quinta-feira, 18 de junho de 2009

O que é jornalismo

Jornalismo
é a atividade profissional que consiste em lidar com noticias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.

O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.


A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final.


A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.

A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema).

A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido.

A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento.


o texto jornalístico


o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, que recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos. uma matéria é o nome genérico de textos informativos resultantes de apuração, incluindo notícias, reportagens e entrevistas. um artigo é um texto dissertativo ou opinativo, não necessariamente sobre notícias, e nem necessariamente escrito por um jornalista.


redatores geralmente seguem uma técnica para hierarquizar as informações, apresentando-as no texto em ordem decrescente de importância. esta técnica tem o nome de pirâmide invertida, pois a "base" (lado mais largo, mais importante) fica para cima (início do texto) e o "vértice" (lado mais fino, menos relevante) fica para baixo (fim do texto). o primeiro parágrafo, que deve conter as principais informações da matéria, chama-se "lide" (do inglês lead, ou "principal"). o texto é geralmente subdividido em "capítulos" agrupados por tema, chamados retrancas e sub-retrancas, ou matérias coordenadas.

tipos de texto jornalístico


notícia - de carácter objectivo, composto pelo 'lead' e o corpo da notícia:
no 'lead' tenta-se responder a cinco perguntas (os cinco w's): quem (who), o quê (what), onde (where), quando (when), porquê (why), a ausência destas pode dever-se a dados não apurados;
no corpo da notícia desenvolve-se gradualmente a informação em cada parágrafo, por isso a informação é cada vez mais elaborada, detalhada.

matéria - todo texto jornalístico de descrição ou narrativa factual. dividem-se em matérias "quentes" (sobre um fato do dia, ou em andamento) e matérias "frias" (temas relevantes, mas não necessariamente novos ou urgentes). existem ainda os seguintes subtipos de matérias:

suíte - é uma matéria que dá seqüência ou continuidade a uma notícia, seja por desdobramento do fato, por conter novos detalhes ou por acompanhar um personagem

perfil - texto descritivo de um personagem, que pode ser uma pessoa ou uma entidade, um grupo; muitas vezes é apresentado em formato testemunhal

entrevista - é o texto baseado fundamentalmente nas declarações de um indivíduo a um repórter; quando a edição do texto explicita as perguntas e as respostas, seqüenciadas, chama-se de ping-pong

opinião ou editorial - reflete a opinião apócrifa do veículo de imprensa (não deve ser assinado por nenhum profissional individualmente)

artigo - texto eminentemente opinativo, e geralmente escrito por colaboradores ou personalidades convidadadas (não jornalistas)

crônica - texto que registra uma observação ou impressão sobre fatos cotidianos; pode narrar fatos reais em formato de ficção.

nota - texto curto sobre algum fato que seja de relevância noticiosa, mas que apenas o lide basta para descrever; muito comum em colunas

chamada - texto muito curto na primeira página ou capa que remete à íntegra da matéria nas páginas interiores

texto-legenda - texto curtíssimo que acompanha uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação, mas sem matéria à qual faça referência; tem valor de uma matéria independente.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

BRASIL NO SUL-AMERICANO, 42 HOMENS E 39 MULHERES:

Brasil Rumo ao Sul-Americano
A equipe terá 81 atletas, 42 no masculino e 39 no feminino - LISTA ABAIXO -, no Campeonato, que será disputado de sexta-feira próxima (19) a domingo (21), em Lima, no Peru.

A Equipe PÉ DE VENTO, terá o atleta Damião Ancelmo nos 5mil e 10mil pista, o mesmo com possibilidade reais em conquitar duas medalhas de ouro para o Brasil, o competidor esta atravesando otíma fase no atletismo, vencer no ultimo domingo os 10km da Wolkvagem Run em Taubaté, interior de São Paulo.

Entre outros nomes do Brasil que também serão atrações no Sul-Americano está a campeã do salto em distância do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, encerrado no último dia 7, no Rio de Janeiro: Keila Costa, que venceu com 6,79 m.

Entre os destaques do masculino estão Fabiano Peçanha e Kléberson Davide, que já correram abaixo de 1:45.00 este ano.
Os outros dois pré-convocados para o Mundial de Berlim são Maurren Maggi, ouro olímpico no salto em distância em Pequim, na China, no ano passado, e Jadel Gregório, vice-campeão mundial do salto triplo em Osaka, no Japão, em 2007. Ambos pediram dispensa da convocação e foram atendidos pela CBAt.

SELEÇÃO BRASILEIRAMASCULINO

Jorge Célio Sena - 100 m/4x100 mJosé Carlos Moreira - 100 m/4x100 mVicente Lenilson - 4x100 mRafael Ribeiro - 4x100 mHugo Balduíno - 200 m/4x100 mBruno Lins de Barros - 200 mLuís Eduardo Ambrósio - 400 m/4x400 mEduardo Vasconcelos - 400 m/4x400 mRodrigo Bargas - 4x400 mWallace Daflon - 4x400 mFabiano Peçanha - 800 mKléberson Davide - 800 mHudson de Souza - 1.500 mÉder Uilian da Silva - 1.500 mDamião Ancelmo de Souza - 5.000 m/10.000 mUbiratan dos Santos - 5.000 mDaniel Chaves da Silva - 10.000 mFernando Fernandes - 3.000 m com obstáculosGladson Barbosa - 3.000 m com obstáculosAnselmo Gomes da Silva - 110 m com barreirasÉder Antonio Souza - 110 m com barreirasMahau Suguimati - 400 m com barreirasRaphael Fernandes - 400 m com barreirasJessé Farias de Lima - Salto em alturaGuilherme Cobbo - Salto em alturaFábio Gomes da Silva - Salto com varaJoão Gabriel Sousa - Salto com varaErivaldo Vieira - Salto em distânciaRogério Bispo - Salto em distânciaJéfferson Sabino - Salto triploLeonardo Elisiário - Salto triploGustavo Mendonça - Arremesso do pesoRonald Julião - Lançamento do discoMax William dos Santos - Lançamento do discoWágner Domingos - Lançamento do marteloAllan Wolski - Lançamento do marteloJúlio César de Oliveira - Lançamento do dardoLuiz Fernando da Silva - Lançamento do dardoAnderson Venâncio - DecatloCarlos Chinin - DecatloJosé Alessandro Bagio - Marcha 20 kmMário José dos Santos Jr. - Marcha 20 km

