sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CIRCUITO CAIXA SP: GILMAR LOPES NOVA ESTRELA DA PÉ DE VENTO, FARÁ DUELO ENTRE ELITE BRASILEIRA E KENIANOS



O duelo entre Giomar Pereira e Gilmar Silvestre pela liderança do ranking brasileiro de corredores de rua é um dos destaques da oitava etapa do Circuito de Corridas CAIXA em São Paulo, neste domingo (2/10). Primeiro e segundo do ranking, respectivamente, os dois estão separados por apenas 9 pontos e podem inverter as posições na prova masculina, que conta com outros fortes fundistas. Entre eles estão Luís Paulo da Silva Antunes, vencedor da corrida em 2010, e Paulo Roberto de Almeida Paula, terceiro no ranking brasileiro de meia-maratona. Com início às 8 horas, a prova terá largada e chegada dentro do Estádio do Pacaembu e percursos de 5 e 10 km.

No País do futebol, cruzar a linha de chegada no tradicional Estádio Paulo Machado de Carvalho, patrimônio histórico da cidade de São Paulo, diante da torcida, é um incentivo a mais para os corredores. Líder do ranking nacional, com 201 pontos, Giomar Pereira faz questão de ressaltar os quatro títulos conquistados na Corrida Duque de Caxias (2007 a 2010), em Jacobina, sua terra natal, disputa que também tem chegada dentro de um estádio, o José Rocha. Giomar ainda é bicampeão na etapa de São Paulo do Circuito CAIXA (2008 e 2009) e recordista da prova, com 29min33, de 2008.

"O Giomar vai lutar pela liderança do ranking, o seu grande objetivo na temporada. Ele é um exemplo para os atletas mais jovens", elogia o técnico Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, de Minas Gerais. O fundista baiano, que iniciou tarde sua carreira no atletismo, aos 22 anos, é presença constante nas corridas de rua e, aos 38 anos, tem a chance de encerrar o ano como líder pela quarta vez (foi o primeiro em 2006, 2008 e 2009).

Para Gilmar Silvestre Lopes, a estreia na prova de São Paulo do Circuito CAIXA é a chance de conquistar a sua primeira vitória numa temporada marcada por bons resultados. O jovem fundista, que começou a correr entre 2005 e 2006 e tem hoje 22 anos, foi o 2º em Goiânia (15/5), 4º em Campo Grande (7/8), 3º no Recife (28/8), em Uberlândia (18/9) e em Curitiba (25/9) - nas últimas duas, com o melhor desempenho entre os brasileiros. Também tem o quarto melhor tempo entre os brasileiros nos 21 km, neste ano - 1h03min02, feito na Meia Maratona do Rio de Janeiro (21/8).

Gilmar, top five da modalidade aos 22 anos
"Geralmente os fundistas atingem o pico em torno dos 28 anos. Os três primeiros do ranking da meia maratona, Marílson Gomes, Damião Ancelmo Gomes e Paulo Roberto de Almeida Paula, são mais velhos. O Gilmar é o único com 22 anos que está no ‘top five’ da modalidade", diz o técnico Henrique Viana, da equipe Pé de Vento, ressaltando que o fundista também é o primeiro do ranking brasileiro sub-23 nos 5.000 m e o segundo nos 10.000 m, em pista, e aparece entre os dez primeiros nas duas distâncias, no ranking adulto.

O desempenho de Gilmar é resultado de um trabalho focado na Olimpíada de Londres/2012. "O Circuito CAIXA é super importante, estimula os atletas, com provas de Norte a Sul do País. Mas para quem quer terminar a temporada em primeiro lugar, o ranking como um todo é bem pesado (são 31 provas, neste ano). Claro que o intuito do Gilmar é vencer e chegar à liderança, mas nós procuramos dosar a participação dele em provas de rua, escolhendo as mais curtas, de 10 km, e as provas em pista, importantes para ajustar a técnica," explica Henrique. "A prova acaba sendo encarada como um treinamento mais forte."

Preparação para Londres/2012
A Olimpíada de Londres/2012 também é o objetivo de Paulo Roberto de Almeida Paula, do Cruzeiro, terceiro no ranking brasileiro de meia maratona e oitavo no ranking brasileiro de corredores de rua, com (82 pontos). A prova de São Paulo do Circuito CAIXA, neste domingo, servirá como preparação para a Maratona de Amsterdã, onde buscará o índice para Londres.

