sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Maurren Maggi está fora da equipe Rede Atletismo, de Bragança Paulista




Reunião com cúpula do grupo nesta sexta-feira (23) definiu a saída da campeã olímpica e mais 19 atletas

Medalha de ouro no salto em distância na Olimpíada de Pequim-2008, Maurren Maggi deixou a equipe Rede Atletismo, com mais 19 competidores, depois de reunião nesta sexta-feira (23) com a cúpula do grupo de Bragança Paulista.

A saltadora deixou a equipe BMF juntamente com o técnico Nélio Moura depois dos Jogos em Pequim, em agosto do ano passado, para integrar a equipe do interior paulista, que apostou em nomes de destaque para também formar atletas em categorias menores.

Em junho deste ano, a equipe foi envolvida pelo maior escândalo de doping do atletismo brasileiro, com velocistas pegos no antidoping com testes-surpresa que deram positivo para EPO (eritropoietina). A crise foi às vésperas do Mundial de Atletismo de Berlim, Alemanha, em agosto.
O técnico Jayme Netto Júnior assumiu a culpa pelos cinco atletas (mais dois admitiram ter tomado injeções de EPO e foram suspensos preventivamente). A Rede Atletismo havia deixado uma definição sobre o futuro da equipe para o fim deste ano, quando contratos como o de Marren iriam vencer.
Do R7, com informações da Gazeta Press

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Atleta e Maratonista Brasileiro, William Amorim é flagrado no antidoping

O peso na conciência
São Paulo (SP)
Mais um. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta sexta-feira que o atleta William Gomes Amorim foi flagrado no teste antidoping. Maratonista, o brasileiro utilizava-se ilegalmente de testosterona exógena para melhorar seu desempenho em competições.

A amostra que testou positivo foi coletada no dia 24 de maio de 2009, em Minas Gerais, após William participar dos 10 Km de Contagem. O maratonista foi comunicado pela CBAt no dia 8 de outubro após a confirmação dos resultados e apresentou suas justificativas no dia seguinte, o que não foi aceito pela entidade.

Desta forma, William Amorim abriu mão da contraprova e foi suspenso a partir do dia 9 de outubro de 2009 e deverá ficar de fora de competições oficiais até a data do julgamento de seu caso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo.

LABORATÓRIO CONFIRMA RESULTADO
Manaus - A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta informar que o Laboratório credenciado pela WADA/IAAF no Rio de Janeiro, comunicou a esta entidade, no dia 09 de julho de 2009, que identificou, na amostra A de urina do atleta WILLIAM GOMES AMORIM (Registro 19142-SP), coletada no dia 24 de maio de 2009, na cidade de Contagem, MG, por ocasião da prova 10 Km de Contagem, a presença da substância proibida Testosterona Exógena (e hormônios precursores) após recebimento desse comunicado, a CBAt, em conformidade com as Normas da WADA/IAAF, solicitou ao laboratório que tal resultado fosse confirmado pelo teste de IRMS (técnica de cromatografia gasosa, acoplada a espectrometria de massas por razão isotópica). O Laboratório do Rio de Janeiro encaminhou a amostra A de urina do atleta ao Laboratório credenciado pela WADA/IAAF de Colônia, Alemanha, para tal teste, tendo a CBAt recebido o resultado do mesmo no dia 05 de outubro de 2009, confirmando a presença da substância proibida.

Em conformidade com o disposto nas normas da IAAF/WADA, o atleta foi comunicado em 08 de outubro de 2009 do resultado adverso, pela CBAt, tendo apresentado suas justificativas em 09 de outubro de 2009, as quais não foram aceitas pela CBAt, configurando tal resultado infração de doping na mesma data o atleta abriu mão da abertura da amostra "B" (contra-prova) de sua urina. Desta forma, a CBAt suspendeu provisoriamente o atleta a contar de 09 de outubro de 2009, até julgamento do caso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo.