quinta-feira, 21 de março de 2013

Seleção viaja para Mundial de Cross Country na Polônia

Sul-Americano 2013

Com 17 atletas, nove homens e oito mulheres, a Seleção Brasileira de Cross Country segue completa para a disputa do Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado no próximo domingo 24, na cidade de Bydgoszcz, na Polônia. 

A delegação embarca nesta quinta-feira 21, no voo LH 505, da Lufthansa, que decola às 16:05, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

"O Brasil conseguiu montar uma equipe homogênea e tem condições de obter um bom desempenho", diz o técnico Cláudio Castilho, que dividirá com Henrique Viana as orientações aos atletas. "O grupo juvenil está particularmente forte, acho que o melhor já levado a um mundial de cross", finaliza Castilho.

A organização do Mundial recebeu a inscrição de cerca de mais de 400 atletas de 47 países e as provas serão disputadas num circuito de 2 km já montado no Parque Myslecinek, nas imediações de Bydgoszcz.

Castilho lembra que a maior dificuldade a ser encontrada pelos participantes, além do percurso acidentado, é a previsão de temperatura para domingo, com mínima de 5 graus abaixo de zero e máxima de 3 graus negativos. Por causa do frio previsto, a primeira largada, para o juvenil feminino, será dada às 12 horas locais (08 horas de Brasília).

O Brasil classificou a equipe completa para o Campeonato Mundial após o bom desempenho dos atletas na disputa do Sul-Americano de Concórdia, na Argentina, em fevereiro. 



Seleção Brasileira
Masculina

Gilmar Silvestre Lopes - 12 km - Adulto
Valério de Souza Fabiano - 12 km - Adulto
Sérgio Celestino da Silva - 12 km - Adulto
Ederson Vilela Pereira - 12 km - Adulto
Daniel Chaves da Silva - 12 km - Adulto
Thiago do Rosário André - 8 km - Juvenil
Adélio dos Santos - 8 km - Juvenil
Victor Vinicius Alves da Silva - 8 km - Juvenil
José Rodrigo Vieira da Silva - 8 km - Juvenil

Feminina
Juliana Paula Gomes dos Santos - 8 km - Adulto
Michele Cristina das Chagas - 8 km - Adulto
Valdilene dos Santos Silva - 8 km - Adulto
Tatiele Roberta de Carvalho - 8 km - Adulto
Jéssica Ladeira Soares - 6 km - Juvenil
Nathalia de Assis Ramalho - 6 km - Juvenil
July Ferreira da Silva - 6 km - Juvenil
Jacira Coutinho de Freitas Santos - 6 km - Juvenil


21|03|2013 - 10:43 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

quarta-feira, 20 de março de 2013

Circuito Caixa 2013, Equipe Pé de Vento Caixa: Larga na frente, com 3 atletas entre os cinco.

Fonte: CBAt
Giovani dos Santos na liderança (Ronaldo Milagres/M Braga Comunicações)
A 4ª Meia Maratona de Florianópolis, que será disputada no próximo domingo 24, na capital catarinense, será válida como a segunda etapa do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua-2013.

Os organizadores da prova esperam reunir cerca de 2.500 participantes em suas várias categorias, com largadas a partir das 07 horas, na Beira Mar Norte, em frente ao Monumento da Polícia Militar - Praça do Sesquicentenário, local também de chegada dos atletas.

Além da prova de 21,097 km, que conta pontos para o Ranking, serão disputadas ainda corridas de 5 e de 10 km. Todos os inscritos deverão retirar o kit de participação na sexta-feira 22, das 10 às 22 horas, e no sábado 23, das 14 às 20 horas, na loja Paquetá Esportes, no Shopping Iguatemi Florianópolis (Av. Madre Benvenuta, 684 - Florianópolis - SC).

LIDERANÇA

O mineiro Giovani dos Santos e a goiana Sueli Pereira Silva são os líderes do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua-2013, após a realização da primeira das 32 etapas do calendário do circuito, no domingo passado, com a Meia Maratona de São Paulo.

Giovani foi o campeão, comprovando mais uma vez a sua boa fase, já que havia vencido no ano passado a Volta da Pampulha e tinha sido o brasileiro mais bem colocado na Corrida de São Silvestre (4º lugar), além de ser o primeiro não-africano no Mundial de Meia Maratona da Bulgária (14º colocado).

Sueli Pereira ficou em terceiro lugar na Meia Maratona de São Paulo, e faz sua preparação para a Maratona de Pádova, no dia 21 de abril, quando tentará o índice CBAt (2:28:50) para o Mundial da Rússia, em agosto. Vice-campeã sul-americana de cross country, pediu dispensa da seleção que disputará domingo que vem o Mundial da Polônia, sendo substituída por Valdilene dos Santos Silva.

Classificação do Ranking após 1ª a etapa

Masculina

1-Giovani dos Santos - 33 pontos
2-Gilmar Silvestre Lopes - 29
3-Giomar Pereira da Silva - 25
4-Ivanildo Pereira - 21
5-Valério de Souza Fabiano - 19
6-Sérgio Celestino da Silva - 18
7-Carlos Antônio dos Santos - 17
8-Celio Falcão - 16
9-Edmilson dos Reis Santana - 15
10-Rafael Santos de Novais - 14

Feminino
1-Sueli Pereira Silva - 33
2-Roselaine de Sousa Silva - 29
3-Lucélia de Oliveira Peres - 25
4-Maria Zeferina Baldaia - 21
5-Larisse do Nascimento de Sousa - 19
6-Joelma de Jesus - 18
7-Grazielle Francelino Pedroso - 17
8-Maria Bernadete Cabral - 16
9-Conceição de Maria Oliveira - 15
10-Edielza Alves dos Santos - 14

Estudos sugerem que antes da atividade física, o ideal é optar por alongamentos dinâmicos



Prática de alongar o músculo deve ser feita após a atividade física - Foto: Shutterstock

Quando se pensa em aquecimento muitas pessoas associam a prática aos exercícios de alongamento. De fato, ele é comum na preparação para a prática esportiva, seja na praia, academia ou campos de futebol. Mas será que qualquer tipo de alongamento pode aumentar o desempenho da atividade principal? Discutido desde a década de 1930, o assunto ainda tem muito a ser desvendado.
A completa atividade do aquecimento, antes do treinamento ou competição, tem mostrado um impacto positivo no desempenho atlético. Para isso, diversas metodologias têm sido estudadas na tentativa de elucidar e melhorar os métodos utilizados.  
Como não poderia deixar de ser, o alongamento é uma destas técnicas estudadas e aplicadas. O mais comum deles é o estático, no entanto seus resultados, de acordo com estudos, não são favoráveis ao desempenho nas atividades que necessitam de força, potência e velocidade, podendo até enfraquecer os músculos e aumentar o risco de lesão.
Assim, um dos procedimentos que vem ganhando espaço nas literaturas especializadas é o alongamento dinâmico, que explora a amplitude do movimento total ou ligeiramente superior ao gesto esportivo, promovendo ao mesmo tempo o aquecimento das articulações e músculos.
No aquecimento para corrida, um dos movimentos que pode ser utilizado é o pêndulo frontal com a perna. Apoiando uma das pernas, o atleta pode liberar a outra como se fosse uma passada, de forma natural.
Outra sugestão são as caminhadas com as pontas dos pés, com a perna esticada ou com elevação dos joelhos. Algumas evidências sugerem que esse tipo de alongamento podem aumentar a potência, agilidade e velocidade.
Os estudos, porém, ressaltam que cada pessoa tem o princípio biológico e o que pode ser bom para seu colega de treino, pode não ser para você. Portanto, na dúvida sempre consulte um profissional.
Para aqueles que se interessam sobre o assunto, segue sugestão de leitura:
Fletcher, IM and Jones, B. The effect of different warm up stretchprotocols on 20 meter sprint performance in trained rugby union players. J Strength Cond Res 18: 885–888, 2004.
Fletcher, IMand Anness, R. The acute effects of combined static and dynamic stretch protocols on fifty-meter sprint performance in track-and-field athletes. J Strength Cond Res 21: 784–787, 2007.

terça-feira, 19 de março de 2013

Seleção Brasileira de Atletismo, convoca o time que vai representar o brasil no Mundial de Cross



19|03|2013 - 13:20 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt
Fonte: CBAt
Gilmar Silvestre: campeão sul-americano (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - A Seleção Brasileira embarca nesta quinta-feira 21 para a disputa do Campeonato Mundial de Cross Country, no próximo domingo, na cidade de Bydgoszcz, na Polônia. O Brasil segue com equipe completa, classificada por vencer o Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado em Concórdia, na Argentina.

