Janete Gomes Barbosa, começou a despontar no quilômetro 39, e chegou com o tempo de 2 horas, 51 minutos e 22 segundos.
Foi a primeira prova de Janete em Curitiba. "É claro que estou muito satisfeita com resultado, por ser a primeira vez que corro aqui. A organização me impressionou", disse Janete. Em terceiro lugar ficou a maringaense Ilda Alves dos Santos, com 2 horas, 52 segundos e 4 segundos. Em 2008, Ilda foi a segunda colocada na competição.
MARATONA MASCULINA1º - Claudir Rodrigues (SP)
2º - Musenduki Ikoki (Tanzânia)
3º - Elias Rodrigues Bastos (SP)
MARATONA FEMININA
1º - Jacqueline Jerotich Chebor (Quênia)
2º - Janete Gomes Barbosa (GO)
3º - Ilsa Alves dos Santos (Maringá)