FEMININO

Lucimar Moura - 100 m/4x100 mEvelyn Santos - 100 m/200 m/4x100 mRosemar Coelho Neto - 4x100 mThaíssa Presti - 4x100 mVanda Gomes - 200 mJailma Sales de Lima - 400 m/4x400 mEmmily Pinheiro - 400 m/4x400 mGeisa Coutinho - 4x400 mSheila Ferreira - 4x400 mJosiane Tito - 800 mChristiane Ritz - 800 mGeisiane Mandelli - 1.500 mJenifer do Nascimento - 1.500 mSueli Pereira da Silva - 5.000 m/10.000 mCruz Nonata da Silva - 5.000 m/10.000 mSabine Heitling - 3.000 m com obstáculosPatrícia Lobo - 3.000 m com obstáculosGiselle Albuquerque - 100 m com barreirasFabiana Moraes - 100 m com barreirasLuciana França - 400 m com barreirasLucimar Teodoro - 400 m com barreirasMônica Freitas - Salto em alturaEliana Renata da Silva - Salto em alturaFabiana Murer - Salto com varaKarla Rosa da Silva - Salto com varaKeila Costa - Salto em distânciaFernanda Gonçalves - Salto em distânciaTânia Ferreira - Salto triploAndréa Pereira - Arremesso do pesoElisângela Adriano - Arremesso do peso/Lançamento do discoAndressa Morais - Lançamento do discoKatiuscia de Jesus - Lançamento do marteloJosiane Soares - Lançamento do marteloAlessandra Resende - Lançamento do dardoJucilene Sales de Lima - Lançamento do dardoLucimara Silvestre - HeptatloVanessa Spínola - HeptatloTânia Spindler - Marcha 20 kmCisiane Lopes - Marcha 20 km

COMISSÃO TÉCNICATreinador-chefe:

João Paulo Alves da Cunha. Treinadores: Jayme Netto Jr., Katsuhico Nakaya, Humberto Garcia, Irineu de Oliveira, Élson Miranda, Nélio Moura, Edemar dos Santos. Médico: Cláudio Machado da Silveira. Fisioterapeutas: Maria Paula Ferreira de Figueiredo e Ricardo Alexandre de Andrade Junqueira. Massagistas: Paulo Roberto Oliveira e Renato Anselmo de Oliveira.

domingo, 14 de junho de 2009

Usain Bolt conquista o "Oscar" do esporte

Velocidade e elegância no atletismo.
O Oscar do esporte ficou com o atletismo, nas mãos ou melhor dos pés de Usain Bolt atingiu mais uma conquista nesta quarta-feira. Desta vez, porém, o êxito do jamaicano foi fora das pistas: o prêmio Laureus, considerado o "Oscar" do esporte.

O corredor disputava a honraria contra Michael Phelps, dono de oito medalhas de ouro na natação das Olimpíadas de Pequim, o líder do ranking mundial de tênis Rafael Nadal, os pilotos Lewis Hamilton e Valentino Rossi, além de Cristiano Ronaldo.
Bolt recebeu o prêmio em Toronto das mãos de Michael Johnson, outro grande nome da história do atletismo e dono de quatro medalhas olímpicas. "Estou satisfeito em ganhar este honroso prêmio e gostaria de agradecer a todos que votaram em mim", comentou o atleta. "É uma honra suceder nomes como Roger Federer, Michael Schumacher, Lance Armstrong e Tiger Woods", destacou.

Isinbayeva, Russia é ouro em Berlim e a Brasileira Murer fica com bronze

Yelena Isinbayeva (RSS) Fabiana Murer (BRA)
A russa Yelena Isinbayeva abriu a Golden League com a medalha de ouro do salto com vara neste domingo.
Soberana na modalidade, a única mulher a ultrapassar os 5m na etapa de Berlim foi menos ousada e teve como marca final 4,83m, mas foi o bastante para não ser ultrapassada pelas demais integrantes do pódio: as polonesas Monika Pirek (prata) e Anna Rogowska e a brasileira Fabiana Murer (ganhadoras do bronze).
com o uniforme de seu novo patrocinador, uma empresa chinesa que pagará US$ 1,5 milhões por ano para trajá-la, Isinbayeva abriu diante de 64 mil espectadores o caminho para somar mais US$ 1 milhão caso vença as seis etapas da Golden League. A próxima prova da competição será no início de julho, em Oslo, na Noruega.
Na prova alemã, Murer subiu ao pódio na terceira colocação, com 4,68m. O resultado, embora tenha garantido medalha à brasileira, foi inferior aos 4,80m que ela conseguiu há uma semana, no Rio de Janeiro, batendo o recorde sul-americano da prova e conquistando o título do Troféu Brasil de atletismo, no Estágio do Engenhão.

Com a mesma marca de Fabiana Murer ficou a polonesa Rogowska, com quem que dividiu o terceiro lugar no pódio. A prata terminou pendurada no pescoço de outra saltadora da Polônia: Monika Pirek, que fez 4,78m - 5cm a menos que Isinbayeva.