segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

é tetra da Volta da Pampulha.

Giovani no pódio da Volta Internacional da Pampulha
Giovani dos Santos conquistou o tetracampeonato consecutivo da Volta da Pampulha no último domingo (6). O atleta da Pé de Vento/Caixa completou os 17,8 km 52min32seg, repetindo o feito obtido desde 2012. Ele já era o maior vencedor da prova disputada desde 1999 e, com mais esse triunfo, desempatou a disputa entre Brasil e Quênia: agora, o país tem nove vitórias, contra oito dos africanos.

O atleta da Pé de Vento/Caixa pulou à frente na prova antes da metade do percurso, acompanhado por Solonei da Silva, Dickson Cheruiyot (Quênia) e Joseph Panga (Tanzânia). Após o meio do percurso, Giovani e os africanos se revezavam na primeira posição até a parte final, quando o brasileiro conseguiu abrir vantagem apesar do asfalto molhado. Na chegada, ele indicava com a mão o tamanho do domínio em Belo Horizonte (MG).

– Sabia que eles forçariam no final, pois eu ouvi a conversa de ambos com o técnico. Mas eles aumentaram o ritmo antes, o que chegou a me surpreender. Mas eu estava preparado e consegui anular e tinha consciência que poderia forçar no final. Felizmente deu tudo certo e pude vencer de novo aqui. O mais complicado na Pampulha são os adversários e isso ficou comprovado mais uma vez – disse o atleta.

Na prova feminina, Jozi Cardoso foi a melhor brasileira. Ela terminou a Volta da Pampulha em terceiro lugar, com o tempo de 1h04min45seg, atrás da tanzaniana Natalia Sulle e da queniana Gladys Kemboi. Mesmo não conseguindo a vitória, ela afirmou que estava feliz com o pódio.

– Estar no pódio é muito bom e isso me deixa feliz. Desta vez não deu, pois fiquei sozinha com as duas e não estava tão veloz com queria. A alta umidade também me incomodou. Agora é pensar na São Silvestre – afirmou.

XVII Volta Internacional da Pampulha
Masculino
1º Giovani dos Santos (Pé de Vento/Caixa): 52min32seg
2º Joseph Panga (Tanzânia): 52min36seg
3º Dickson Cheruiyot (Quênia) 52min38seg
4º Solonei da Silva (Asics): 53min22seg
5º Joseph Aperumoi (Quênia): 53min23seg
Feminino
1º Natalia Sulle (Tanzânia): 1h03min55seg
2º Gladys Kemboi (Quênia): 1h03min56seg
3º Joziane Cardozo (Pé de Vento/Caixa): 1h04min45seg
4º Valdilene Silva (Esporte Clube Pinheiros): 1h04min50seg
5º Sueli Pereira da Silva (Cruzeiro): 1h04min53seg
Texto: Rômulo Barroso