quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atletas da Pé de Vento: Jessica e Gilberto Integram a Seleção Brasileira de Atletismo.

Da Assessoria de Imprensa da CBAt

A seleção brasileira de cross country viaja às 6:40 desta quinta-feira 2 para Lima, no Peru, onde disputará o 17º Campeonato Sul-Americano da especialidade, que será realizado domingo 4.
A competição recebeu a inscrição de representantes de sete países e as provas serão realizadas na Escola de Equitação do Exército de Molina. Brasil, Argentina, Equador, Venezuela, Uruguai, Bolívia e Panamá já confirmaram participação. O Brasil, com 23 atletas, é a equipe mais numerosa do evento.
Com os técnicos Cláudio Roberto de Castilho (SP) e Paulo César da Costa (PR), a delegação brasileira tem os seguintes convocados no adulto, juvenil e menor:
A Equipe Pé de Vento será representada por dois competidores, um no masculino, com o atual campeão brasileiro, adulto Gilberto Lopes, 22 anos, e no feminino a jovem atleta Jessica Soares de apenas 18 anos da categoria juvenil, ambos á representaram o Brasil em outras edições.
Fonte: CBAt
Gilberto Campeão Brasileiro de Cross Country
Masculino
Gilberto Silvestre Lopes – RJ – 12 km
Rafael Santos Novais – SP – 12 km
Altobeli Santos da Silva – SP – 12 km
Leandro Prates Oliveira – SP – 12 km
Sergio Celestino da Silva – SP – 12 km
Ioran Fernandes Etchechury – RS – 8 km
Daniel Alcântara – SP – 8 km
Alex Render de Almeida Felix – SP – 8 km
Thiarles Cacanha dos Santos – PR – 8 km
Weverton Fidelis – PR – 4 km
Victor Vinicius Alves da Silva – MT – 4 km
Thiago do Rosário André – RJ – 4 km
Feminino
Tatiele Roberta de Carvalho – SP – 8 km
Tatiana de Souza Araujo – SP – 8 km
Valdilene dos Santos Silva – SP – 8 km
Sirlene Sousa de Pinho – SP – 8 km
Flavia Maria de Lima – PR – 6 km
Jessica Ladeira Soares – RJ – 6 km
Ana Carolina Oliveira Pacheco – SP – 6 km
Jacira Coutinho de Freitas Santos – RJ – 6 km
Nathalia de Assis Ramalho – MT – 3 km
Karina Pereira Gualberto – DF – 3 km
Alessandra Cordeiro da Rosa – RS – 3 km

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Meia Maratona de SP: Damião, Giovani, Gilmar e Outros Atletas da Pé de Vento, Pronto Para o Duelo.


Damião Giovani e Gilmar Lopes (foto Eloy)


Pé de Vento tem o líder e mais dois atleta figurando no Circuito Liga de Ouro, principal circuito de corrida de rua da America Latina, que inclui as sequentes provas, a Meia Maratona de São Paulo, 10k Brasil, Maratona de São Paulo, Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, 10k Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre, Damião é o atual líder do circuito.

A Meia Maratona Internacional de São Paulo terá mais um duelo Brasil e África em 2012. No placar, 3 a 2 para os brasileiros. E, para manter essa vantagem, dois campeões da prova farão parte da elite brasileira para a prova, que abre o Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, marcada para o dia 4 de março na Praça Charles Miller, ao lado do Estádio do Pacaembu.

Elite Nacional:
Damião Ancelmo de Souza, da Equipe Pé de Vento,  e Giomar Pereira da Silva, que venceram os 21 km em 2009 e 2010, respectivamente, estão novamente entre os favoritos. Na lista de elite figuram outros nomes como Giovani Dos Santos, atleta da equipe Pé de Vento, Paulo Roberto Almeida Paula, Laelson da Silva Santana, Jair José da Silva, José Márcio Leão da Silva, Marcos Alexandre Elias e Gilmar Silvestre Lopes, da equipe Pé de Vento.

Damião, Giovani e Flávio Guimarães, ambos da equipe Pé de Vento, após a Meia Maratona de São Paulo, estão embarcando para Cochabamba aonde farão treinamento de altitude, para competir a Maratona de Milão na (Itália) no dia 15 de abril, os três competidores irão tenta o índice Olímpico para integra a equipe que vai representar o Brasil na Maratona Olímpica de Londres.

Marílson confirma presença - Marílson Gomes dos Santos está confirmado para correr a 6ª edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo neste domingo (4). Campeão e recordista da prova (1h03min10s), o atleta estreia na temporada 2012 nos 21 km.
 A última corrida foi a São Silvestre, no dia 31 de dezembro. 
O objetivo do atual campeão é ganhar ritmo e dar continuidade à preparação para os Jogos de Londres. 

"Estou com uma quilometragem de treino muito grande. Competir é bom para dar uma quebrada nisso e também para pegar ritmo para as provas que vêm pela frente, como a Meia Maratona de Nova York, no dia 18 de março e a Maratona de Londres, em abril", aponta o fundista de 33 anos.
Com foco na Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres, Marílson Gomes está pré-classificado para o evento, ou seja, tem o índice na distância. 

O currículo do atleta o credencia como favorito em São Paulo, mas a elite brasileira terá outros nomes, como Damião Ancelmo de Souza e Giomar Pereira da Silva, que venceram em 2009 e 2010, respectivamente, além dos estrangeiros.

Marílson Gomes é bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008), tricampeão da São Silvestre (2003, 2005 e 2010), recordista sul-americano dos 5.000 m (prova em que tem dois bronzes pan-americanos) e dos 10.000 m, em pista (na distância conquistou duas medalhas de prata e uma de ouro em Pan-Americanos). O brasiliense é recordista sul-americano nos 10 km e nos 15 km em provas de rua.

"Marílson Gomes escolheu a Meia de São Paulo para voltar às competições e não para tentar o recorde". As palavras são do treinador Adauto Domingues, que no entanto, aposta em um bom resultado do atleta do Clube BM&FBovespa.

"Fizemos pequenas mudanças nos treinos por causa dos Jogos de Londres. Ele não está tão rápido como no ano passado. Se o Marílson correr entre 1h03min30s e 1h03min40s estará de bom tamanho", explica Adauto Domingues. O fundista é o atual recordista sul-americano da distância, com 59min33s obtido em Udine (ITA), em 2007.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Maratona de Tokio: Adriana Aparecida, Bate o Recorde Sul-Americano e Conquista Vaga Olímpica Para a Maratona.


Durante os Jogos Pan-Americano

O desempenho da Brasileira  Adriana Aparecida da Silva, em nono colocado  na Maratona de Tóquio, com 2h29m17s,  neste ultimo Domingo, 26 de fevereiro, foi a principal  figura da mulher sul-americana provas de fundo do atletismo. 
Adriana obteve assim a sua qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres (o CBAT exigiu 2h30m07s) e também bateu o novo recorde  Sul-americana. 


Até agora, apenas colega Carmen Souza Oliveira (2h29m34s em Nagoya 1996) e Márcia Narloch (2h29m59s em Hamburgo 2003) tinha corrido abaixo do limite de 2 horas e 30 minutos.

Assim fez o colombiano Yolanda Knight (2h26m17s em 2011), o próprio Souza Oliveira (2h27m41s em 1994) e Equador Martha Tenorio (2h27m57s em 1999), mas estas três marcas foram alcançadas em Boston, uma distância que, se for muito difícil, é considerado "downhill" (em elevação) da IAAF, para não aprovar marcas.


Adriana teve um curso muito constante pelas ruas de Tóquio, em um teste com um comprimento de clima de 7,5 ° C e umidade de 50%. Os africanos dominaram a classificação, tanto entre os homens (queniano Michael Kipyego venceu com 2h07m37s) e entre as mulheres, onde o vencedor foi etíope Atsede Habtamou com 2h25m58s.

"Adriana foi preparado como fizemos no ano passado para os Jogos Pan-americanos com um período de treinamento em altitude Paipa, na Colômbia. E veio uma semana de antecedência para Tóquio para se adaptar à diferença de tempo", disse o treinador Claudio Roberto de Castilho. Adriana objetivo era a perder 2,30 e se classificar para Londres, que se materializou e se enche de alegria.

Adriana Aparecida da Silva é natural de Cruzeiro, no interior de São Paulo, onde nasceu em 22 de julho de 1981. Ela começou a correr com o incentivo para participar da Corrida Internacional  de São Silvestre, onde obteve o terceiro lugar em 2004, com 54m20s.Mas no ano seguinte, sua carreira foi interrompida por uma operação no tendão, que deixou um longo tempo inativo.

Adriana concorre para Esporte Clube Pinheiros, São Paulo, e continuou a sua progressão no ano de 2011, quando se consagrou  campeão sul-americano de meia maratona em Buenos Aires com um recorde pessoal de 1h13m16s. Nessa temporada, participou de duas maratonas: oitavo em Viena, com 2h33m48s e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com 2h36m37s.

Foi o primeiro passo para Tóquio, outra performance conagratoria e dá forma ao seu sonho olímpico.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Maratona do Tokio: Adriana Aparecida Conquista Vaga Para os Jogos Olímpicos de Londres.


Adriana Aparecida garante vaga para Londres-2012
Na maratona feminina, a vencedora foi a etíope Atsede Habtamu, com o tempo de 2h25m28, seguida de seu compatriota Yeshi Esayias, em 2h26m00, e a queniana Helena Kirop, favorita da prova, com 2h26m02. 
A brasileira Adriana Aparecida, que terminou em nono lugar em 2h29m17, correu abaixo do índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (2h30m07) e garantiu sua classificação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
No Masculino.
A convincing victory for Michael Kipyego in Tokyo
A convincing victory for Michael Kipyego in Tokyo (Agence SHOT)
Principal favorito ao título, o etíope Halie Gebrselassie terminou apenas em quarto lugar na Maratona de Tóquio, realizada neste domingo. O atual recordista mundial não acompanhou o forte ritmo do queniano Michael Kipyego, que venceu a prova em 2h07m37.
Gebrselassie dominou a prova até os últimos quatro quilômetros antes da linha de chegada, mas acabou sendo ultrapassado na reta final. O japonês Arata Fujiwara surpreendeu ao terminar em segundo lugar, com 2h07m48, após uma incrível arrancada. O ugandense Stephen Kiprotich ficou em terceiro, com 2h07m50.
Estou muito agradecido à organização por me convidar. Me sinto muito feliz, não sabia que podia ganhar, mas durante a corrida me dei conta que podia conseguir e apertei o passo - disse Kipyego depois de atravessar a linha de chegada.
Resultados
Masculino:
1) Michael Kipyego (KEN)     2:07:37
2) Arata Fujiwara           2:07:48   Personal Best
3) Stephen Kiprotich         2:07:50
4) Haile Gebrselassie (ETH) 2:08:17
5) Vikto Rothlin (SUI)       2:08:32
6) Kazuhiro Maeda           2:08:38   Personal Best
7) Takayuki Matsumiya       2:09:28   Personal Best
8) Hailu Mekonnen (ETH)     2:09:59
9) Takeshi Kumamoto         2:10:13
10) Atsushi Ikawa             2:11:26

Feminino:
1) Atsede Habtamu (ETH)     2:25:28  Course Record
2) Yeshi Esayias (ETH)       2:26:00  Personal best
3) Helena Kirop (KEN)       2:26:02
4) Eri Okubo                 2:26:08  Personal Best
5) Tatiana Arkhipova (RUS)  2:26:46
6) Lishan Dula (BRN)         2:28:22
7) Eyerusalem Kuma (ETH)     2:28:36
8) Kateryna Stetsenko (UKR) 2:28:38
9) Adriana da Silva (BRA)   2:29:17  Personal best
10) Sumiko Suzuki             2:29:25

Leader’s Splits:
Men -
5Km 14:38     Samuel Tsegay (pacer)
10Km 29:35  (14:57)  Mulgeta Wami (pacer)
15Km  44:39  (15:04)  Mulgeta Wami (pacer)
20Km  59:35  (14:56)  Samuel Tsegay (pacer)
Half 1:02:51  Michael Kipyego
25Km 1:14:15 (14:40) Hailu Mekonnen
30Km 1:29:07 (14:52) Haile Gebrselassie
35Km  1:44:41 (15:34) Hailu Mekonnen
40Km 2:00:35 (15:54) Michael Kipyego
Finish  2:07:37 (7:02)  Michael Kipyego  

Women -
5Km 16:54   Eri Okubo
10Km 33:40  (16:46)  Eri Okubo
15Km 50:40  (17:00)  Eri Okubo
20Km 1:07:50 (17:10) Eri Okubo  
Half  1:11:40   Eri Okubo
25Km 1:25:19 (17:39)  Eri Okubo
30Km  1:42:48 (17:29)  Eri Okubo
35Km 2:00:19 (17:31) Eri Okubo
40Km 2:18:02 (17:43) Atsede Habtamu
Finish 2:25:28 (7:26)  Atsede Habtamu