sábado, 28 de novembro de 2009

Quinta edição da prova acontece domingo, no Aterro do Flamengo. Evento reunirá 6.000 atletas e vai ter transmissão dentro do Esporte Espetacular

Brasileiros e quenianos duelam na 10KDisputada normalmente no domingo antes do Natal, a quinta edição da Corrida Pan-Americana 10K Rio será realizada este ano no dia 29 de novembro e promete agitar o Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. A competição vai ter início às 7h45m para a elite das mulheres e 8h para a dos homens. O evento reunirá o número recorde de 6.000 participantes e terá seus melhores momentos exibidos pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.
A 10K Rio chega à sua quinta edição com o placar de 5 a 3 para o Quênia. Na edição de estreia, o país africano abriu 2 a 0, com Lawrence Kiprotich e Margareth Karie cruzando a linha de chegada em primeiro. No ano seguinte, Franck Caldeira e Márcia Narloch ganharam e deixaram a disputa empatada. Em 2007, Gladson Barbosa e Chemtai Rionotukei mantiveram a igualdade. Em 2009, Nicholas Koech e Nancy Kipron abriram vantagem para os quenianos.
Africanos e Extrangeiros
A corrida deste ano terá pelo menos cinco representantes do continente africano. Entre as atrações estão o queniano Kipkemei Mutai, de 23 anos, e o tanziano Martin Sule (28), que venceu no início de novembro o 10K Brasil, disputado em São Paulo. O grupo é completado pelos quenianos Emanuel Bell, Maurine Kipchumba e Ednah Mukhwana.
Feminino Brasileiras
A disputa mais equilibrada deverá ser no feminino, entre a líder do Ranking de Corredores de Rua, Marizete Resende, e a segunda colocada, Marizete dos Santos. Fabiana da Silva, vice-campeã da São Silvestre do ano passado, Maria Zeferina, campeã da Maratona de São Paulo, Sirlene de Pinho, campeã da Meia Maratona do Rio, e Cruz Nonata, vencedora do 10K Brasil, também integram o pelotão feminino.
Masculino Brasileiros
Líder do ranking do circuito de corridas da Caixa, o baiano Giomar Pereira da Silva vai ser uma das estrelas da prova no masculino. Em 2008, ele terminou a corrida em segundo lugar e foi o brasileiro mais bem colocado. Mas neste ano, ele espera ainda mais.

Tive alguns problemas estomacais há duas semanas, o que atrapalhou um pouco os meus treinos. Até o dia da corrida, porém, estarei totalmente recuperado e pronto para tentar outro lugar no pódio - disse o atleta.
Atletas da Pé de Vento
Damião Ancelmo, campeão da Meia Maratona de São Paulo, Raimundo Nonato, brasileiro mais bem colocado na São Silvestre de 2008, Gladson Barbosa, campeão da 10K Rio 2007, Anoé dos Santos, vice-líder do ranking de Corredores de Rua, e João Ferreira Lima, o João da Bota, também confirmaram presença na prova.

Nenhum comentário: