segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ATLETA DA PÉ DE VENTO CAIXA VALÉRIO CONQUISTA A COPA BRASIL DE CROSS COUNTRY, 2014.


 
Valério de Souza Fabiano (Pé de Vento/Caixa-RJ) manteve o domínio de seu clube na categoria adulta masculina da Copa Brasil/Caixa de Cross Country, encerrada na tarde deste domingo 09, no Parque Municipal Jardim Botânico Franz Damm, na cidade catarinense de Timbó. Medalha de bronze no ano passado, em Rio Claro (SP), ele completou os 12 km em 38:30.

Em 2011 e 2012, as vitórias foram de Gilberto e Gilmar Silvestre Lopes, respectivamente. Os gêmeos também defendem a equipe Pé de Vento e, assim como Valério, treinam com o técnico Henrique Viana.

"Estou muito feliz com a vitória. No ano passado bati na trave no Sul-Americano da Argentina e agora espero vencer", comentou o corredor de 25 anos, nascido na cidade de Guaçaí, no Espírito Santo, referindo-se ao torneio continental que será disputado no próximo dia 23, em Assunção, no Paraguai.

Medalha de prata no Sul-Americano de Concórdia de 2013, o corredor está aliviado. "Treino muito em Petrópolis e quando o resultado aparece fico satisfeito. É mais um incentivo para continuar na batalha", conclui o atleta, terceiro colocado no ano passado na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte.

O mineiro Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa-RJ), campeão do ano passado, ficou em segundo lugar, com o tempo de 39:01, seguido de Wellington Bezerra da Silva (GR Barueri-SP), com 39:06. Eliezer de Jesus Santos (Pé de Vento/Caixa-RJ) terminou em quarto lugar, com 39:41, enquanto Allison Rocha Peres (PMA-PR) ficou na quinta colocação, com 39:58.

Os cinco primeiros colocados garantiram vaga na seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Cross, no próximo dia 23, em Assunção, no Paraguai.

Novo título
No juvenil masculino, o paranaense Weverton Fidelis (FECAM-PR), bicampeão brasileiro na categoria menor, estreou com vitória na categoria até 19 anos. Ele correu os 8 km da prova, em 26:19, confirmando o seu grande potencial. O goiano Ronald Moraes da Silva (EJA-Jataí-GO), filho de Sueli Pereira da Silva, vice-campeã do adulto, ficou com a medalha de prata, com 26:50, seguido de Victor Vinicius Alves da Silva (Barra do Garças-MT), com 26:53, e de Felipe Rocha e Pinto (Orcampi/Unimed-SP). com 26.59.

Já a mato-grossense Ana Karolyne de Campos Silva (Barra do Garças-MT), campeã sul-americana juvenil dos 800 m, venceu a prova feminina. Ela completou os 6 km do percurso em 23:26.

Ana Paula Silva Almeida Feitosa (4º CMPM Aurea Braga-AM) terminou em segundo lugar, com 23:44, seguida de Thayna Silva de Melo (Mangueira do Futuro-RJ), com 24:16. Evellin Inaca dos Passos (ABA/SEMEL Bauru-SP) ficou em quarto lugar, com 25:00.

Os quatro primeiros colocados das duas categorias garantiram vaga no Campeonato Sul-Americano de Cross do Paraguai.

Classificação por equipes:

Adulto masculino

1-Pé de Vento/Caixa (RJ) - 7 pontos
2-GR Baraueri (SP) - 16
3-São Paulo FC/Sollys (SP) - 34

Juvenil masculino
1-LUASA (SP) - 19 pontos
2-São Paulo FC/Sollys (SP) - 29
3-ACA (SC) - 30

Feminino Juvenil
1-São Paulo FC/Sollys (SP) - 6 pontos
2-ACA (SC) - 15

A Copa Brasil/Caixa de Cross Country foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizada pela Federação de Atletismo de Santa Catarina, com patrocínio da CAIXA e apoio da Prefeitura de Timbó.

Mais informações sobre a competição no endereço abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_cross/default.asp