Os 17 atletas do masculino e feminino, nas categorias adulta e juvenil, viajam na próxima quinta (dia 21), pelo voo LH 505, da Luftansa, marcado para as 16:05, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, na Grande São Paulo.

Gilmar Silvestre Lopes, campeão brasileiro e sul-americano de cross country, é um dos destaques da equipe. No último domingo, ele disputou Meia Maratona de São Paulo, primeira etapa do Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua-2013, e terminou em terceiro lugar.

A atleta olímpica Magnólia Figueiredo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte, chefiará a delegação, que terá ainda os técnicos Cláudio Castilho (Pinheiros-SP) e Henrique Viana (Pé de Vento/Caixa-RJ).

Seleção Brasileira

Masculina

Gilmar Silvestre Lopes - 12 km Adulto
Valério de Souza Fabiano - 12 km Adulto
Sérgio Celestino da Silva - 12 km Adulto
Ederson Vilela Pereira - 12 km Adulto
Daniel Chaves da Silva - 12 km Adulto
Thiago do Rosário André - 8 km Juvenil
Adelio dos Santos - 8 km Juvenil
Victor Vinicius Alves da Silva - 8 km Juvenil
José Rodrigo Vieira da Silva - 8 km Juvenil

Feminina
Juliana Paula Gomes dos Santos - 8 km Adulto
Michele Cristina das Chagas - 8 km Adulto
Valdilene dos Santos Silva - 8 km Adulto
Tatiele Roberta de Carvalho - 8 km Adulto
Jéssica Ladeira Soares - 6 km Juvenil
Nathalia de Assis Ramalho - 6 km Juvenil
July Ferreira da Silva - 6 km Juvenil
Jacira Coutinho de Freitas Santos - 6 km Juvenil

domingo, 17 de março de 2013

Quenianos dominam a Meia Maratona de Nova York


Wilson Kipsang winning at the 2013 NYC Half Marathon (PhotoRun-NYRR)
Os quenianos dominaram a Meia Maratona de Nova York. No masculino, o vencedor foi Wilson Kipsang, que completou os 21km da prova em 1h01m02s, seguido pelo italiano Daniele Meucci (1h01m06s) e pelo americano Dathan Ritzenhein (1h01m10s).

No feminino, Caroline Rotich, também do Quênia, cruzou a linha de chegada em primeiro, com a marca de 1h09m09s. Logo em seguida, chegaram Diane Nukuri-Johnson (1h09m12s), de Burundi, e Lisa Stublic (1h09m18s), da Croácia.

Veja mais: Maratonista Solonei Rocha da Silva obtém índice para o Mundial da Rússia

Única brasileira a participar da prova, Adriana Aparecida da Silva terminou na 18ª colocação, com o tempo de 1h13m56s. Esta prova serviu de preparação para a Maratona de Londres, que acontece em 21 de abril, quando ela tentará índice para o Mundial de Moscou

Confira a classificação da Meia Maratona de Nova York

Masculino
1)
 Wilson Kipsang (QUE) - 1h01m02s

2) Daniele Meucci (ITA) - 1h01m06s
3) Dathan Ritzenhein (EUA) - 1h01m10s
4) Leonard Korir (QUE) – 1h01m19s
5) Juan Luis Barrios – 1h01m21s

Feminino
1)
 Caroline Rotich (QUE) - 1h09m09s

2) Diane Nukuri-Johnson (Burundi) - 1h09m12s
3) Lisa Stublic (CRO) - 1h09m18s
4) Sabrina Mockenhaupt (ALE) – 1h09m42s
5) Lyudmila Kovalenko (UCR) - 1h09m43s
18) Adriana Aparecida da Silva (BRA) - 1h13m56s

Maratonista Solonei Rocha consegue o índice para o Mundial da Rússia


17/03/2013 16h25 - Atualizado em 17/03/2013 16h26


Ouro no último Pan, brasileiro completa Maratona Internacional de Seul em 2h12m47s e se credencia para ser convocado para a competição em agosto

Por GLOBOESPORTE.COMSeul, Coreia do Sul
Comente agora
Medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara em 2011, Solonei Rocha está apto a participar do Mundial da Rússia, em agosto. Neste domingo, ele obteve o índice da Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) para a competição ao terminar a Maratona Internacional de Seul, na Coreia do Sul, com o tempo de 2h12m47s, superando a marca exigida de 2h13m44s.
Solonei Rocha maratonista brasileiro (Foto: Wagner Carmo/CBat)Solonei Rocha poderá ser convocado para o Mundial da Rússia (Foto: Wagner Carmo/CBat)









- Quero agradecer pela força positiva que recebi antes e durante a prova. Sei que ainda não estou garantido na seleção brasileira, pois vários outros atletas vão tentar melhorar a marca em outras competições internacionais - lembrou o atleta do Pinheiros em seu perfil no Facebook.
Pelos critérios divulgados pela CBAt, os três melhores maratonistas no ranking brasileiro até o dia 5 de maio serão convocados para o Mundial, desde que superem a marca de 2h13m44s.
Os quenianos Franklin Chepkwony e Flomena Chepchirchir venceram a 84ª edição da Maratona Internacional de Seul, com os respectivos tempos de 2h06m59s e 2h25m43s.

Corrida da Mulher Caixa: Argentina vence 6ª edição da Corrida da Mulher no Rio de Janeiro


Rejane Silva, na terceira posição, foi a melhor brasileira na prova
17/03/2013 18:44 - Atualizado em 17/03/2013 18:51
Por ahe!
RIO













Cerca de duas mil mulheres coloriram de rosa o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, neste domingo, no Rio de Janeiro, na 6ª edição da Corrida da Mulher. A vitória ficou com a argentina Marcela Gomez, que completou os 7,5 km em 27m50s. Ela foi seguida pela boliviana Vianca Pereira (28m10s) e pela brasileira Rejane Silva (28m18s).

Para deixar o ambiente ainda mais agradável, a organização do evento forneceu espaço com avaliação funcional, massoterapia, alongamento, hidratação e alimentação. Todas as inscritas que terminaram a prova receberam medalha. As três melhores classificadas nas categorias equipes de academia, personal trainers e grupos de corrida também foram premiadas.

Giovani dos Santos conquista a Meia Maratona Internacional de São Paulo


Mineiro completa a prova em 1h03m e fatura o quarto título do Brasil no evento. Sara Makera, da Tanzânia, vence no feminino, com o tempo de 1h13m

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

Comente agora



Pela quarta vez na história, o título da Meia Maratona Internacional de São Paulo foi conquistado por um atleta brasileiro. A honra ficou a cargo do mineiro Giovani dos Santos, que completou a prova em 1h03m37s, na manhã deste domingo na capital paulista. Ismail Gallet, da Tanzânia, terminou a prova na segunda colocação, seguido de outro brasileiro, Gilmar Lopes, em terceiro.
No feminino, o título ficou com Sara Makera, da Tanzânia, com o tempo de 1h13m19s. A brasileira mais bem colocada foi Sueli Pereira, que completou o pódio em terceiro lugar. A queniana Dorcas Kiptarus foi a segunda colocada.
 Giovani dos Santos vence Meia Maratona de São Paulo (Foto: Alan Morici / Ag. Estado)Giovani dos Santos comemora vitória na Meia Maratona de São Paulo (Foto: Alan Morici / Ag. Estado)







Vencedor da Volta da Pampulha e melhor brasileiro na Corrida de São Silvestre, Giovani dos Santos dominou a Meia Maratona de ponta a ponta, terminando com boa vantagem sobre os demais corredores. Ao final da prova, ele destacou a importância de começar a temporada com um título expressivo.
- Começar o ano com um bom resultado tão importante como este é muito bom. Venho trabalhando para isso e estou sendo recompensado fazendo boas provas. Tenho somente que agradecer à Deus, ao meu técnico e ao público brasileiro, que sempre me incentiva - comentou.
Sara Makera, por sua vez, preferiu ressaltar o fato de tudo ter conspirado a seu favor. Ela disse ainda que a temperatura de aproximadamente 22º colaborou para o seu bom desempenho.
-Deu tudo certo hoje. Gostei da percurso e a temperatura ajudou. Estou feliz por voltar a correr bem no Brasil - concluiu.
Resultados da Meia Maratona de São Paulo:
Masculino
1º) Giovani dos Santos (Brasil) - 1h03m37s
2º) Ismail Gallet (Tanzânia) - 1h04m04s
3º) Gilmar Lopes (Brasil) - 1h04m32s
4º) Giomar Pereira da Silva (Brasil) - 1h04m54s
5º) Ivanildo dos Anjos (Brasil) - 1h05m02s
Feminino
1ª) Sara Makera (Tanzânia) - 1h13m19s
2ª) Dorcas Kiptarus (Quênia) - 1h15m25s
3ª) Sueli Pereira Silva (Brasil) - 1h15m38s
4ª) Roselaine Silva (Brasil) - 1h17m11s
5ª) Kleidiane Jardim (Brasil) - 1h18m27s

Corrida Cidade Aracaju: Pernambucano e baiana vencem 30ª edição da Corrida Cidade de Aracaju






17/03/2013 19h56 - Atualizado em 17/03/2013 19h56

Marcos Antônio, de Garanhuns, vence a prova entre os homens. Graciete Moreira é campeã na prova feminina

Resultado, Corrida 25km Aracaju, 2013.
Por GLOBOESPORTE.COMAracaju

Comente agora
A 30ª edição da Corrida Cidade de Aracaju teve o pódio dominado pelos nordestinos tanto no masculino quanto no feminino. Sem muitos figurões na prova por conta do choque de calendário com a Maratona de São Paulo, que aconteceu neste domingo, a tradicional corrida sergipana não deixou de ser emocionante. O evento comemorou os 158 anos de Aracaju e contou com cerca de 1200 atletas participantes.
Entre os homens, o primeiro colocado foi o pernambucano de Garanhuns Marcos Antônio. Ele completou a percurso de 25 quilômetros de São Cristóvão até Aracaju com o tempo de 1'16'50. Já entre as mulheres a campeã foi a baiana Graciete Moreira. A corredora cruzou a linha de chegada com o tempo de 1'32'53.
Largada aconteceu às 16h em São Cristóvão (Foto: Thiago Barbosa)Largada aconteceu às 16h em São Cristóvão (Foto: Thiago Barbosa)
Masculino
Já nos primeiros quilômetros de prova Marcos Antônio largou na frente e mostrou que seria um dos grandes favoritos. Ele conseguiu abrir boa vantagem em relação aos adversários e administrou bem até o final da prova, vencendo com tranquilidade. O pernambucano conquista o lugar mais alto do pódio pela segunda vez. Ele venceu a edição de 2008 da Corrida Cidade de Aracaju.
- Fiquei muito feliz com esse resultado. É uma prova que eu gosto muito de correr e inclusive já venci. Adotei a estratégia de imprimir um ritmo forte desde o começo para me distanciar dos adversários e depois ir administrando. O plano de prova foi correto e eu consegui o objetivo - disse o campeão.
Marcos Antônio venceu com facilidade entre os homens (Foto: Thiago Barbosa)Marcos Antônio venceu com facilidade entre os homens (Foto: Thiago Barbosa)
O Sergipano melhor colocado na corrida foi José Nilson, com o tempo de 1'22'15.
Classificação
1º Marcos Antônio -1'16'50
2º João Marcos (Gari)- 1'18'42
3º Enio de Lima- 1'19'52
4º José Everaldo Mota- 1'20'22
5º Jair José da Silva- 1'20'40
Feminino
Entre as mulheres a prova também teve a campeã fechando o percurso com uma certa vantagem em relação às concorrentes. A baiana Graciete Moreira, que tem cinco participações na Corrida Cidade de Aracaju, conseguiu seu primeiro título.
- É uma prova desafiadora e sempre muito difícil. Mas deixa na gente o gosto de quero mais, de querer superar os desafios. Fiz uma preparação muito boa e o resultado chegou. Estou muito contente com tudo isso.
Baiana Graciete foi a vencedora entre as mulheres (Foto: Thiago Barbosa)Baiana Graciete foi a vencedora entre as mulheres (Foto: Thiago Barbosa)
Entre as sergipanas, a melhor colocada foi Adriana Lopes. A corredora, que coleciona cinco títulos da tradicional prova, foi a quinta colocada com o tempo de 1'42'35.
Classificação
1ª Graciete Moreira- 1'32'53
2ª Mary Silva- 1'36'32
3ª Marily dos Santos- 1'40'19
4ª Marluce Queiroz- 1'40'28
5ª Adriana Lopes- 1'42'35