quinta-feira, 14 de julho de 2016

Dr. Henrique Viaana conduzirá a tocha Olímpica.

Dr. Henrique Viana fundador da Pé de Vento
No dia 29 de julho, a tocha olímpica estará em Petrópolis. Ao passar pela cidade sede da equipe Pé de Vento, a chama será conduzida pelo fundador e treinador do clube, Henrique Viana. Faltando um mês, ele não esconde que a expectativa é grande. Mas lembra que o convite para ser convidado para levar é fruto de todas as conquistas que teve no atletismo – e nada seria possível sozinho.

Dr. Henrique Vianna, é maratonista e abnegado treinador, como fundador da equipe, a história dela não pode ser contada SM se falar nele. Henrique é apaixonado por maratonas e isso o levou a fundar a equipe tem a especialidade das corridas de longa distância. Por suas mãos já passaram inúmeros atletas. Muitos ganharam fama, outros, mesmo no anonimato, guardam lembrança da dedicação com que Dr. Henrique trata todos aqueles que querem levar a profissão de atleta a sério. 

Considerado hoje como um dos maiores especialista do Brasil em corridas de rua, para ele o atletismo é uma das melhores ferramentas de resgate da cidadania e de fomentação da responsabilidade social.
Por isso, no início de 2005, Dr. Henrique fundou a Associação Atlética Pé de Vento Petrópolis – AAPV, uma organização não-governamental de caráter desportivo para dar continuidade aos trabalhos assistenciais que vinham, até então, desenvolvendo paralelamente ao atletismo.

Desde sua fundação a equipe colheu histórias de muito sucesso, mas foi em 1986, três anos após a fundação, que surgiu o primeiro ídolo da equipe Artur Castro, que bateu diversos recordes, conquistou títulos e foi apontado na época como o melhor atleta brasileiro.

Atletas da Pé de Vento brilham ao redor do mundo ao longo de sua história, os atletas da equipe petropolitana não brilharam apenas no cenário nacional, mas também alcançaram vitórias expressivas em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, África do Sul, Coréia, Alemanha, Portugal, Grécia, Itália, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai, entre outros. Por várias vezes, seus atletas participaram dos Jogos Pan-Americanos, de Campeonatos Mundiais e até das Olimpíadas.

A Pé de Vento já cedeu atletas para representar o Brasil, em Olimpíadas, em duas oportunidades e é uma das poucas equipes do país que teve este privilégio.