segunda-feira, 13 de julho de 2009

ATLETISMO: BRASIL NO II Jogos da Lusofonia Portugual


A proposta dos idealizadores da Cerimônia de Abertura dos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 de mostrar que o esporte é uma forma de expressão definitiva e que está cercado de arte por todos os lados foi um sucesso. Na noite deste sábado, dia 12, os cerca de 2.500 espectadores que acompanharam a festa, no Pavilhão Atlântico, assistiram a uma celebração emocionante, recheada por apresentações de dança, música, patinação e artesanato, envoltos em uma atmosfera de harmonia entre os povos. Representantes dos 12 países presentes nos Jogos desfilaram para autoridades e levantaram o público.

Coube ao presidente de Portugal, Antônio Cavaco Silva, declarar abertos os Jogos da Lusofonia. Entre os presentes à abertura estiveram o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o presidente do Comitê Olímpico de Portugal (COP), Vicente de Moura e membros dos outros 10 comitês olímpicos que compõem a ACOLOP (Associação dos Países de Língua Portuguesa).

"Declaro aberta, em Lisboa, a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que celebram a universalidade da língua portuguesa", disse o presidente português, arrancando aplausos do público e dos membros de equipes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor Leste.

Antes das palavras presidenciais, o roteiro passeou por um número com patinadores, por uma apresentação da Banda da Armada e pela execução do Hino de Portugal, até o aguardado momento do desfile das delegações. Liderada pelo porta-bandeira Vicente Lenílson, medalhista de prata no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, e pelo chefe da Missão, Bernard Rajzman, a Delegação Brasileira foi a segunda a desfilar, após a delegação de Angola. Cada um dos países teve dançarinos que interpretando danças típicas e costumes de cada nação enquanto as delegações acenavam para o público presente. A capoeira foi a dança escolhida para a Delegação Brasileira.

Outro destaque foi a entrada de Nélson Évora, campeão olímpico português do salto triplo, que acendeu a pira olímpica e levou a multidão ao delírio. Novamente o tema central dos Jogos em 2009: "A união é maior que a vitória" mostra a intenção dos organizadores de incrementar a competição e fortalecer os ideais olímpicos e os laços da comunidade lusofônica através da língua e do esporte.

A noite foi encerrada com o hino da Lusofonia, interpretado por Olavo Bilac e Katia Guerreiro, cantores populares no país.Pelo que se viu na noite de abertura, os Jogos da Lusofonia prometem cativar o público com as nove modalidades que compõem o seu programa: atletismo, basquete, futebol, fusal, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

O Brasil não terá equipes no futebol e no vôlei.A principal meta brasileira é manter a hegemonia registrada há três anos, na primeira edição do evento. Em Macau 2006, o Brasil teve 77 atletas na delegação e terminou a competição no primeiro lugar com 57 medalhas (29 de ouro, 19 de prata e 9 de bronze). Os II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 irão até o dia 19 de julho.

Nenhum comentário: