segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Atleta Pé de Vento Vence Copa Caixa Brasil de Cross Country


Gilberto Silvestre Lopes comemora vitória (Fernanda Paradizo/CBAt)
Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa-RJ) venceu na manhã deste domingo (dia 08) a prova da categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Cross Country, disputada no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo. O  atleta, que já havia vencido, conseguiu a segunda vitória na carreira na competição.

Com sol, calor em torno dos 24 graus e um percurso com muito barro e obstáculos naturais, os corredores tiveram de se esforçar bastante para manter um ritmo forte em toda a prova. 


"Foi muito desgastante", comentou Gilberto, logo após cruzar a linha de chegada da prova, que reuniu 108 corredores. "Consegui o objetivo de vencer e agora é pensar na Copa Pan-Americana", prosseguiu o campeão, que completou os 12 km em 39:46.
O mineiro de 25 anos radicalizado em Petrópolis onde a equipe Pé de Vento realiza seus treinos e tem sua sede, pretende disputar este ano a maratona dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá. Ele vai tentar o índice de qualificação na Maratona de Milão, em abril, na Itália, na segunda prova de 42,195 km da carreira. "Estou animado. Fiquei em quarto lugar no ano passado na Maratona de São Paulo." Dr. Henrique seu treinador esta traçando o planejamento do atletas e sua equipe com foco voltado para os Jogos Pan-americanos, em Toronto Canadá, julho de 2015, Campeonato Mundial de Atletismo, e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A competição foi seletiva para a Copa Pan-Americana da modalidade, marcada para os dias 21 e 22 deste mês, na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Os quatro primeiros colocados na categoria juvenil e os três primeiros na menor serão convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda esta semana.
Já a Copa Pan-Americana será classificatória para o Campeonato Mundial de Cross Country da China, marcado para o dia 28 de março, em Guiyang. A competição terá adultos e juvenis.

 Classificação final

Adulto Feminino - 8 km

1-Cruz Nonata (ASA São Bernardo/Caixa-SP) - 29:48
2-Maria Aparecida Ferraz (Luasa-SP) - 30:29
3-Andreia Aparecida Hessel (Pinheiros-SP) - 30:34
4-Valdilene dos Santos Silva (Pinheiros-SP) - 30:43
5-Sueli Pereira da Silva (Cruzeiro/Caixa-MG) - 30:55

Adulto Masculino - 12 km
1-Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa-RJ) - 39:46
2-Joilson Bernardo da Silva (BM&FBovespa-SP) - 39:58
3-Cosme Ancelmo de Souza (Instituto ICB-RJ) - 40:02
4-Rafael dos Santos Novais (Pinheiros-SP - 40:07
5-Thiago do Rosário André (BM&FBovespa) - 40:12