sábado, 1 de agosto de 2009

PAN-AMERICANO: BRASIL CONQUISTA DUAS MEDALHA



A equipe do Brasil terminou o primeiro dia no Campeonato Pan-Americano de Juvenis com duas medalhas de bronze. A competição começou nesta sexta-feira (31), em Port-of-Spain, capital de Trinidad y Tobago.

Um dos pódios foi conquistado por Diego Cavalcanti, que fez os 100 m em 10.30, com vento de 0.7 m/s. O ouro e a prata foram para os norte-americanos Marcus Rowland e D Angelo Cherry, respectivamente com 10.03 e 10.17.

No peso feminino, Geisa Arcanjo também ficou na terceira posição com 15,69 m. A campeã foi a representante dos Estados Unidos, Anastásia Jelmini, com 16,37 m, e a medalha de prata para a canadense Julie Labonte, com 16,29 m.

Neste sábado (1), vários brasileiros entram na pista: Diego Cavalcanti (200 m e 4x100 m) Eric de Jesus, Gustavo dos Santos e Jefferson Lucindo (4x100 m) Ederson Pereira (10.000 m) Hederson Estafani (400 m com barreiras) Lourival de Almeida Neto e William Barrionuevo (salto em distância) Allan Wolski (lançamento do martelo) Caio Bonfim e Diego Martin (marcha 10.000 m).

No decatlo, prosseguem na disputa Eduardo Alexandro e Marcos Vinícios Marcelino. No feminino competem: Jenifer do Nascimento e Drielle Conde (5.000 m) Andressa de Morais (lançamento do disco) Vanessa Spínola e Cynthia Alves (heptatlo).

O ATELTA DA PÉ DE VENTO JOSÉ ELOY FICA FORA DO CIRCUITO CAIXA.


Será desputada em Belo Horizonte (MG), na 5ª etapa do Circuito Caixa de Corridas, no próximo domingo (2). A largada dos 10 km está marcada para as 08 horas, na Praça da Pampulha, um dos pontos mais visitados da capital mineira.

Entre os homens, Giomar Pereira, que lidera o Ranking 2009, com 126 pontos. Campeão do Ranking em 2008, Giomar lutará também pelo bicampeonato na prova, já que venceu a corrida também no ano passado.

Outro candidato forte ao pódio é João Ferreira de Lima, o João da Bota, quarto colocado no Ranking 2009, com 95 pontos. Uma das atrações no feminino é a líder do Ranking Marizete Rezende, que tem 152 pontos. Terceira no Ranking 2009, Simone Alves da Silva, que soma 99 pontos, também participará da corrida.

A prova de é uma das 20 que contam pontos para o Ranking CAIXA CBAt de Corredores de Rua 2009. Os melhores, no masculino e no feminino, integrarão o Programa Caixa de Apoio a Corredores de Elite, da Confederação Brasileira de Atletismo, em 2010.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

PAN-AMERICANO: 28 ATLETAS BRASILEIROS PRONTO PARA LARGADA

Paulo Sergio
O competidor Paulo Sérgio dos Reis Carvalhos, da equipe PÉ DE VENTO, mais uma vez representará a nossa equipe em um evento internacional agora o atleta (Goianão), como é chamado cariosamente pelos seus companheiros da equipe, esta em Port-of-Spain, capital de Trindad y Tobago na America Central onde irá desputar os Jogos Pan-Americano, nos 10mil pista neste fim de semana. O grupo conta com 28 atletas - 16 homens e 12 mulheres.

Começa nesta sexta-feira (31) em Port-of-Spain, capital de Trinidad y Tobago, o Campeonato Pan-Americano de Juvenis. A competição, para atletas com até 19 anos, será disputada no Estádio Hasely Crawford, nome dado em homenagem ao trinitenho campeão olímpico dos 100 m em Montreal 1976.

Esta é a 15ª edição do evento, organizado pela Comissão Pan-Americana de Atletismo, entidade que conta com 45 países filiados. O Campeonato foi disputado pela primeira vez em 1980, na cidade canadense de Sudbury, e a última edição aconteceu em São Paulo, há dois anos.

Trindade e Tobago é um país caribenho situado ao largo da costa da Venezuela. É constituído pelas ilhas de Trinidad e de Tobago e faz fronteira marítima com a Venezuela, a sul e a oeste, e com Granada, a noroeste. Sua capital, Port of Spain, é a favorita para sediar o Secretariado Geral da ALCA.

Trinidad e Tobago são duas ilhas de clima tropical e terreno montanhoso. A principal cidade da ilha de Trinidad é a capital do país Port of Spain enquanto a cidade principal da ilha de Tobago é Scarborough.
A localização do país é entre o mar do Caribe e o oceano Atlântico. Com mais de 1 milhão de habitantes, Trinidad e Tobago é o país com a segunda maior população de língua inglesa na região, depois da Jamaica. Atualmente, o território atrai investimentos externos e apresenta uma economia florescente, almejando tornar-se um "Tigre do Caribe", a exemplo dos chamados Tigres Asiáticos.
História

Em 1498, Cristóvão Colombo chega a Trinidad e Tobago. Depois ocupada pelos holandeses, logo é tomada pelos espanhóis em 1632.Em 1802, os ingleses conquistam as ilhas, mas 12 anos depois, em 1814 é cedida ao Reino Unido. As ilhas de Tobago passam a constituír uma colônia apenas em 1888.
O
jornalista e escritor português Ferreira Fernandes afirma no seu livro Madeirenses Errantes que alguns madeirenses protestantes, radicados em Trinidad e Tobago após a sua expulsão de Portugal por motivos religiosos, se encontram entre os principais responsáveis pela revolução que se deu neste país. Em 1962 o país tornou-se oficialmente independente.
Política
O nome oficial é
República de Trinidad e Tobago, cuja capital é Porto Espanha (Port-of-Spain em inglês), localizada a noroeste de Trinidad. Scarborough é a capital de Tobago. Trinidad e Tobago tornou-se independente da Grã-Bretanha em 2 de agosto de 1962. Tornou-se uma república parlamentarista e multipartidarista.
O território é dividido administrativamente em 7 condados, 5 municipalidades (com governo próprio) e um distrito semi-autônomo (Ilha de Tobago).

O chefe de estado é o presidente da república, eleito por um colégio eleitoral.
O presidente
George Maxwell Richards está no cargo desde 17 de março de 2003. As próximas eleições presidenciais estão previstas para 2008. O chefe de governo é o primeiro-ministro Patrick Manning, desde 24 de dezembro de 2001.
Geografia
Trinidad e Tobago é um país da
América Central, embora as ilhas sejam uma extensão geológica da América do Sul.
É constituído de duas ilhas incluídas Trinidad, a maior da ilhas, possui 4.828 km² enquanto Tobago conta com 330 km². A capital do país situa-se em Trinidad, e é Porto Espanha (Port-of-Spain). Trinidad é caracterizado por três cadeias de montanhas baixas que se estendem de leste a oeste ao redor do território em cujo centro existe uma planície onde se desenvolve a cultura da cana-de-açúcar. Partes da costa leste e oeste apresentam formação de terrenos pantanosos. O ponto culminante é o monte del Aripo, com 940 m de altitude integrando a cadeia de montanhas do noroeste. Ao norte do país, as montanhas são cobertas por florestas.

Tobago, cuja capital é Scarborough, possui maravilhosas praias com brancas areias e barrancos de coral ao redor da ilha cujo centro é montanhoso enquanto no sul e na costa oeste localizam-se as planícies. O clima é tropical com temperaturas elevadas durante todo o ano variando entre 25 e 38 graus centígrados. Existem duas estações bem definidas: uma seca, de janeiro a maio, e uma chuvosa, de junho a dezembro. Felizmente, as ilhas estão fora da rota dos furacões que, não raro, assolam vastas áreas da faixa equatorial do oceano Atlântico.
Trinidad
Posição:
Latitude 10 1/2°N, longitude 61 1/2° W
Área física: Retangular na forma, medidas 37 milhas (60 quilômetros) por 50 milhas (80 quilômetros).
Economia
Trinidad e Tobago conquistou a reputação de ser um local de excelente investimento para as empresas internacionais.[
carece de fontes?] Um setor de ponta tem sido, nos últimos quatro anos, o do gás natural.
O turismo é um setor em franco crescimento, embora não seja tão importante, proporcionalmente, como em muitas outras ilhas caribenhas.
Cultura
A
cultura de Trinidad e Tobago é caracterizada por variadas expressões de identidade popular que refletem o encontro dos povos que formam o quadro de etnias da ilha. Este sincretismo aparece sobretudo nas manifestações religiosas, nos festejos populares e no ritmo nacional, o som do calipso onde predominam as bandas (os naipes) de metais.
O perfil étnico se compõem em:
- 39.6% de descendentes africanos; - 40.3% de hindús; - 18.4% de mestiços; - 0.6% de europeus; - 0.4% de chineses; - 0.6% de outras etnias;

3ª Meia Maratona Internacional Cidade de Assunção


Um grande evento em Assunção, capital do Paraguai, vai reunir os corredores latino-americanos no dia 2 de agosto para participarem da terceira edição da Meia Maratona Internacional Cidade de Assunção. As inscrições estão abertas on-line no ativo.com para que os corredores brasileiros possam garantir suas vagas.

Além da prova de 21 km, o evento terá ainda uma corrida de 10 km, que pode ser disputada em revezamento. A largada e a chegada serão na Praça das Armas, região central. Em paralelo ao evento principal, será realizado também o Campeonato Sulamericano de Meia Maratona, pela primeira vez no Paraguai. A previsão é reunir cerca de dois mil corredores.

A programação festiva começa na sexta-feira à noite, dia 31 de julho, com um festival de música na Praça das Armas. No sábado (1/8) à noite será a vez do jantar de massas. No Domingo (2), a prova começa cedo, às 7h45 com a largada dos cadeirantes. Ás 8h e 8h05 serão dadas as largadas, respectivamente, para os atletas do Campeonato Sulamericano de Meia Maratona e da Meia Maratona Internacional Cidade de Assunção.

O percurso não é considerado díficil, pois é um circuito de ida e volta pela principal avenida de Assunção, com um pequeno trecho de subida na ida. Os corredores passarão por vários pontos turísticos da cidade, como o Palácio do Governo, o porto, a catedral e o palácio municipal.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

PÉ DE VENTO TEM ATLETA NOS JOGOS PAM-AMERICANO

Atelta e Treinador
O treinador Dr. Henrique Viana e o atleta Paulo Sérgio, são nossos representante nos Jogos Pan-Americano em Trindad y Tobago, na America Centrel, O atleta e o treinador da Equipe PE DE VENTO, embarcaram junto com a Seleção Brasileira de Atletismo Junvenil, para os Jogos Pan-Americano em Trinidad y Tobago, na madrugada desta quarta-feira (29), no voo 758 da Copa, previsto para as 03:50, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O Campeonato, para atletas até 19 anos, será disputado em Port-of-Spain, de sexta-feira (31) a domingo (2). O grupo conta com 28 atletas - 16 homens e 12 mulheres.

Dr. Henrique Viana, a mais de 20 anos integra a Seleção Brasileira de Atletismo em diversos campeontas como Mundiais Pan-Americano, Sul-Americano e entres outros, foram inumeras as viajens em que esteve esteve servindo a Seleção Brasileira de Atletismo, entre umas delas a conquista da primeira medalha em Campeonatos Mundiais de Atletismo, com seu atleta na época Luiz Antonio dos Santos, conquistando a medalha de Bronze para o pais na Noruega.

Entre os destaques no masculino estão os campeões sul-americanos da categoria, Hederson Estefani, ouro nos 400 m, 400 m com barreiras e 4x400 m Diego Cavalcanti, nos 100 m e 4x100 m e Allan Wolski, no lançamento do martelo. No feminino, algumas das atrações serão Vanessa Spínola, no heptatlo Andressa de Morais, no lançamento do disco, e Jucilene Sales de Lima, no lançamento do dardo.

MASCULINO

Diego Cavalcanti - 200 m Evandro Maciel - 1.500 m Jean Dolberth Machado - 1.500 m Ederson Pereira - 5.000 m, 10.000 m Paulo Sérgio Carvalho - 10.000 m Atleta da PÉ DE VENTO. Jonathan Henrique Silva - 110 m com barreiras Hederson Estefani - 400 m com barreiras Talles Frederico Silva - Salto em Altura Lourival de Almeida Neto - Salto em Distância William Barrionuevo - Salto em Distância Jean Cassimiro Rosa - Salto Triplo Eduardo Alexandrino - Lançamento do Dardo, Decatlo Allan Wolski - Lançamento do Martelo Marcos Vinícios Marcelino - Decatlo Caio Bonfim - Marcha Diego Martin - Marcha

FEMININO

Jenifer do Nascimento - 5.000 m Drielle Conde - 5.000 m Sara Pereira - Salto com Vara Renata Severiano - Arremesso do Peso Geisa Arcanjo - Arremesso do Peso, Lançamento do Disco Andressa de Morais - Lançamento do Disco, Lançamento do Martelo Jucilene Sales de Lima - Lançamento do Dardo Rafaela Gonçalves - Lançamento do Dardo Cynthia Alves - Heptatlo Vanessa Spínola - Heptatlo Jéssica Souza - Marcha Mayara Vicentainer - Marcha COMISSÃO

TÉCNICA

Treinador-chefe: Ricardo Barros. Treinadores: Hebe Scolfaro, José Eugênio Zaninelli, Henrique Viana, Otaviano Caetano.

Médico: Paulo Facciolla Kertzman. Fisioterapeutas: Eduardo de Oliveira, Rosana Calache.

Mais informações no site oficial da competição, acesso pelo link: http://www.wix.com/webber63/2009-Pan-Am-Junior-Championships


segunda-feira, 27 de julho de 2009

ATLETISMO BRASILEIRO LEVA 45 ATLETAS, 21 HOMEN E 24 MULHERES PARA O MUNDIAL EM BERLIN


Após o encerramento do prazo para a obtenção de índices de qualificação, ontem (26 de julho), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) fez a convocação dos atletas que representarão o País no Campeonato Mundial de Atletismo 2009.

A competição, que acontece nos anos ímpares, será realizada no Estádio Olímpico de Berlim (palco da final da Copa do Mundo de Futebol de 2006), entre os dias 15 e 23 de agosto próximo. A equipe terá 45 atletas - 21 homens e 24 mulheres. ABAIXO, a lista dos convocados e suas respectivas provas.

DEZOITO dos convocados embarcam hoje (27), para participar de Camping em Centro de treinamento próximo a Berlim: José Carlos Moreira, Bruno Lins, Sandro Viana, Jorge Célio, Kleberson Davide, Júlio César de Oliveira, Lucimar Moura, Evelyn Santos, Thaíssa Presti, Franciela Krasucki, Rosemar Coelho Neto, Emmily Pinheiro, Jailma Sales de Lima, Geisa Coutinho, Josiane Tito, Sheila Ferreira, Elisângela Adriano e Lucimara Silvestre.

O embarque dos atletas que seguem nesta segunda-feira está previsto para as 18:40, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, pelo voo KL 0792, da KLM. Eles estarão acompanhados pelo treinador-chefe Ricardo D' Angelo, e pelos treinadores João Paulo Alves da Cunha, Jayme Netto Júnior e Katsuhico Nakaya.

Vários dos atletas convocados já estão na Europa, caso da campeã olímpica em Pequim, Maurren Maggi, do vice-campeão mundial em Osaka, Jadel Gregório, e da medalhista no Mundial Indoor de Valência, Fabiana Murer.

SELEÇÃO BRASILEIRA

MASCULINO

José Carlos Moreira - 100m, 4x100mVicente Lenilson - 100m, 4x100mBasílio de Moraes - 100m, 4x100mBruno Lins - 200m, 4x100mSandro Viana - 200mJorge Célio Sena - 200m, 4x100mFabiano Peçanha - 800mKleberson Davide - 800mMahau Suguimati - 400m com barreirasJessé Farias - Salto em AlturaJadel Gregório - Salto TriploJefferson Sabino - Salto TriploLeonardo Elisiário - Salto TriploFábio Gomes da Silva - Salto com Vara Júlio César de Oliveira - Lançamento do Dardo Mário José Santos Jr. - 50km MarchaJosé Alessandro Bagio - 20km MarchaMoacir Zimmermann - 20km MarchaMarilson Gomes dos Santos - MaratonaJosé Telles de Souza - MaratonaAdriano Bastos - Maratona

FEMININO

Lucimar Moura - 100m, 4x100mLuciana França - 400m com barreirasLucimar Teodoro - 400m com barreirasSabine Heitling - 3000m com obstáculosEvelyn Santos - 4x100mThaissa Presti - 4x100mFranciela Krasucki - 4x100mRosemar Coelho Neto - 4x100mVanda Gomes - 4x100mEmmily Pinheiro - 4x400mJailma Sales de Lima - 4x400mGeisa Coutinho - 4x400mJosiane Tito - 4x400mSheila Ferreira - 4x400mMaurren Maggi - Salto em DistânciaKeila Costa - Salto em DistânciaGisele de Oliveira - Salto TriploFabiana Murer - Salto com VaraElisângela Adriano - Lançamento do discoLucimara Silvestre - HeptatloTânia Spindler - 20k MarchaAlessandra Picagevicz - 20km MarchaMaria Zeferina Baldaia - MaratonaAdriana Aparecida da Silva - Maratona

COMISSÃO TÉCNICA

Treinador-chefe: Ricardo D'Angelo. Treinadores: Peter Stanley, Nélio Moura, João Paulo Alves da Cunha, Jayme Netto Jr., Katsuhico Nakaya, Adauto Domingues, Claudio Roberto de Castilho, Kiyoshi Takahashi, Tânia Moura Elson Miranda, Carlos Morastoni, Inaldo Sena, Jorge Peçanha.

Médico: Cristiano Laurino. Fisioterapeutas: Rodrigo Iglesias e Maria Paula de Figueiredo. Massagistas: Jacy Castilho da Silva e Renato Anselmo de Oliveira.

Fonte (Benê Turco - Assessor de Imprensa da CBAt)