sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Isinbayeva quebra recorde mundial indoor após 3 anos


Filed under AthleticsGolfPole VaultSnowboardSurfingTrack & Field

Yelena Isinbayeva encerrou nesta quinta-feira um jejum raro em sua carreira. A russa, um dos grandes nomes do atletismo na atualidade, voltou a quebrar um recorde mundial no salto com vara, algo que ela não fazia desde agosto de 2009. Ela saltou 5,01 metros no Meeting de Estocolmo, na Suécia, e melhorou em um centímetro o seu recorde indoor na prova.
Este foi o 28.º recorde mundial quebrado por Isinbayeva, de 29 anos. Nas provas indoor, ela começou com 4,81m em 2004, para, dois anos depois, já ter 4,91m como melhor marca. De 2006 a 2009, melhorou 2 centímetros por ano, sempre no Meeting de Donetsk, na Ucrânia, em fevereiro. Depois de duas temporadas ruins, ela volta a quebrar seu próprio recorde.

Nas provas ao ar livre, o primeiro recorde mundial de Yelena Isinbayeva foi alcançado em 2003, com a marca de 4,82m. A última vez que ela melhorou seu recorde foi em agosto de 2009, com os 5,06m atingidos em Zurique, na Suíça.
Depois de dominar o salto com vara por seis temporadas e ter dois anos frustrantes, Isinbayeva volta a ser protagonista exatamente em ano olímpico. 'Esta é uma verdadeira volta', disse ela, após bater o recorde mundial em seu segundo salto em Estocolmo. 'Esta era a minha noite e meu corpo respondeu ''sim''. Eu apenas saltei. Eu apenas aproveitei a competição, eu aproveitei minha performance.'

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Equipe Pé de Vento é Esperança para Atleta Tereza Madalena que Veio da Paraíba.


teresa madalena do atletismo (Foto: Acervo Pessoal)
Teresa Madalena deixou a Paraíba no fim do ano passado (Foto: Acervo Pessoal)

Por Larissa KerenRio de Janeiro
Desde de dezembro de 2011 que a jovem corredora Teresa Madalena está treinando no Rio de Janeiro. Paraibana, ela teve que deixar o seu Estado  por falta de apoio. Segundo a atleta, seus resultados não foram bons no ano passado porque há dois anos ela não recebe o patrocínio do  'Bolsa Atleta', principal programa de incentivo do Governo.
Além disso, Teresa afirma também que é difícil conseguir patrocínio das empresas privadas do estado. E muito por isto deixou a Paraíba para trás.
- Eu não sei o que é Bolsa Atleta. Faz tempo que tenho direito, mas nunca nem vi a cor do dinheiro. Eu ia para as competições com o dinheiro das premiações que ganhava em outras corridas – declarou.
Teresa tem 18 anos e já tem alguns bons resultados no seu currículo, como duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Escolares de 2009 e 2010 e um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores de 2010. No entanto, em 2011 sua melhor colocação foi um quinto lugar no Brasileiro Sub-23.
Há dois meses na capital carioca, a paraibana ainda não conseguiu o patrocínio que foi buscar. Mas já contabiliza bons resultados, como o terceiro lugar nos 5km da Corrida de São Sebastião, evento feito em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro, além de ter sido recrutada para treinar na equipe Pé de Vento, uma das mais estruturadas da cidade.
- Eu vim para o Rio por conta própria. Mas mandei um currículo para a Pé de Vento, que é uma equipe de atletismo tradicional aqui. Agora estou treinando para as próximas corridas – disse.
teresa madalena do atletismo (Foto: Acervo Pessoal)
Teresa ficou em terceiro lugar na Corrida de São Sebastião (Foto: Acervo Pessoal)
Teresa está morando na casa de familiares no Rio de Janeiro. Mas a atleta tem planos de se mudar para Petrópolis. A paraibana afirmou que está até procurando escola para se matricular na cidade serrana.
- Petrópolis é melhor para treinar por ser mais frio do que aqui no Rio. Estou fazendo o terceiro ano do ensino médio e quero conciliar os treinamentos com os estudo. Pretendo fazer vestibular para medicina ou educação física – disse.

Eu não sei o que é Bolsa Atleta', revela Teresa Madalena, que deixou João Pessoa no fim do ano passado em busca de estrutura para treinos no Rio



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Doping na Corrida de Reis Elaine de Paula Vieira é suspensa provisoriamente


Publicada em 20/02/2012 às 16:08 
Manaus (AM)


Elaine de Paula Vieira

Em comunicado oficial, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta segunda, dia 20, que a atleta Elaine de Paula Vieira está temporariamente suspensa do esporte. A corredora foi pega no antidoping durante a Corrida de Reis, realizada em Cuiabá no dia 6 de janeiro, quando o exame apontou a presença da substância estimulante Metilhexananamina na urina da atleta.


Elaine foi comunicada sobre o doping em 1º de fevereiro e não apresentou justificativa para a utilização da substância ilegal, o que deve ser feito dentro de sete dias, de acordo com as regras da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A corredora também poderia ter pedido a contraprova do exame, o que não foi feito.

A atleta tem 14 dias para solicitar julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, a contar do dia 17 de fevereiro, quando foi publicada a portaria com a suspensão de Elaine.