A corrida terá também Luís Paulo da Silva Antunes, também do clube mineiro, vencedor em 2010.
O pelotão de elite masculino será completado por Eliésio Miranda da Silva (3º do ranking, com 157 pontos), Rosivaldo Moreira (4º, 149 pontos), Sivaldo Santos Viana (5º, 135 pontos), Adelson Alves Rodrigues (6º, 107 pontos), David Andrade Mesquita (9º, 80 pontos) e Laelson da Silva Santana (10º, 70 pontos). Representando os quenianos, Hillary Kipgetich Kibet, vencedor da etapa de Curitiba, e Kiprono Kimosop estarão na disputa.

Kits de participação
Todos os participantes da prova ganharão um kit, contendo uma camiseta de tecido tecnológico e o número de peito. A entrega será feita nesta sexta-feira (30/9), das 10 às 20 horas, e no sábado (1/10), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Bourboun Shopping- Rua Turiassú, 2.100. O chip de cronometragem deve ser retirado no dia da prova, das 6 horas às 7h30, no local da largada, e devolvido após a prova.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. Seis das 11 etapas, disputadas em nove Estados do Brasil, já foram realizadas - as próximas cidades a receber a disputa, depois de São Paulo, serão Ribeirão Preto (16/10), Porto Alegre (30/10) e Brasília (6/11). O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

domingo, 25 de setembro de 2011

MARATONA DE BERLIN: NOVO RECORDE MUNDIAL 2h3m38s PATRICK MAKAU- KENIA

 MPat Butcher (organisers) for the IAAF


The numbers say it all! 2:03:38 World record by Patrick Makau in Berlin (Getty Images)
The numbers say it all! 2:03:38 World record by
Patrick Makau in Berlin
 (Getty Images)

25 de setembro de 2011 - Berlim, Alemanha - A 38 BMW Maratona de Berlim viveu até todas as expectativas, com o recorde mundial sétima em 13 anos, desta vez para o atual campeão Patrick Makau do Quênia, que rompeu primeiro Haile Gebreselassie, então tomou Mundial da lenda da Etiópia gravar a partir dele, com 2:03:38 *.

Tal foi o dano causado atrás dele quando Makau listras embora depois de 27 quilômetros, que um dos marca-passos, também um queniano, Stephen Chemlany pendurado e terminou em segundo lugar, em 2:07:55, com outro queniano, Edwin Kimaiyo terceiro em 2: 09:50 nesta IAAF Road Race Gold Label.
Gebrselassie, que parou em desconforto quando Makau subiu afastado, recomeçou e brevemente recuperada segundo lugar, mas finalmente saiu no ponto km 35.
Havia um outro sucesso queniano na corrida das mulheres.Florence Kiplagat, de 2009 O campeão mundial de Cross Country, que tinha deixado cair fora de sua maratona só anterior, em Boston, em abril, nunca foi dirigido.
Detentor do recorde mundial, Paul Radcliffe, retornando de parto e uma estéril dois anos competitivamente, ficou com Kiplagat de 12 km, antes de gradualmente se afastando. Kiplagat venceu por uma margem de quase tão grande quanto Makau, com ela 2:19:44. Radliffe foi aprovada pelo herói de partida constante local, Irina Mikitenko de 33 km, ea alemã entrou no segundo exame, em 2:22:18, com Radcliffe uma terços meritório em 2:23:46.

Makau faz a pausa no km 27 - raça dos homens Raça dos homens estava previsto para ser um duelo entre o estadista Gebrselassie, 38 anos, eo jovem pretendente, 26 anos Makau de idade; por isso acabou, momentaneamente, mas não antes de um prelúdio intrigante para metade e mais além, quando o casal foi liderada por meia dúzia (Quênia) marca-passos, e acompanhado por Kimaiyo, Kyui John e Samal Emmanuel, também todos os quenianos

Estabelecendo com a intenção de passar a meio caminho em 62 minutos, o grupo preparou o caminho para o triunfo eventual Makau é o dobro, passando pelo "meio" em 61:44. Gebrselassie foi sempre à frente do grupo no lee do pacers todo nesta fase inicial. Ele só começou a admitir a "principal" entre 24 e 25 quilômetros, e que provou ser um sinal das coisas por vir.

Em 26 km, Makau decidiu que ele tinha o suficiente da procissão.Sua aceleração inicial baixou trio de colegas-Kyui, Kimaiyo e Samal - e então ele começou a trabalhar na Gebrselassie. Makau jorrou passado, a marca-passos, e começou a tecer transversalmente à estrada, em uma tentativa óbvia de desestabilizar o mestre da Etiópia.

Ele trabalhou quase que imediatamente. Apenas 200 metros depois, Gebrselassie caiu para trás, desviou para o lado direito da estrada, e parou. Ele foi acompanhado pelo diretor de prova, Mark Milde, seguindo em sua bicicleta habitual. Enquanto Makau continuou seu ataque incansável no registro Gebrselassie, o homem foi dobrado, sacudindo a mão para indicar dificuldades respiratórias. No entanto, dentro de um minuto, ele se endireitou, e começou a perseguição.

Makau tinha ido embora, mas o etíope passou com sucesso Kimaiyo, e voltou para o segundo lugar. Mas ele estava rodando em tempo emprestado. Embora ainda segundo a 35 quilômetros, ele saiu logo depois.
A medida de quão difícil seria para combater Makau é que o Quênia passou a segunda metade de 61:54, que quer dizer, apenas dez segundos mais lento que o grupo havia executado o primeiro semestre.

Foi uma extraordinária demonstração de sua força e talento.Adicionado a qual, ele terminou com um floreio. Caminhando para terminar o paralelo mulheres, ele teve que pular um freio temporário, separando-a de terminar a dos homens, antes que ele pegou a fita de chegada em exultação, tendo quebrado recorde de Gebrselassie mundial anterior de 02:03:59, definido aqui em 2008, por 21 segundos.

Dos movimentos, que tanto sucesso eliminados de Gebrselassie, ele disse depois: "É uma das minhas táticas. Eu fiz algumas zig-zags, para confundi-lo. Eu tinha um monte de energia, e queria cansá-lo. Ele estava tentando me usar, para manter o ritmo, e eu queria correr sozinha, ou atrás dele ou para o lado, então eu fiz um zig-zag para um lado e ele seguiu, eu fiz isso para o outro lado, eda próxima vez, eu não podia vê-lo. "

"Isso (recorde mundial) é muito especial para os quenianos, especialmente bater os etíopes. Todo mundo no Quênia será feliz para mim. Meu gerente está recebendo um grande número de chamadas do Quênia, e eu ouço havia muitas pessoas assistindo TV em bares, e quebrando garrafas quando eles viram o recorde mundial. "

Temperaturas subiram de um perfeito 10C no início a cerca de 16C por terminar a dos homens, mas Makau indicou que a luz do sol em seu rosto fez parecer mais quente, e disse que achava que ele (e outros) poderia ir ainda mais rápido.

"Eu só tinha um marca-passo até 32k, então eu tive que fazer o 10k passado sozinho. Eu acho que se alguém estivesse comigo, eu posso correr mais rápido, mas acho que alguém pode correr mais rápido também. "

"Mas eu sabia que a 32k que eu poderia vencer e quebrar o recorde mundial, mesmo que eu tinha que fazer a última parte por mim. Hoje foi meu dia. "
Não se podia negar que, nem que isso deve fazer-lhe uma escolha antecipada para a equipe do Quênia para Londres 2012.Ele também ajudou a colocar mais um prego nas aspirações da Etiópia a distância dominação execução.



MEN -
1. Patrick Makau, KEN             2:03:38 WR*
2. Stephen Kwelio Chemlany, KEN  2:07:55
3. Emannuel Kimaiyo, KEN         2:09:50
4. Felix Limo, KEN                 2:10:38
5. Scott Overall, GBR             2:10:55
6. Ricardo Serrano, ESP           2:13:32
7. Pedro Nimo, ESP               2:13:34
8. Simon Munyutu, KEN             2:14:20
9. Driss El Himer, FRA             2:14:46
10. Hendrick Ramaala, RSA         2:16:00

WOMEN -
1. Florence Kiplagat, KEN  2:19:44
2. Irina Mikitenko, GER     2:22:18
3. Paula Radcliffe, GBR     2:23:46
4. Atsede Habtamu, ETH       2:24:25
5. Tatyana Petrova, RUS     2:25:01
6. Anna Incerti, ITA       2:25:32
7. Rosaria Console, ITA     2:26:10
8. Valeria Straneo, ITA     2:26:33
9. Eri Okubo, JPN           2:28:49
10. Miranda Boonstra, NED   2:29:23